Leitura, informação, lazer e ludicidade nas bibliotecas escolares: contribuições da Biblioteca Mário de Andrade/SP / Reading, information, leisure and playfulness in library school: contributions of Mário de Andrade/SP Library
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1909 |
Resumo: | Apresentamos, neste artigo, indagações e reflexões que dizem respeito à constituição e ao papel social e cultural da biblioteca na formação das diferentes gerações. Consideramos que é relevante iniciar, desde cedo, as crianças no universo literário, como também é fundamental que as novas gerações percebam a biblioteca como um espaço de lazer, por isso mesmo um espaço lúdico, rico em experiências e descobertas. Compreendemos que a prática de leitura se insere nas manifestações do lazer, uma vez que é, tanto parte do nosso cotidiano, quanto é expressão indissociável da cultura, sendo uma das maneiras, não a única, de adquirir, produzir e organizar nossos conhecimentos. Como procedimentos metodológicos realizamos a revisão bibliográfica e documental, aplicamos um questionário e fizemos entrevistas com gestores de uma biblioteca pública, que consideramos ser bem-sucedida. Compreendemos que é necessário que se construam propostas significativas de movimento e dinamização das atividades das bibliotecas escolares. |
id |
UEMG-2_047adbe13f5dc2910938994660a955e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1909 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura, informação, lazer e ludicidade nas bibliotecas escolares: contribuições da Biblioteca Mário de Andrade/SP / Reading, information, leisure and playfulness in library school: contributions of Mário de Andrade/SP LibraryBiblioteca escolaBiblioteca públicaLeituraLazerLudicidadeApresentamos, neste artigo, indagações e reflexões que dizem respeito à constituição e ao papel social e cultural da biblioteca na formação das diferentes gerações. Consideramos que é relevante iniciar, desde cedo, as crianças no universo literário, como também é fundamental que as novas gerações percebam a biblioteca como um espaço de lazer, por isso mesmo um espaço lúdico, rico em experiências e descobertas. Compreendemos que a prática de leitura se insere nas manifestações do lazer, uma vez que é, tanto parte do nosso cotidiano, quanto é expressão indissociável da cultura, sendo uma das maneiras, não a única, de adquirir, produzir e organizar nossos conhecimentos. Como procedimentos metodológicos realizamos a revisão bibliográfica e documental, aplicamos um questionário e fizemos entrevistas com gestores de uma biblioteca pública, que consideramos ser bem-sucedida. Compreendemos que é necessário que se construam propostas significativas de movimento e dinamização das atividades das bibliotecas escolares.EDUEMG2017-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/190910.24934/eef.v19i29.1909Educação em Foco; Vol. 19 No. 29 (2016): Educação em Foco; 215-234Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 29 (2016): Educação em Foco; 215-234Educação em Foco; v. 19 n. 29 (2016): Educação em Foco; 215-2342317-00931519-332210.24934/eef.v19i29reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1909/1043Reis, Magali dosAlves, Vânia Noronhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-17T20:14:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1909Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2017-04-17T20:14:32Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura, informação, lazer e ludicidade nas bibliotecas escolares: contribuições da Biblioteca Mário de Andrade/SP / Reading, information, leisure and playfulness in library school: contributions of Mário de Andrade/SP Library |
title |
Leitura, informação, lazer e ludicidade nas bibliotecas escolares: contribuições da Biblioteca Mário de Andrade/SP / Reading, information, leisure and playfulness in library school: contributions of Mário de Andrade/SP Library |
spellingShingle |
Leitura, informação, lazer e ludicidade nas bibliotecas escolares: contribuições da Biblioteca Mário de Andrade/SP / Reading, information, leisure and playfulness in library school: contributions of Mário de Andrade/SP Library Reis, Magali dos Biblioteca escola Biblioteca pública Leitura Lazer Ludicidade |
title_short |
Leitura, informação, lazer e ludicidade nas bibliotecas escolares: contribuições da Biblioteca Mário de Andrade/SP / Reading, information, leisure and playfulness in library school: contributions of Mário de Andrade/SP Library |
title_full |
Leitura, informação, lazer e ludicidade nas bibliotecas escolares: contribuições da Biblioteca Mário de Andrade/SP / Reading, information, leisure and playfulness in library school: contributions of Mário de Andrade/SP Library |
title_fullStr |
Leitura, informação, lazer e ludicidade nas bibliotecas escolares: contribuições da Biblioteca Mário de Andrade/SP / Reading, information, leisure and playfulness in library school: contributions of Mário de Andrade/SP Library |
title_full_unstemmed |
Leitura, informação, lazer e ludicidade nas bibliotecas escolares: contribuições da Biblioteca Mário de Andrade/SP / Reading, information, leisure and playfulness in library school: contributions of Mário de Andrade/SP Library |
title_sort |
Leitura, informação, lazer e ludicidade nas bibliotecas escolares: contribuições da Biblioteca Mário de Andrade/SP / Reading, information, leisure and playfulness in library school: contributions of Mário de Andrade/SP Library |
author |
Reis, Magali dos |
author_facet |
Reis, Magali dos Alves, Vânia Noronha |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Vânia Noronha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Magali dos Alves, Vânia Noronha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca escola Biblioteca pública Leitura Lazer Ludicidade |
topic |
Biblioteca escola Biblioteca pública Leitura Lazer Ludicidade |
description |
Apresentamos, neste artigo, indagações e reflexões que dizem respeito à constituição e ao papel social e cultural da biblioteca na formação das diferentes gerações. Consideramos que é relevante iniciar, desde cedo, as crianças no universo literário, como também é fundamental que as novas gerações percebam a biblioteca como um espaço de lazer, por isso mesmo um espaço lúdico, rico em experiências e descobertas. Compreendemos que a prática de leitura se insere nas manifestações do lazer, uma vez que é, tanto parte do nosso cotidiano, quanto é expressão indissociável da cultura, sendo uma das maneiras, não a única, de adquirir, produzir e organizar nossos conhecimentos. Como procedimentos metodológicos realizamos a revisão bibliográfica e documental, aplicamos um questionário e fizemos entrevistas com gestores de uma biblioteca pública, que consideramos ser bem-sucedida. Compreendemos que é necessário que se construam propostas significativas de movimento e dinamização das atividades das bibliotecas escolares. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1909 10.24934/eef.v19i29.1909 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1909 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v19i29.1909 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1909/1043 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 19 No. 29 (2016): Educação em Foco; 215-234 Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 29 (2016): Educação em Foco; 215-234 Educação em Foco; v. 19 n. 29 (2016): Educação em Foco; 215-234 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v19i29 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469339615232 |