Leitura, informação, lazer e ludicidade nas bibliotecas escolares: contribuições da Biblioteca Mário de Andrade/SP / Reading, information, leisure and playfulness in library school: contributions of Mário de Andrade/SP Library

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Magali dos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Alves, Vânia Noronha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1909
Resumo: Apresentamos, neste artigo, indagações e reflexões que dizem respeito à constituição e ao papel social e cultural da biblioteca na formação das diferentes gerações. Consideramos que é relevante iniciar, desde cedo, as crianças no universo literário, como também é fundamental que as novas gerações percebam a biblioteca como um espaço de lazer, por isso mesmo um espaço lúdico, rico em experiências e descobertas. Compreendemos que a prática de leitura se insere nas manifestações do lazer, uma vez que é, tanto parte do nosso cotidiano, quanto é expressão indissociável da cultura, sendo uma das maneiras, não a única, de adquirir, produzir e organizar nossos conhecimentos. Como procedimentos metodológicos realizamos a revisão bibliográfica e documental, aplicamos um questionário e fizemos entrevistas com gestores de uma biblioteca pública, que consideramos ser bem-sucedida. Compreendemos que é necessário que se construam propostas significativas de movimento e dinamização das atividades das bibliotecas escolares.
id UEMG-2_047adbe13f5dc2910938994660a955e5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1909
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Leitura, informação, lazer e ludicidade nas bibliotecas escolares: contribuições da Biblioteca Mário de Andrade/SP / Reading, information, leisure and playfulness in library school: contributions of Mário de Andrade/SP LibraryBiblioteca escolaBiblioteca públicaLeituraLazerLudicidadeApresentamos, neste artigo, indagações e reflexões que dizem respeito à constituição e ao papel social e cultural da biblioteca na formação das diferentes gerações. Consideramos que é relevante iniciar, desde cedo, as crianças no universo literário, como também é fundamental que as novas gerações percebam a biblioteca como um espaço de lazer, por isso mesmo um espaço lúdico, rico em experiências e descobertas. Compreendemos que a prática de leitura se insere nas manifestações do lazer, uma vez que é, tanto parte do nosso cotidiano, quanto é expressão indissociável da cultura, sendo uma das maneiras, não a única, de adquirir, produzir e organizar nossos conhecimentos. Como procedimentos metodológicos realizamos a revisão bibliográfica e documental, aplicamos um questionário e fizemos entrevistas com gestores de uma biblioteca pública, que consideramos ser bem-sucedida. Compreendemos que é necessário que se construam propostas significativas de movimento e dinamização das atividades das bibliotecas escolares.EDUEMG2017-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/190910.24934/eef.v19i29.1909Educação em Foco; Vol. 19 No. 29 (2016): Educação em Foco; 215-234Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 29 (2016): Educação em Foco; 215-234Educação em Foco; v. 19 n. 29 (2016): Educação em Foco; 215-2342317-00931519-332210.24934/eef.v19i29reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1909/1043Reis, Magali dosAlves, Vânia Noronhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-17T20:14:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1909Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2017-04-17T20:14:32Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura, informação, lazer e ludicidade nas bibliotecas escolares: contribuições da Biblioteca Mário de Andrade/SP / Reading, information, leisure and playfulness in library school: contributions of Mário de Andrade/SP Library
title Leitura, informação, lazer e ludicidade nas bibliotecas escolares: contribuições da Biblioteca Mário de Andrade/SP / Reading, information, leisure and playfulness in library school: contributions of Mário de Andrade/SP Library
spellingShingle Leitura, informação, lazer e ludicidade nas bibliotecas escolares: contribuições da Biblioteca Mário de Andrade/SP / Reading, information, leisure and playfulness in library school: contributions of Mário de Andrade/SP Library
Reis, Magali dos
Biblioteca escola
Biblioteca pública
Leitura
Lazer
Ludicidade
title_short Leitura, informação, lazer e ludicidade nas bibliotecas escolares: contribuições da Biblioteca Mário de Andrade/SP / Reading, information, leisure and playfulness in library school: contributions of Mário de Andrade/SP Library
title_full Leitura, informação, lazer e ludicidade nas bibliotecas escolares: contribuições da Biblioteca Mário de Andrade/SP / Reading, information, leisure and playfulness in library school: contributions of Mário de Andrade/SP Library
title_fullStr Leitura, informação, lazer e ludicidade nas bibliotecas escolares: contribuições da Biblioteca Mário de Andrade/SP / Reading, information, leisure and playfulness in library school: contributions of Mário de Andrade/SP Library
title_full_unstemmed Leitura, informação, lazer e ludicidade nas bibliotecas escolares: contribuições da Biblioteca Mário de Andrade/SP / Reading, information, leisure and playfulness in library school: contributions of Mário de Andrade/SP Library
title_sort Leitura, informação, lazer e ludicidade nas bibliotecas escolares: contribuições da Biblioteca Mário de Andrade/SP / Reading, information, leisure and playfulness in library school: contributions of Mário de Andrade/SP Library
author Reis, Magali dos
author_facet Reis, Magali dos
Alves, Vânia Noronha
author_role author
author2 Alves, Vânia Noronha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Magali dos
Alves, Vânia Noronha
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escola
Biblioteca pública
Leitura
Lazer
Ludicidade
topic Biblioteca escola
Biblioteca pública
Leitura
Lazer
Ludicidade
description Apresentamos, neste artigo, indagações e reflexões que dizem respeito à constituição e ao papel social e cultural da biblioteca na formação das diferentes gerações. Consideramos que é relevante iniciar, desde cedo, as crianças no universo literário, como também é fundamental que as novas gerações percebam a biblioteca como um espaço de lazer, por isso mesmo um espaço lúdico, rico em experiências e descobertas. Compreendemos que a prática de leitura se insere nas manifestações do lazer, uma vez que é, tanto parte do nosso cotidiano, quanto é expressão indissociável da cultura, sendo uma das maneiras, não a única, de adquirir, produzir e organizar nossos conhecimentos. Como procedimentos metodológicos realizamos a revisão bibliográfica e documental, aplicamos um questionário e fizemos entrevistas com gestores de uma biblioteca pública, que consideramos ser bem-sucedida. Compreendemos que é necessário que se construam propostas significativas de movimento e dinamização das atividades das bibliotecas escolares.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1909
10.24934/eef.v19i29.1909
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1909
identifier_str_mv 10.24934/eef.v19i29.1909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1909/1043
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 19 No. 29 (2016): Educação em Foco; 215-234
Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 29 (2016): Educação em Foco; 215-234
Educação em Foco; v. 19 n. 29 (2016): Educação em Foco; 215-234
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v19i29
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469339615232