Estratégias de ensino: Meios de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schvingel Klein Bühring, Cláudia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Quartieri, Marli Teresinha, Marchi, Miriam Ines
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3753
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo que teve como objetivo refletir sobre as implicações do uso de estratégias de ensino para educandosda EJA (Educação de Jovens e Adultos) de uma escola públicada região central do Rio Grande do Sul. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso sobre duas estratégias de ensino: mapa conceitual e tempestade cerebral. Para a coleta de dados, utilizou-se o diário de campo das pesquisadoras. A fundamentação teórica apoiou-se nas ideias de Alves e Anastasiou (2004), Gil (2012), Masetto (2003), entre outros. Observou-se que, de início, os educandos consideraram “estranho” realizar atividades envolvendo tais estratégias, pois não vislumbravam outras formas de aprender, mas o uso das diferentes estratégias de ensino possibilitou maior envolvimento e participação dos educandos,enquanto agentes ativos nos processos de ensino e de aprendizagem.
id UEMG-2_05da9fcbb1aae71cf256caf27ccd4db0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3753
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Estratégias de ensino: Meios de aprendizagem na Educação de Jovens e AdultosEstratégias de EnsinoAprendizagemEducação de Jovens e Adultos.Este trabalho apresenta um estudo que teve como objetivo refletir sobre as implicações do uso de estratégias de ensino para educandosda EJA (Educação de Jovens e Adultos) de uma escola públicada região central do Rio Grande do Sul. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso sobre duas estratégias de ensino: mapa conceitual e tempestade cerebral. Para a coleta de dados, utilizou-se o diário de campo das pesquisadoras. A fundamentação teórica apoiou-se nas ideias de Alves e Anastasiou (2004), Gil (2012), Masetto (2003), entre outros. Observou-se que, de início, os educandos consideraram “estranho” realizar atividades envolvendo tais estratégias, pois não vislumbravam outras formas de aprender, mas o uso das diferentes estratégias de ensino possibilitou maior envolvimento e participação dos educandos,enquanto agentes ativos nos processos de ensino e de aprendizagem.EDUEMG2020-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/375310.24934/eef.v23i39.3753Educação em Foco; Vol. 23 No. 39 (2020): Educação em Foco; 168-187Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 39 (2020): Educação em Foco; 168-187Educação em Foco; v. 23 n. 39 (2020): Educação em Foco; 168-1872317-00931519-332210.24934/eef.v23i39reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3753/2632Copyright (c) 2020 Cláudia Schvingel, Marli Teresinha Quartieri, Marli Teresinha Quartieri, Miriam Ines Marchi, Miriam Ines Marchiinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchvingel Klein Bühring, CláudiaQuartieri, Marli TeresinhaMarchi, Miriam Ines2020-06-10T15:59:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3753Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-06-10T15:59Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de ensino: Meios de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos
title Estratégias de ensino: Meios de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos
spellingShingle Estratégias de ensino: Meios de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos
Schvingel Klein Bühring, Cláudia
Estratégias de Ensino
Aprendizagem
Educação de Jovens e Adultos.
title_short Estratégias de ensino: Meios de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos
title_full Estratégias de ensino: Meios de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos
title_fullStr Estratégias de ensino: Meios de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos
title_full_unstemmed Estratégias de ensino: Meios de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos
title_sort Estratégias de ensino: Meios de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos
author Schvingel Klein Bühring, Cláudia
author_facet Schvingel Klein Bühring, Cláudia
Quartieri, Marli Teresinha
Marchi, Miriam Ines
author_role author
author2 Quartieri, Marli Teresinha
Marchi, Miriam Ines
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schvingel Klein Bühring, Cláudia
Quartieri, Marli Teresinha
Marchi, Miriam Ines
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de Ensino
Aprendizagem
Educação de Jovens e Adultos.
topic Estratégias de Ensino
Aprendizagem
Educação de Jovens e Adultos.
description Este trabalho apresenta um estudo que teve como objetivo refletir sobre as implicações do uso de estratégias de ensino para educandosda EJA (Educação de Jovens e Adultos) de uma escola públicada região central do Rio Grande do Sul. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso sobre duas estratégias de ensino: mapa conceitual e tempestade cerebral. Para a coleta de dados, utilizou-se o diário de campo das pesquisadoras. A fundamentação teórica apoiou-se nas ideias de Alves e Anastasiou (2004), Gil (2012), Masetto (2003), entre outros. Observou-se que, de início, os educandos consideraram “estranho” realizar atividades envolvendo tais estratégias, pois não vislumbravam outras formas de aprender, mas o uso das diferentes estratégias de ensino possibilitou maior envolvimento e participação dos educandos,enquanto agentes ativos nos processos de ensino e de aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3753
10.24934/eef.v23i39.3753
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3753
identifier_str_mv 10.24934/eef.v23i39.3753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3753/2632
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 23 No. 39 (2020): Educação em Foco; 168-187
Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 39 (2020): Educação em Foco; 168-187
Educação em Foco; v. 23 n. 39 (2020): Educação em Foco; 168-187
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v23i39
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469371072512