Estratégias de ensino: Meios de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3753 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo que teve como objetivo refletir sobre as implicações do uso de estratégias de ensino para educandosda EJA (Educação de Jovens e Adultos) de uma escola públicada região central do Rio Grande do Sul. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso sobre duas estratégias de ensino: mapa conceitual e tempestade cerebral. Para a coleta de dados, utilizou-se o diário de campo das pesquisadoras. A fundamentação teórica apoiou-se nas ideias de Alves e Anastasiou (2004), Gil (2012), Masetto (2003), entre outros. Observou-se que, de início, os educandos consideraram “estranho” realizar atividades envolvendo tais estratégias, pois não vislumbravam outras formas de aprender, mas o uso das diferentes estratégias de ensino possibilitou maior envolvimento e participação dos educandos,enquanto agentes ativos nos processos de ensino e de aprendizagem. |
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