Avaliação educacional no Amazonas: O SADEAM nos distritos de Manaus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5771 |
Resumo: | O artigo toma à análise o Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM). Com o objetivo central bifurcado em compreender a constituição histórica e política do SADEAM e seus principais impactos para os distritos de Manaus, este artigo situa-se na Sociologia Política da Educação e, com uma abordagem quanti-qualitativa, faz uso dos dados secundários dos resultados do SADEAM entre 2011 e 2015. O estudo acabou por apontar uma interdependência entre sistemas de avaliação educacional nas ordens internacional, nacional, estaduais e municipais; além disso foi possível situar o SADEAM no macrossistema de avaliação da educação brasileira, bem como compreender seus sustentáculos e refletir, a partir dos resultados dos distritos manauaras, sobre os desdobramentos das avaliações externas para o cotidiano escolar. |
id |
UEMG-2_0aee02bc07d269b0a80496807b7bb419 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5771 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação educacional no Amazonas: O SADEAM nos distritos de ManausAvaliação EducacionalAvaliação de Larga EscalaSistema de AvaliaçãoSADEAMO artigo toma à análise o Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM). Com o objetivo central bifurcado em compreender a constituição histórica e política do SADEAM e seus principais impactos para os distritos de Manaus, este artigo situa-se na Sociologia Política da Educação e, com uma abordagem quanti-qualitativa, faz uso dos dados secundários dos resultados do SADEAM entre 2011 e 2015. O estudo acabou por apontar uma interdependência entre sistemas de avaliação educacional nas ordens internacional, nacional, estaduais e municipais; além disso foi possível situar o SADEAM no macrossistema de avaliação da educação brasileira, bem como compreender seus sustentáculos e refletir, a partir dos resultados dos distritos manauaras, sobre os desdobramentos das avaliações externas para o cotidiano escolar.EDUEMG2022-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/577110.36704/eef.v25i47.5771Educação em Foco; Vol. 25 No. 47 (2022): Educação Em FocoEducação em Foco; Vol. 25 Núm. 47 (2022): Educação Em FocoEducação em Foco; v. 25 n. 47 (2022): Educação Em Foco2317-00931519-332210.36704/eef.v25i47reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5771/4392Copyright (c) 2022 Camila Ferreira da Silva, Kassia Silva Almeida, Miriane Feitoza dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira da Silva, CamilaSilva Almeida, KassiaFeitoza dos Santos, Miriane2022-12-22T18:26:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5771Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2022-12-22T18:26:48Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação educacional no Amazonas: O SADEAM nos distritos de Manaus |
title |
Avaliação educacional no Amazonas: O SADEAM nos distritos de Manaus |
spellingShingle |
Avaliação educacional no Amazonas: O SADEAM nos distritos de Manaus Ferreira da Silva, Camila Avaliação Educacional Avaliação de Larga Escala Sistema de Avaliação SADEAM |
title_short |
Avaliação educacional no Amazonas: O SADEAM nos distritos de Manaus |
title_full |
Avaliação educacional no Amazonas: O SADEAM nos distritos de Manaus |
title_fullStr |
Avaliação educacional no Amazonas: O SADEAM nos distritos de Manaus |
title_full_unstemmed |
Avaliação educacional no Amazonas: O SADEAM nos distritos de Manaus |
title_sort |
Avaliação educacional no Amazonas: O SADEAM nos distritos de Manaus |
author |
Ferreira da Silva, Camila |
author_facet |
Ferreira da Silva, Camila Silva Almeida, Kassia Feitoza dos Santos, Miriane |
author_role |
author |
author2 |
Silva Almeida, Kassia Feitoza dos Santos, Miriane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira da Silva, Camila Silva Almeida, Kassia Feitoza dos Santos, Miriane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Educacional Avaliação de Larga Escala Sistema de Avaliação SADEAM |
topic |
Avaliação Educacional Avaliação de Larga Escala Sistema de Avaliação SADEAM |
description |
O artigo toma à análise o Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM). Com o objetivo central bifurcado em compreender a constituição histórica e política do SADEAM e seus principais impactos para os distritos de Manaus, este artigo situa-se na Sociologia Política da Educação e, com uma abordagem quanti-qualitativa, faz uso dos dados secundários dos resultados do SADEAM entre 2011 e 2015. O estudo acabou por apontar uma interdependência entre sistemas de avaliação educacional nas ordens internacional, nacional, estaduais e municipais; além disso foi possível situar o SADEAM no macrossistema de avaliação da educação brasileira, bem como compreender seus sustentáculos e refletir, a partir dos resultados dos distritos manauaras, sobre os desdobramentos das avaliações externas para o cotidiano escolar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5771 10.36704/eef.v25i47.5771 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5771 |
identifier_str_mv |
10.36704/eef.v25i47.5771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5771/4392 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Camila Ferreira da Silva, Kassia Silva Almeida, Miriane Feitoza dos Santos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Camila Ferreira da Silva, Kassia Silva Almeida, Miriane Feitoza dos Santos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 25 No. 47 (2022): Educação Em Foco Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 47 (2022): Educação Em Foco Educação em Foco; v. 25 n. 47 (2022): Educação Em Foco 2317-0093 1519-3322 10.36704/eef.v25i47 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205470357782528 |