Lógicas de ação de escolas privadas em rede na voz de seus gestores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lelis, Isabel Alice Oswald Monteiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mesquita, Silvana Soares de Araujo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2730
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre “escolas privadas em rede”, que vêm se expandindo como alternativa para as famílias de uma “nova classe média”. A proposta é analisar as percepções de gestores sobre o ensino e o trabalho docente, a partir de duas escolas investigadas. Os dados partem de entrevistas com a equipe de gestão e dialogam com uma literatura educacional sobre as lógicas de ação presentes nesse novo tipo de instituição que ganha espaço no mercado escolar, caracterizado pela centralização do ensino e pelo uso de sistemas apostilados. São apresentados a cultura institucional da rede pesquisada e o processo de construção de uma identidade, associados aos dispositivos estruturantes da proposta pedagógica e os impactos sobre o trabalho docente. Constata-se a hegemonia de empresas educacionais controlando o campo mercadológico e ideológico no sistema de ensino investigado, com forte regulação sobre a prática pedagógica dos professores.
id UEMG-2_0dfb9e74e137501dac5c1545e913f349
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2730
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Lógicas de ação de escolas privadas em rede na voz de seus gestoresEscolas Privadas de Rede. Gestão Escolar. Trabalho Docente. Sistemas Apostilados.Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre “escolas privadas em rede”, que vêm se expandindo como alternativa para as famílias de uma “nova classe média”. A proposta é analisar as percepções de gestores sobre o ensino e o trabalho docente, a partir de duas escolas investigadas. Os dados partem de entrevistas com a equipe de gestão e dialogam com uma literatura educacional sobre as lógicas de ação presentes nesse novo tipo de instituição que ganha espaço no mercado escolar, caracterizado pela centralização do ensino e pelo uso de sistemas apostilados. São apresentados a cultura institucional da rede pesquisada e o processo de construção de uma identidade, associados aos dispositivos estruturantes da proposta pedagógica e os impactos sobre o trabalho docente. Constata-se a hegemonia de empresas educacionais controlando o campo mercadológico e ideológico no sistema de ensino investigado, com forte regulação sobre a prática pedagógica dos professores.EDUEMG2019-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/273010.24934/eef.v22i36.2730Educação em Foco; Vol. 22 No. 36 (2019): Educação em Foco; 93-112Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 36 (2019): Educação em Foco; 93-112Educação em Foco; v. 22 n. 36 (2019): Educação em Foco; 93-1122317-00931519-332210.24934/eef.v22i36reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2730/2054Copyright (c) 2019 Isabel Alice Oswald Monteiro Lelis, Silvana Soares de Araujo Mesquitainfo:eu-repo/semantics/openAccessLelis, Isabel Alice Oswald MonteiroMesquita, Silvana Soares de Araujo2019-05-06T18:06:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2730Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2019-05-06T18:06:56Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Lógicas de ação de escolas privadas em rede na voz de seus gestores
title Lógicas de ação de escolas privadas em rede na voz de seus gestores
spellingShingle Lógicas de ação de escolas privadas em rede na voz de seus gestores
Lelis, Isabel Alice Oswald Monteiro
Escolas Privadas de Rede. Gestão Escolar. Trabalho Docente. Sistemas Apostilados.
title_short Lógicas de ação de escolas privadas em rede na voz de seus gestores
title_full Lógicas de ação de escolas privadas em rede na voz de seus gestores
title_fullStr Lógicas de ação de escolas privadas em rede na voz de seus gestores
title_full_unstemmed Lógicas de ação de escolas privadas em rede na voz de seus gestores
title_sort Lógicas de ação de escolas privadas em rede na voz de seus gestores
author Lelis, Isabel Alice Oswald Monteiro
author_facet Lelis, Isabel Alice Oswald Monteiro
Mesquita, Silvana Soares de Araujo
author_role author
author2 Mesquita, Silvana Soares de Araujo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lelis, Isabel Alice Oswald Monteiro
Mesquita, Silvana Soares de Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas Privadas de Rede. Gestão Escolar. Trabalho Docente. Sistemas Apostilados.
topic Escolas Privadas de Rede. Gestão Escolar. Trabalho Docente. Sistemas Apostilados.
description Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre “escolas privadas em rede”, que vêm se expandindo como alternativa para as famílias de uma “nova classe média”. A proposta é analisar as percepções de gestores sobre o ensino e o trabalho docente, a partir de duas escolas investigadas. Os dados partem de entrevistas com a equipe de gestão e dialogam com uma literatura educacional sobre as lógicas de ação presentes nesse novo tipo de instituição que ganha espaço no mercado escolar, caracterizado pela centralização do ensino e pelo uso de sistemas apostilados. São apresentados a cultura institucional da rede pesquisada e o processo de construção de uma identidade, associados aos dispositivos estruturantes da proposta pedagógica e os impactos sobre o trabalho docente. Constata-se a hegemonia de empresas educacionais controlando o campo mercadológico e ideológico no sistema de ensino investigado, com forte regulação sobre a prática pedagógica dos professores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2730
10.24934/eef.v22i36.2730
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2730
identifier_str_mv 10.24934/eef.v22i36.2730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2730/2054
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Isabel Alice Oswald Monteiro Lelis, Silvana Soares de Araujo Mesquita
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Isabel Alice Oswald Monteiro Lelis, Silvana Soares de Araujo Mesquita
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 22 No. 36 (2019): Educação em Foco; 93-112
Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 36 (2019): Educação em Foco; 93-112
Educação em Foco; v. 22 n. 36 (2019): Educação em Foco; 93-112
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v22i36
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469386801152