Lógicas de ação de escolas privadas em rede na voz de seus gestores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2730 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre “escolas privadas em rede”, que vêm se expandindo como alternativa para as famílias de uma “nova classe média”. A proposta é analisar as percepções de gestores sobre o ensino e o trabalho docente, a partir de duas escolas investigadas. Os dados partem de entrevistas com a equipe de gestão e dialogam com uma literatura educacional sobre as lógicas de ação presentes nesse novo tipo de instituição que ganha espaço no mercado escolar, caracterizado pela centralização do ensino e pelo uso de sistemas apostilados. São apresentados a cultura institucional da rede pesquisada e o processo de construção de uma identidade, associados aos dispositivos estruturantes da proposta pedagógica e os impactos sobre o trabalho docente. Constata-se a hegemonia de empresas educacionais controlando o campo mercadológico e ideológico no sistema de ensino investigado, com forte regulação sobre a prática pedagógica dos professores. |
id |
UEMG-2_0dfb9e74e137501dac5c1545e913f349 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2730 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Lógicas de ação de escolas privadas em rede na voz de seus gestoresEscolas Privadas de Rede. Gestão Escolar. Trabalho Docente. Sistemas Apostilados.Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre “escolas privadas em rede”, que vêm se expandindo como alternativa para as famílias de uma “nova classe média”. A proposta é analisar as percepções de gestores sobre o ensino e o trabalho docente, a partir de duas escolas investigadas. Os dados partem de entrevistas com a equipe de gestão e dialogam com uma literatura educacional sobre as lógicas de ação presentes nesse novo tipo de instituição que ganha espaço no mercado escolar, caracterizado pela centralização do ensino e pelo uso de sistemas apostilados. São apresentados a cultura institucional da rede pesquisada e o processo de construção de uma identidade, associados aos dispositivos estruturantes da proposta pedagógica e os impactos sobre o trabalho docente. Constata-se a hegemonia de empresas educacionais controlando o campo mercadológico e ideológico no sistema de ensino investigado, com forte regulação sobre a prática pedagógica dos professores.EDUEMG2019-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/273010.24934/eef.v22i36.2730Educação em Foco; Vol. 22 No. 36 (2019): Educação em Foco; 93-112Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 36 (2019): Educação em Foco; 93-112Educação em Foco; v. 22 n. 36 (2019): Educação em Foco; 93-1122317-00931519-332210.24934/eef.v22i36reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2730/2054Copyright (c) 2019 Isabel Alice Oswald Monteiro Lelis, Silvana Soares de Araujo Mesquitainfo:eu-repo/semantics/openAccessLelis, Isabel Alice Oswald MonteiroMesquita, Silvana Soares de Araujo2019-05-06T18:06:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2730Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2019-05-06T18:06:56Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lógicas de ação de escolas privadas em rede na voz de seus gestores |
title |
Lógicas de ação de escolas privadas em rede na voz de seus gestores |
spellingShingle |
Lógicas de ação de escolas privadas em rede na voz de seus gestores Lelis, Isabel Alice Oswald Monteiro Escolas Privadas de Rede. Gestão Escolar. Trabalho Docente. Sistemas Apostilados. |
title_short |
Lógicas de ação de escolas privadas em rede na voz de seus gestores |
title_full |
Lógicas de ação de escolas privadas em rede na voz de seus gestores |
title_fullStr |
Lógicas de ação de escolas privadas em rede na voz de seus gestores |
title_full_unstemmed |
Lógicas de ação de escolas privadas em rede na voz de seus gestores |
title_sort |
Lógicas de ação de escolas privadas em rede na voz de seus gestores |
author |
Lelis, Isabel Alice Oswald Monteiro |
author_facet |
Lelis, Isabel Alice Oswald Monteiro Mesquita, Silvana Soares de Araujo |
author_role |
author |
author2 |
Mesquita, Silvana Soares de Araujo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lelis, Isabel Alice Oswald Monteiro Mesquita, Silvana Soares de Araujo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas Privadas de Rede. Gestão Escolar. Trabalho Docente. Sistemas Apostilados. |
topic |
Escolas Privadas de Rede. Gestão Escolar. Trabalho Docente. Sistemas Apostilados. |
description |
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre “escolas privadas em rede”, que vêm se expandindo como alternativa para as famílias de uma “nova classe média”. A proposta é analisar as percepções de gestores sobre o ensino e o trabalho docente, a partir de duas escolas investigadas. Os dados partem de entrevistas com a equipe de gestão e dialogam com uma literatura educacional sobre as lógicas de ação presentes nesse novo tipo de instituição que ganha espaço no mercado escolar, caracterizado pela centralização do ensino e pelo uso de sistemas apostilados. São apresentados a cultura institucional da rede pesquisada e o processo de construção de uma identidade, associados aos dispositivos estruturantes da proposta pedagógica e os impactos sobre o trabalho docente. Constata-se a hegemonia de empresas educacionais controlando o campo mercadológico e ideológico no sistema de ensino investigado, com forte regulação sobre a prática pedagógica dos professores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2730 10.24934/eef.v22i36.2730 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2730 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v22i36.2730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2730/2054 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Isabel Alice Oswald Monteiro Lelis, Silvana Soares de Araujo Mesquita info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Isabel Alice Oswald Monteiro Lelis, Silvana Soares de Araujo Mesquita |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 22 No. 36 (2019): Educação em Foco; 93-112 Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 36 (2019): Educação em Foco; 93-112 Educação em Foco; v. 22 n. 36 (2019): Educação em Foco; 93-112 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v22i36 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469386801152 |