O conceito de totalidade e o processo de internacionalização do Currículo: aspectos ontológicos e metodológicos / The concept of totality and the curriculum internationalization process: ontological and methodological aspects

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bona, Juliano
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Luna, José Marcelo Freitas de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1584
Resumo: O processo de internacionalização do currículo questiona as práticas monoculturais que caracterizam o espaço escolar. Isto exige a ampliação das referências, para que as culturas não hegemônicas tomem seu lugar no processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, o objetivo deste artigo é relacionar o conceito de totalidade ao processo de internacionalização do currículo por um nível ontológico e metodológico. Para fundamentação teórica, utilizamos os seguintes autores; Candau (2002), Santos (2002), Leask (2015), Tardif (2010), Silva (2003), Foucault (2005), Bachelard (1985). Ao relacionar o conceito de totalidade com o processo de internacionalização do currículo, alguns resultados são apontados: o conceito de totalidade pode auxiliar os sujeitos envolvidos no processo a ter uma visão mais abrangente das relações interculturais; a metodologia do processo de internacionalização do currículo pode ser tomada como catalizadora para que esta totalidade se torne consciente para professores e gestores.
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