O conceito de totalidade e o processo de internacionalização do Currículo: aspectos ontológicos e metodológicos / The concept of totality and the curriculum internationalization process: ontological and methodological aspects
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1584 |
Resumo: | O processo de internacionalização do currículo questiona as práticas monoculturais que caracterizam o espaço escolar. Isto exige a ampliação das referências, para que as culturas não hegemônicas tomem seu lugar no processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, o objetivo deste artigo é relacionar o conceito de totalidade ao processo de internacionalização do currículo por um nível ontológico e metodológico. Para fundamentação teórica, utilizamos os seguintes autores; Candau (2002), Santos (2002), Leask (2015), Tardif (2010), Silva (2003), Foucault (2005), Bachelard (1985). Ao relacionar o conceito de totalidade com o processo de internacionalização do currículo, alguns resultados são apontados: o conceito de totalidade pode auxiliar os sujeitos envolvidos no processo a ter uma visão mais abrangente das relações interculturais; a metodologia do processo de internacionalização do currículo pode ser tomada como catalizadora para que esta totalidade se torne consciente para professores e gestores. |
id |
UEMG-2_14ff0a08a0e050d0ef5f2b430b363afc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1584 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
O conceito de totalidade e o processo de internacionalização do Currículo: aspectos ontológicos e metodológicos / The concept of totality and the curriculum internationalization process: ontological and methodological aspectsEducaçãoInterculturalidadeInternacionalização do CurrículoConceito de TotalidadeO processo de internacionalização do currículo questiona as práticas monoculturais que caracterizam o espaço escolar. Isto exige a ampliação das referências, para que as culturas não hegemônicas tomem seu lugar no processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, o objetivo deste artigo é relacionar o conceito de totalidade ao processo de internacionalização do currículo por um nível ontológico e metodológico. Para fundamentação teórica, utilizamos os seguintes autores; Candau (2002), Santos (2002), Leask (2015), Tardif (2010), Silva (2003), Foucault (2005), Bachelard (1985). Ao relacionar o conceito de totalidade com o processo de internacionalização do currículo, alguns resultados são apontados: o conceito de totalidade pode auxiliar os sujeitos envolvidos no processo a ter uma visão mais abrangente das relações interculturais; a metodologia do processo de internacionalização do currículo pode ser tomada como catalizadora para que esta totalidade se torne consciente para professores e gestores.EDUEMG2018-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/158410.24934/eef.v21i34.1584Educação em Foco; Vol. 21 No. 34 (2018): Educação em Foco; 17-34Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 34 (2018): Educação em Foco; 17-34Educação em Foco; v. 21 n. 34 (2018): Educação em Foco; 17-342317-00931519-332210.24934/eef.v21i34reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1584/1783Copyright (c) 2018 Juliano Bona, José Marcelo Freitas de Lunainfo:eu-repo/semantics/openAccessBona, JulianoLuna, José Marcelo Freitas de2018-09-25T14:54:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1584Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-09-25T14:54:55Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conceito de totalidade e o processo de internacionalização do Currículo: aspectos ontológicos e metodológicos / The concept of totality and the curriculum internationalization process: ontological and methodological aspects |
title |
O conceito de totalidade e o processo de internacionalização do Currículo: aspectos ontológicos e metodológicos / The concept of totality and the curriculum internationalization process: ontological and methodological aspects |
spellingShingle |
O conceito de totalidade e o processo de internacionalização do Currículo: aspectos ontológicos e metodológicos / The concept of totality and the curriculum internationalization process: ontological and methodological aspects Bona, Juliano Educação Interculturalidade Internacionalização do Currículo Conceito de Totalidade |
title_short |
O conceito de totalidade e o processo de internacionalização do Currículo: aspectos ontológicos e metodológicos / The concept of totality and the curriculum internationalization process: ontological and methodological aspects |
title_full |
O conceito de totalidade e o processo de internacionalização do Currículo: aspectos ontológicos e metodológicos / The concept of totality and the curriculum internationalization process: ontological and methodological aspects |
title_fullStr |
O conceito de totalidade e o processo de internacionalização do Currículo: aspectos ontológicos e metodológicos / The concept of totality and the curriculum internationalization process: ontological and methodological aspects |
title_full_unstemmed |
O conceito de totalidade e o processo de internacionalização do Currículo: aspectos ontológicos e metodológicos / The concept of totality and the curriculum internationalization process: ontological and methodological aspects |
title_sort |
O conceito de totalidade e o processo de internacionalização do Currículo: aspectos ontológicos e metodológicos / The concept of totality and the curriculum internationalization process: ontological and methodological aspects |
author |
Bona, Juliano |
author_facet |
Bona, Juliano Luna, José Marcelo Freitas de |
author_role |
author |
author2 |
Luna, José Marcelo Freitas de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bona, Juliano Luna, José Marcelo Freitas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Interculturalidade Internacionalização do Currículo Conceito de Totalidade |
topic |
Educação Interculturalidade Internacionalização do Currículo Conceito de Totalidade |
description |
O processo de internacionalização do currículo questiona as práticas monoculturais que caracterizam o espaço escolar. Isto exige a ampliação das referências, para que as culturas não hegemônicas tomem seu lugar no processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, o objetivo deste artigo é relacionar o conceito de totalidade ao processo de internacionalização do currículo por um nível ontológico e metodológico. Para fundamentação teórica, utilizamos os seguintes autores; Candau (2002), Santos (2002), Leask (2015), Tardif (2010), Silva (2003), Foucault (2005), Bachelard (1985). Ao relacionar o conceito de totalidade com o processo de internacionalização do currículo, alguns resultados são apontados: o conceito de totalidade pode auxiliar os sujeitos envolvidos no processo a ter uma visão mais abrangente das relações interculturais; a metodologia do processo de internacionalização do currículo pode ser tomada como catalizadora para que esta totalidade se torne consciente para professores e gestores. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1584 10.24934/eef.v21i34.1584 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1584 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v21i34.1584 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1584/1783 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Juliano Bona, José Marcelo Freitas de Luna info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Juliano Bona, José Marcelo Freitas de Luna |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 21 No. 34 (2018): Educação em Foco; 17-34 Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 34 (2018): Educação em Foco; 17-34 Educação em Foco; v. 21 n. 34 (2018): Educação em Foco; 17-34 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v21i34 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469276700672 |