A formação de professores no Brasil e a contribuição da Psicanálise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Renata Nunes
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Miranda, Margarete Parreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/301
Resumo: O artigo referenciado em projeto de pesquisa teórica investiga o campo da Formação docente em sua conexão com a Psicanálise, privilegiando as produções científicas registradas no Diretório do CNPQ, no período de 2000 a 2011.  Financiado pelo CNPQ foi desenvolvido no âmbito do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores, Trabalho Docente e Discurso Pedagógico da FAE-UEMG. Investigamos os discursos presentes na literatura científica brasileira, a partir da década de 1970, que fundamentam a prática da formação de professores. Nesse contexto, teses mais recentes sobre a formação como do professor reflexivo abrem perspectivas de interlocução com a psicanálise. Na sequência, focalizamos estudos psicanalíticos que fazem a leitura do mal-estar do professor, possibilitando outros entendimentos sobre pontos de tensão no ato de ensinar. Distinguem-se sob esse viés, aspectos que sustentam a interface entre os campos da Formação docente e a Psicanálise, ampliando margem para novos investimentos no saber-fazer dos professores.
id UEMG-2_16138c5a5ce2be0b32fbe6cf06b0c414
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/301
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling A formação de professores no Brasil e a contribuição da Psicanáliseformação de professoreseducaçãopsicanáliseO artigo referenciado em projeto de pesquisa teórica investiga o campo da Formação docente em sua conexão com a Psicanálise, privilegiando as produções científicas registradas no Diretório do CNPQ, no período de 2000 a 2011.  Financiado pelo CNPQ foi desenvolvido no âmbito do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores, Trabalho Docente e Discurso Pedagógico da FAE-UEMG. Investigamos os discursos presentes na literatura científica brasileira, a partir da década de 1970, que fundamentam a prática da formação de professores. Nesse contexto, teses mais recentes sobre a formação como do professor reflexivo abrem perspectivas de interlocução com a psicanálise. Na sequência, focalizamos estudos psicanalíticos que fazem a leitura do mal-estar do professor, possibilitando outros entendimentos sobre pontos de tensão no ato de ensinar. Distinguem-se sob esse viés, aspectos que sustentam a interface entre os campos da Formação docente e a Psicanálise, ampliando margem para novos investimentos no saber-fazer dos professores.EDUEMG2013-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/30110.24934/eef.v16i21.301Educação em Foco; Vol. 16 No. 21 (2013): Educação em Foco; 41-67Educação em Foco; Vol. 16 Núm. 21 (2013): Educação em Foco; 41-67Educação em Foco; v. 16 n. 21 (2013): Educação em Foco; 41-672317-00931519-332210.24934/eef.v16i21reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/301/298Vasconcelos, Renata NunesMiranda, Margarete Parreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/301Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:04Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores no Brasil e a contribuição da Psicanálise
title A formação de professores no Brasil e a contribuição da Psicanálise
spellingShingle A formação de professores no Brasil e a contribuição da Psicanálise
Vasconcelos, Renata Nunes
formação de professores
educação
psicanálise
title_short A formação de professores no Brasil e a contribuição da Psicanálise
title_full A formação de professores no Brasil e a contribuição da Psicanálise
title_fullStr A formação de professores no Brasil e a contribuição da Psicanálise
title_full_unstemmed A formação de professores no Brasil e a contribuição da Psicanálise
title_sort A formação de professores no Brasil e a contribuição da Psicanálise
author Vasconcelos, Renata Nunes
author_facet Vasconcelos, Renata Nunes
Miranda, Margarete Parreira
author_role author
author2 Miranda, Margarete Parreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Renata Nunes
Miranda, Margarete Parreira
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
educação
psicanálise
topic formação de professores
educação
psicanálise
description O artigo referenciado em projeto de pesquisa teórica investiga o campo da Formação docente em sua conexão com a Psicanálise, privilegiando as produções científicas registradas no Diretório do CNPQ, no período de 2000 a 2011.  Financiado pelo CNPQ foi desenvolvido no âmbito do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores, Trabalho Docente e Discurso Pedagógico da FAE-UEMG. Investigamos os discursos presentes na literatura científica brasileira, a partir da década de 1970, que fundamentam a prática da formação de professores. Nesse contexto, teses mais recentes sobre a formação como do professor reflexivo abrem perspectivas de interlocução com a psicanálise. Na sequência, focalizamos estudos psicanalíticos que fazem a leitura do mal-estar do professor, possibilitando outros entendimentos sobre pontos de tensão no ato de ensinar. Distinguem-se sob esse viés, aspectos que sustentam a interface entre os campos da Formação docente e a Psicanálise, ampliando margem para novos investimentos no saber-fazer dos professores.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/301
10.24934/eef.v16i21.301
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/301
identifier_str_mv 10.24934/eef.v16i21.301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/301/298
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 16 No. 21 (2013): Educação em Foco; 41-67
Educação em Foco; Vol. 16 Núm. 21 (2013): Educação em Foco; 41-67
Educação em Foco; v. 16 n. 21 (2013): Educação em Foco; 41-67
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v16i21
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468848881664