A formação de professores no Brasil e a contribuição da Psicanálise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/301 |
Resumo: | O artigo referenciado em projeto de pesquisa teórica investiga o campo da Formação docente em sua conexão com a Psicanálise, privilegiando as produções científicas registradas no Diretório do CNPQ, no período de 2000 a 2011. Financiado pelo CNPQ foi desenvolvido no âmbito do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores, Trabalho Docente e Discurso Pedagógico da FAE-UEMG. Investigamos os discursos presentes na literatura científica brasileira, a partir da década de 1970, que fundamentam a prática da formação de professores. Nesse contexto, teses mais recentes sobre a formação como do professor reflexivo abrem perspectivas de interlocução com a psicanálise. Na sequência, focalizamos estudos psicanalíticos que fazem a leitura do mal-estar do professor, possibilitando outros entendimentos sobre pontos de tensão no ato de ensinar. Distinguem-se sob esse viés, aspectos que sustentam a interface entre os campos da Formação docente e a Psicanálise, ampliando margem para novos investimentos no saber-fazer dos professores. |
id |
UEMG-2_16138c5a5ce2be0b32fbe6cf06b0c414 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/301 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação de professores no Brasil e a contribuição da Psicanáliseformação de professoreseducaçãopsicanáliseO artigo referenciado em projeto de pesquisa teórica investiga o campo da Formação docente em sua conexão com a Psicanálise, privilegiando as produções científicas registradas no Diretório do CNPQ, no período de 2000 a 2011. Financiado pelo CNPQ foi desenvolvido no âmbito do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores, Trabalho Docente e Discurso Pedagógico da FAE-UEMG. Investigamos os discursos presentes na literatura científica brasileira, a partir da década de 1970, que fundamentam a prática da formação de professores. Nesse contexto, teses mais recentes sobre a formação como do professor reflexivo abrem perspectivas de interlocução com a psicanálise. Na sequência, focalizamos estudos psicanalíticos que fazem a leitura do mal-estar do professor, possibilitando outros entendimentos sobre pontos de tensão no ato de ensinar. Distinguem-se sob esse viés, aspectos que sustentam a interface entre os campos da Formação docente e a Psicanálise, ampliando margem para novos investimentos no saber-fazer dos professores.EDUEMG2013-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/30110.24934/eef.v16i21.301Educação em Foco; Vol. 16 No. 21 (2013): Educação em Foco; 41-67Educação em Foco; Vol. 16 Núm. 21 (2013): Educação em Foco; 41-67Educação em Foco; v. 16 n. 21 (2013): Educação em Foco; 41-672317-00931519-332210.24934/eef.v16i21reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/301/298Vasconcelos, Renata NunesMiranda, Margarete Parreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/301Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:04Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores no Brasil e a contribuição da Psicanálise |
title |
A formação de professores no Brasil e a contribuição da Psicanálise |
spellingShingle |
A formação de professores no Brasil e a contribuição da Psicanálise Vasconcelos, Renata Nunes formação de professores educação psicanálise |
title_short |
A formação de professores no Brasil e a contribuição da Psicanálise |
title_full |
A formação de professores no Brasil e a contribuição da Psicanálise |
title_fullStr |
A formação de professores no Brasil e a contribuição da Psicanálise |
title_full_unstemmed |
A formação de professores no Brasil e a contribuição da Psicanálise |
title_sort |
A formação de professores no Brasil e a contribuição da Psicanálise |
author |
Vasconcelos, Renata Nunes |
author_facet |
Vasconcelos, Renata Nunes Miranda, Margarete Parreira |
author_role |
author |
author2 |
Miranda, Margarete Parreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Renata Nunes Miranda, Margarete Parreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores educação psicanálise |
topic |
formação de professores educação psicanálise |
description |
O artigo referenciado em projeto de pesquisa teórica investiga o campo da Formação docente em sua conexão com a Psicanálise, privilegiando as produções científicas registradas no Diretório do CNPQ, no período de 2000 a 2011. Financiado pelo CNPQ foi desenvolvido no âmbito do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores, Trabalho Docente e Discurso Pedagógico da FAE-UEMG. Investigamos os discursos presentes na literatura científica brasileira, a partir da década de 1970, que fundamentam a prática da formação de professores. Nesse contexto, teses mais recentes sobre a formação como do professor reflexivo abrem perspectivas de interlocução com a psicanálise. Na sequência, focalizamos estudos psicanalíticos que fazem a leitura do mal-estar do professor, possibilitando outros entendimentos sobre pontos de tensão no ato de ensinar. Distinguem-se sob esse viés, aspectos que sustentam a interface entre os campos da Formação docente e a Psicanálise, ampliando margem para novos investimentos no saber-fazer dos professores. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/301 10.24934/eef.v16i21.301 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/301 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v16i21.301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/301/298 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 16 No. 21 (2013): Educação em Foco; 41-67 Educação em Foco; Vol. 16 Núm. 21 (2013): Educação em Foco; 41-67 Educação em Foco; v. 16 n. 21 (2013): Educação em Foco; 41-67 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v16i21 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468848881664 |