O PAPEL DO INTERESSE NA DEMOCRACIA E NA EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2767 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo investigar o papel do interesse na concepção de democracia e educação desenvolvidas por John Dewey. A questão que orienta nossa pesquisa consiste em compreender o que é o interesse na perspectiva de Dewey e como ele se constitui como conceito basilar para pensar a democracia e a educação? O desenvolvimento da questão exige explicitar o critério encontrado pelo autor para balisar a democracia que são os interesses compartilhados. Este passo nos motiva a compreender como o autor situa a gênese do interesse a partir do conceito de imaturidade como capacidade de aprender continuamente. O interesse, como cariz da liberdade e educabilidade humana, é a possibilidade de uma educação por meio da democracia. Decorre do exposto que a metodologia que ampara a pesquisa consiste de análise desta trama conceitual construída pelo autor por meio do estudo bibliográfica nas principais obras do autor. |
id |
UEMG-2_1c06487d57dae5f1b9fe52ad9c223baa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2767 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
O PAPEL DO INTERESSE NA DEMOCRACIA E NA EDUCAÇÃOInteresse. Democracia. Educação. FilosofiaO presente artigo tem por objetivo investigar o papel do interesse na concepção de democracia e educação desenvolvidas por John Dewey. A questão que orienta nossa pesquisa consiste em compreender o que é o interesse na perspectiva de Dewey e como ele se constitui como conceito basilar para pensar a democracia e a educação? O desenvolvimento da questão exige explicitar o critério encontrado pelo autor para balisar a democracia que são os interesses compartilhados. Este passo nos motiva a compreender como o autor situa a gênese do interesse a partir do conceito de imaturidade como capacidade de aprender continuamente. O interesse, como cariz da liberdade e educabilidade humana, é a possibilidade de uma educação por meio da democracia. Decorre do exposto que a metodologia que ampara a pesquisa consiste de análise desta trama conceitual construída pelo autor por meio do estudo bibliográfica nas principais obras do autor.EDUEMG2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/276710.24934/eef.v22i38.2767Educação em Foco; Vol. 22 No. 38 (2019): Educação em Foco; 66-90Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 38 (2019): Educação em Foco; 66-90Educação em Foco; v. 22 n. 38 (2019): Educação em Foco; 66-902317-00931519-332210.24934/eef.v22i38reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2767/2505Copyright (c) 2019 Darcisio Natal Muraroinfo:eu-repo/semantics/openAccessMuraro, Darcisio Natal2020-08-24T20:19:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2767Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-08-24T20:19:37Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PAPEL DO INTERESSE NA DEMOCRACIA E NA EDUCAÇÃO |
title |
O PAPEL DO INTERESSE NA DEMOCRACIA E NA EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
O PAPEL DO INTERESSE NA DEMOCRACIA E NA EDUCAÇÃO Muraro, Darcisio Natal Interesse. Democracia. Educação. Filosofia |
title_short |
O PAPEL DO INTERESSE NA DEMOCRACIA E NA EDUCAÇÃO |
title_full |
O PAPEL DO INTERESSE NA DEMOCRACIA E NA EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
O PAPEL DO INTERESSE NA DEMOCRACIA E NA EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
O PAPEL DO INTERESSE NA DEMOCRACIA E NA EDUCAÇÃO |
title_sort |
O PAPEL DO INTERESSE NA DEMOCRACIA E NA EDUCAÇÃO |
author |
Muraro, Darcisio Natal |
author_facet |
Muraro, Darcisio Natal |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muraro, Darcisio Natal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interesse. Democracia. Educação. Filosofia |
topic |
Interesse. Democracia. Educação. Filosofia |
description |
O presente artigo tem por objetivo investigar o papel do interesse na concepção de democracia e educação desenvolvidas por John Dewey. A questão que orienta nossa pesquisa consiste em compreender o que é o interesse na perspectiva de Dewey e como ele se constitui como conceito basilar para pensar a democracia e a educação? O desenvolvimento da questão exige explicitar o critério encontrado pelo autor para balisar a democracia que são os interesses compartilhados. Este passo nos motiva a compreender como o autor situa a gênese do interesse a partir do conceito de imaturidade como capacidade de aprender continuamente. O interesse, como cariz da liberdade e educabilidade humana, é a possibilidade de uma educação por meio da democracia. Decorre do exposto que a metodologia que ampara a pesquisa consiste de análise desta trama conceitual construída pelo autor por meio do estudo bibliográfica nas principais obras do autor. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2767 10.24934/eef.v22i38.2767 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2767 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v22i38.2767 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2767/2505 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Darcisio Natal Muraro info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Darcisio Natal Muraro |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 22 No. 38 (2019): Educação em Foco; 66-90 Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 38 (2019): Educação em Foco; 66-90 Educação em Foco; v. 22 n. 38 (2019): Educação em Foco; 66-90 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v22i38 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469746462720 |