A educação filosófica por meio da narrativa:: a experiência de pensar a democracia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47646 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar o processo de criação de material para ensino de filosofia para crianças. A produção é resultado das atividades de grupo de pesquisa. O trabalho adotou como referencial a concepção de democracia como modo de vida ético e político e suas relações com a educação a partir do pensamento de Dewey e Lipman. Nesta perspectiva, o modo de vida democrático se consubstancia no agir guiado por valores éticos e no exercício político. A atitude filosófica é entendida como uma prática educativa na e para a democracia. O principal resultado é a criação de uma narrativa filosófica sobre democracia para crianças a partir da linguagem metafórica. A metáfora criada para ambientar o conceito de democracia está ancorada na experiência da casa habitada por personagens conceituais relacionados à democracia como liberdade, justiça, poder, direitos, voto e educação. Estes conceitos são discutidos sob diferentes perspectivas filosóficas. |
id |
UFU-2_5e52304894c2fac3402ca44e59f93a00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/47646 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação filosófica por meio da narrativa:: a experiência de pensar a democraciaDemocraciaEnsino de FilosofiaNarrativaComunidade de investigaçãoO objetivo deste trabalho é apresentar o processo de criação de material para ensino de filosofia para crianças. A produção é resultado das atividades de grupo de pesquisa. O trabalho adotou como referencial a concepção de democracia como modo de vida ético e político e suas relações com a educação a partir do pensamento de Dewey e Lipman. Nesta perspectiva, o modo de vida democrático se consubstancia no agir guiado por valores éticos e no exercício político. A atitude filosófica é entendida como uma prática educativa na e para a democracia. O principal resultado é a criação de uma narrativa filosófica sobre democracia para crianças a partir da linguagem metafórica. A metáfora criada para ambientar o conceito de democracia está ancorada na experiência da casa habitada por personagens conceituais relacionados à democracia como liberdade, justiça, poder, direitos, voto e educação. Estes conceitos são discutidos sob diferentes perspectivas filosóficas.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4764610.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-47646Educação e Filosofia; v. 33 n. 67 (2019): v.33 n.67 jan./abr. 2019; 243-2741982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47646/38006https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47646/38007Copyright (c) 2019 Darcisio Natal Muraro, Claudiney José de Sousahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMuraro, Darcisio NatalSousa, Claudiney José de2024-02-16T21:05:48Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/47646Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-16T21:05:48Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação filosófica por meio da narrativa:: a experiência de pensar a democracia |
title |
A educação filosófica por meio da narrativa:: a experiência de pensar a democracia |
spellingShingle |
A educação filosófica por meio da narrativa:: a experiência de pensar a democracia Muraro, Darcisio Natal Democracia Ensino de Filosofia Narrativa Comunidade de investigação |
title_short |
A educação filosófica por meio da narrativa:: a experiência de pensar a democracia |
title_full |
A educação filosófica por meio da narrativa:: a experiência de pensar a democracia |
title_fullStr |
A educação filosófica por meio da narrativa:: a experiência de pensar a democracia |
title_full_unstemmed |
A educação filosófica por meio da narrativa:: a experiência de pensar a democracia |
title_sort |
A educação filosófica por meio da narrativa:: a experiência de pensar a democracia |
author |
Muraro, Darcisio Natal |
author_facet |
Muraro, Darcisio Natal Sousa, Claudiney José de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Claudiney José de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muraro, Darcisio Natal Sousa, Claudiney José de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Democracia Ensino de Filosofia Narrativa Comunidade de investigação |
topic |
Democracia Ensino de Filosofia Narrativa Comunidade de investigação |
description |
O objetivo deste trabalho é apresentar o processo de criação de material para ensino de filosofia para crianças. A produção é resultado das atividades de grupo de pesquisa. O trabalho adotou como referencial a concepção de democracia como modo de vida ético e político e suas relações com a educação a partir do pensamento de Dewey e Lipman. Nesta perspectiva, o modo de vida democrático se consubstancia no agir guiado por valores éticos e no exercício político. A atitude filosófica é entendida como uma prática educativa na e para a democracia. O principal resultado é a criação de uma narrativa filosófica sobre democracia para crianças a partir da linguagem metafórica. A metáfora criada para ambientar o conceito de democracia está ancorada na experiência da casa habitada por personagens conceituais relacionados à democracia como liberdade, justiça, poder, direitos, voto e educação. Estes conceitos são discutidos sob diferentes perspectivas filosóficas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47646 10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-47646 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47646 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-47646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47646/38006 https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47646/38007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Darcisio Natal Muraro, Claudiney José de Sousa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Darcisio Natal Muraro, Claudiney José de Sousa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 33 n. 67 (2019): v.33 n.67 jan./abr. 2019; 243-274 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1800211166682677248 |