A educação filosófica por meio da narrativa:: a experiência de pensar a democracia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muraro, Darcisio Natal
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sousa, Claudiney José de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47646
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar o processo de criação de material para ensino de filosofia para crianças. A produção é resultado das atividades de grupo de pesquisa. O trabalho adotou como referencial a concepção de democracia como modo de vida ético e político e suas relações com a educação a partir do pensamento de Dewey e Lipman. Nesta perspectiva, o modo de vida democrático se consubstancia no agir guiado por valores éticos e no exercício político. A atitude filosófica é entendida como uma prática educativa na e para a democracia. O principal resultado é a criação de uma narrativa filosófica sobre democracia para crianças a partir da linguagem metafórica. A metáfora criada para ambientar o conceito de democracia está ancorada na experiência da casa habitada por personagens conceituais relacionados à democracia como liberdade, justiça, poder, direitos, voto e educação. Estes conceitos são discutidos sob diferentes perspectivas filosóficas.
id UFU-2_5e52304894c2fac3402ca44e59f93a00
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/47646
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling A educação filosófica por meio da narrativa:: a experiência de pensar a democraciaDemocraciaEnsino de FilosofiaNarrativaComunidade de investigaçãoO objetivo deste trabalho é apresentar o processo de criação de material para ensino de filosofia para crianças. A produção é resultado das atividades de grupo de pesquisa. O trabalho adotou como referencial a concepção de democracia como modo de vida ético e político e suas relações com a educação a partir do pensamento de Dewey e Lipman. Nesta perspectiva, o modo de vida democrático se consubstancia no agir guiado por valores éticos e no exercício político. A atitude filosófica é entendida como uma prática educativa na e para a democracia. O principal resultado é a criação de uma narrativa filosófica sobre democracia para crianças a partir da linguagem metafórica. A metáfora criada para ambientar o conceito de democracia está ancorada na experiência da casa habitada por personagens conceituais relacionados à democracia como liberdade, justiça, poder, direitos, voto e educação. Estes conceitos são discutidos sob diferentes perspectivas filosóficas.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4764610.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-47646Educação e Filosofia; v. 33 n. 67 (2019): v.33 n.67 jan./abr. 2019; 243-2741982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47646/38006https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47646/38007Copyright (c) 2019 Darcisio Natal Muraro, Claudiney José de Sousahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMuraro, Darcisio NatalSousa, Claudiney José de2024-02-16T21:05:48Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/47646Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-16T21:05:48Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação filosófica por meio da narrativa:: a experiência de pensar a democracia
title A educação filosófica por meio da narrativa:: a experiência de pensar a democracia
spellingShingle A educação filosófica por meio da narrativa:: a experiência de pensar a democracia
Muraro, Darcisio Natal
Democracia
Ensino de Filosofia
Narrativa
Comunidade de investigação
title_short A educação filosófica por meio da narrativa:: a experiência de pensar a democracia
title_full A educação filosófica por meio da narrativa:: a experiência de pensar a democracia
title_fullStr A educação filosófica por meio da narrativa:: a experiência de pensar a democracia
title_full_unstemmed A educação filosófica por meio da narrativa:: a experiência de pensar a democracia
title_sort A educação filosófica por meio da narrativa:: a experiência de pensar a democracia
author Muraro, Darcisio Natal
author_facet Muraro, Darcisio Natal
Sousa, Claudiney José de
author_role author
author2 Sousa, Claudiney José de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muraro, Darcisio Natal
Sousa, Claudiney José de
dc.subject.por.fl_str_mv Democracia
Ensino de Filosofia
Narrativa
Comunidade de investigação
topic Democracia
Ensino de Filosofia
Narrativa
Comunidade de investigação
description O objetivo deste trabalho é apresentar o processo de criação de material para ensino de filosofia para crianças. A produção é resultado das atividades de grupo de pesquisa. O trabalho adotou como referencial a concepção de democracia como modo de vida ético e político e suas relações com a educação a partir do pensamento de Dewey e Lipman. Nesta perspectiva, o modo de vida democrático se consubstancia no agir guiado por valores éticos e no exercício político. A atitude filosófica é entendida como uma prática educativa na e para a democracia. O principal resultado é a criação de uma narrativa filosófica sobre democracia para crianças a partir da linguagem metafórica. A metáfora criada para ambientar o conceito de democracia está ancorada na experiência da casa habitada por personagens conceituais relacionados à democracia como liberdade, justiça, poder, direitos, voto e educação. Estes conceitos são discutidos sob diferentes perspectivas filosóficas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47646
10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-47646
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47646
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-47646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47646/38006
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47646/38007
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Darcisio Natal Muraro, Claudiney José de Sousa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Darcisio Natal Muraro, Claudiney José de Sousa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 33 n. 67 (2019): v.33 n.67 jan./abr. 2019; 243-274
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1800211166682677248