O PAPEL DO INTERESSE NA DEMOCRACIA E NA EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muraro, Darcisio Natal
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2767
Resumo: O presente artigo tem por objetivo investigar o papel do interesse na concepção de democracia e educação desenvolvidas por John Dewey. A questão que orienta nossa pesquisa consiste em compreender o que é o interesse na perspectiva de Dewey e como ele se constitui como conceito basilar para pensar a democracia e a educação? O desenvolvimento da questão exige explicitar o critério encontrado pelo autor para balisar a democracia que são os interesses compartilhados. Este passo nos motiva a compreender como o autor situa a gênese do interesse a partir do conceito de imaturidade como capacidade de aprender continuamente. O interesse, como cariz da liberdade e educabilidade humana, é a possibilidade de uma educação por meio da democracia. Decorre do exposto que a metodologia que ampara a pesquisa consiste de análise desta trama conceitual construída pelo autor por meio do estudo bibliográfica nas principais obras do autor.
id UEMG-2_1c06487d57dae5f1b9fe52ad9c223baa
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2767
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling O PAPEL DO INTERESSE NA DEMOCRACIA E NA EDUCAÇÃOInteresse. Democracia. Educação. FilosofiaO presente artigo tem por objetivo investigar o papel do interesse na concepção de democracia e educação desenvolvidas por John Dewey. A questão que orienta nossa pesquisa consiste em compreender o que é o interesse na perspectiva de Dewey e como ele se constitui como conceito basilar para pensar a democracia e a educação? O desenvolvimento da questão exige explicitar o critério encontrado pelo autor para balisar a democracia que são os interesses compartilhados. Este passo nos motiva a compreender como o autor situa a gênese do interesse a partir do conceito de imaturidade como capacidade de aprender continuamente. O interesse, como cariz da liberdade e educabilidade humana, é a possibilidade de uma educação por meio da democracia. Decorre do exposto que a metodologia que ampara a pesquisa consiste de análise desta trama conceitual construída pelo autor por meio do estudo bibliográfica nas principais obras do autor.EDUEMG2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/276710.24934/eef.v22i38.2767Educação em Foco; Vol. 22 No. 38 (2019): Educação em Foco; 66-90Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 38 (2019): Educação em Foco; 66-90Educação em Foco; v. 22 n. 38 (2019): Educação em Foco; 66-902317-00931519-332210.24934/eef.v22i38reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2767/2505Copyright (c) 2019 Darcisio Natal Muraroinfo:eu-repo/semantics/openAccessMuraro, Darcisio Natal2020-08-24T20:19:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2767Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-08-24T20:19:37Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O PAPEL DO INTERESSE NA DEMOCRACIA E NA EDUCAÇÃO
title O PAPEL DO INTERESSE NA DEMOCRACIA E NA EDUCAÇÃO
spellingShingle O PAPEL DO INTERESSE NA DEMOCRACIA E NA EDUCAÇÃO
Muraro, Darcisio Natal
Interesse. Democracia. Educação. Filosofia
title_short O PAPEL DO INTERESSE NA DEMOCRACIA E NA EDUCAÇÃO
title_full O PAPEL DO INTERESSE NA DEMOCRACIA E NA EDUCAÇÃO
title_fullStr O PAPEL DO INTERESSE NA DEMOCRACIA E NA EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed O PAPEL DO INTERESSE NA DEMOCRACIA E NA EDUCAÇÃO
title_sort O PAPEL DO INTERESSE NA DEMOCRACIA E NA EDUCAÇÃO
author Muraro, Darcisio Natal
author_facet Muraro, Darcisio Natal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muraro, Darcisio Natal
dc.subject.por.fl_str_mv Interesse. Democracia. Educação. Filosofia
topic Interesse. Democracia. Educação. Filosofia
description O presente artigo tem por objetivo investigar o papel do interesse na concepção de democracia e educação desenvolvidas por John Dewey. A questão que orienta nossa pesquisa consiste em compreender o que é o interesse na perspectiva de Dewey e como ele se constitui como conceito basilar para pensar a democracia e a educação? O desenvolvimento da questão exige explicitar o critério encontrado pelo autor para balisar a democracia que são os interesses compartilhados. Este passo nos motiva a compreender como o autor situa a gênese do interesse a partir do conceito de imaturidade como capacidade de aprender continuamente. O interesse, como cariz da liberdade e educabilidade humana, é a possibilidade de uma educação por meio da democracia. Decorre do exposto que a metodologia que ampara a pesquisa consiste de análise desta trama conceitual construída pelo autor por meio do estudo bibliográfica nas principais obras do autor.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2767
10.24934/eef.v22i38.2767
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2767
identifier_str_mv 10.24934/eef.v22i38.2767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2767/2505
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Darcisio Natal Muraro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Darcisio Natal Muraro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 22 No. 38 (2019): Educação em Foco; 66-90
Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 38 (2019): Educação em Foco; 66-90
Educação em Foco; v. 22 n. 38 (2019): Educação em Foco; 66-90
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v22i38
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469746462720