As atribuições do coordenador pedagógico estudadas nas teses e dissertações de 2017 - 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chem de Souza do Rosário, Gabriela
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Morais Costa, Jaqueline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4923
Resumo: A presente pesquisa é um estudo bibliográfico de tipo qualitativo e objetivou identificar as atribuições do coordenador pedagógico apontadas nas teses e dissertações analisadas, entre os anos de 2017 e 2018. Para tal, foram utilizados encaminhamentos metodológicos de estudos do tipo estado do conhecimento, a partir da análise das considerações finais das pesquisas presentes no Catálogo da CAPES. Por meio da análise de conteúdo, organizou-se cinco categorias que permitiram reflexões sobre a atuação coordenador pedagógico. Dentre as principais percepções pode-se destacar as possibilidades que expressam ações formativas e organizacionais desenvolvidas pela coordenação pedagógica, destacando sua atuação junto com os docentes como a mais expressiva diante das pesquisas, demonstrando que o trabalho da coordenação pedagógica não se dá de forma isolada, mas está inter-relacionado com a totalidade educativa.
id UEMG-2_47e0b0104f8cb95afd8c676406f8160a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4923
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling As atribuições do coordenador pedagógico estudadas nas teses e dissertações de 2017 - 2018Coordenação pedagógicaAtribuições do coordenador pedagógicoPedagogo.A presente pesquisa é um estudo bibliográfico de tipo qualitativo e objetivou identificar as atribuições do coordenador pedagógico apontadas nas teses e dissertações analisadas, entre os anos de 2017 e 2018. Para tal, foram utilizados encaminhamentos metodológicos de estudos do tipo estado do conhecimento, a partir da análise das considerações finais das pesquisas presentes no Catálogo da CAPES. Por meio da análise de conteúdo, organizou-se cinco categorias que permitiram reflexões sobre a atuação coordenador pedagógico. Dentre as principais percepções pode-se destacar as possibilidades que expressam ações formativas e organizacionais desenvolvidas pela coordenação pedagógica, destacando sua atuação junto com os docentes como a mais expressiva diante das pesquisas, demonstrando que o trabalho da coordenação pedagógica não se dá de forma isolada, mas está inter-relacionado com a totalidade educativa.EDUEMG2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/492310.24934/eef.v24i43.4923Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 242-267Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 242-267Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 242-2672317-00931519-332210.24934/eef.v24i43reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4923/3687Copyright (c) 2021 Gabriela Chem de Souza do Rosário, Jaqueline de Morais Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessChem de Souza do Rosário, Gabrielade Morais Costa, Jaqueline2021-08-30T15:41:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4923Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-08-30T15:41:03Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv As atribuições do coordenador pedagógico estudadas nas teses e dissertações de 2017 - 2018
title As atribuições do coordenador pedagógico estudadas nas teses e dissertações de 2017 - 2018
spellingShingle As atribuições do coordenador pedagógico estudadas nas teses e dissertações de 2017 - 2018
Chem de Souza do Rosário, Gabriela
Coordenação pedagógica
Atribuições do coordenador pedagógico
Pedagogo.
title_short As atribuições do coordenador pedagógico estudadas nas teses e dissertações de 2017 - 2018
title_full As atribuições do coordenador pedagógico estudadas nas teses e dissertações de 2017 - 2018
title_fullStr As atribuições do coordenador pedagógico estudadas nas teses e dissertações de 2017 - 2018
title_full_unstemmed As atribuições do coordenador pedagógico estudadas nas teses e dissertações de 2017 - 2018
title_sort As atribuições do coordenador pedagógico estudadas nas teses e dissertações de 2017 - 2018
author Chem de Souza do Rosário, Gabriela
author_facet Chem de Souza do Rosário, Gabriela
de Morais Costa, Jaqueline
author_role author
author2 de Morais Costa, Jaqueline
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chem de Souza do Rosário, Gabriela
de Morais Costa, Jaqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenação pedagógica
Atribuições do coordenador pedagógico
Pedagogo.
topic Coordenação pedagógica
Atribuições do coordenador pedagógico
Pedagogo.
description A presente pesquisa é um estudo bibliográfico de tipo qualitativo e objetivou identificar as atribuições do coordenador pedagógico apontadas nas teses e dissertações analisadas, entre os anos de 2017 e 2018. Para tal, foram utilizados encaminhamentos metodológicos de estudos do tipo estado do conhecimento, a partir da análise das considerações finais das pesquisas presentes no Catálogo da CAPES. Por meio da análise de conteúdo, organizou-se cinco categorias que permitiram reflexões sobre a atuação coordenador pedagógico. Dentre as principais percepções pode-se destacar as possibilidades que expressam ações formativas e organizacionais desenvolvidas pela coordenação pedagógica, destacando sua atuação junto com os docentes como a mais expressiva diante das pesquisas, demonstrando que o trabalho da coordenação pedagógica não se dá de forma isolada, mas está inter-relacionado com a totalidade educativa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4923
10.24934/eef.v24i43.4923
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4923
identifier_str_mv 10.24934/eef.v24i43.4923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4923/3687
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Gabriela Chem de Souza do Rosário, Jaqueline de Morais Costa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Gabriela Chem de Souza do Rosário, Jaqueline de Morais Costa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 242-267
Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 242-267
Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 242-267
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v24i43
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470278090752