As atribuições do coordenador pedagógico estudadas nas teses e dissertações de 2017 - 2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4923 |
Resumo: | A presente pesquisa é um estudo bibliográfico de tipo qualitativo e objetivou identificar as atribuições do coordenador pedagógico apontadas nas teses e dissertações analisadas, entre os anos de 2017 e 2018. Para tal, foram utilizados encaminhamentos metodológicos de estudos do tipo estado do conhecimento, a partir da análise das considerações finais das pesquisas presentes no Catálogo da CAPES. Por meio da análise de conteúdo, organizou-se cinco categorias que permitiram reflexões sobre a atuação coordenador pedagógico. Dentre as principais percepções pode-se destacar as possibilidades que expressam ações formativas e organizacionais desenvolvidas pela coordenação pedagógica, destacando sua atuação junto com os docentes como a mais expressiva diante das pesquisas, demonstrando que o trabalho da coordenação pedagógica não se dá de forma isolada, mas está inter-relacionado com a totalidade educativa. |
id |
UEMG-2_47e0b0104f8cb95afd8c676406f8160a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4923 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
As atribuições do coordenador pedagógico estudadas nas teses e dissertações de 2017 - 2018Coordenação pedagógicaAtribuições do coordenador pedagógicoPedagogo.A presente pesquisa é um estudo bibliográfico de tipo qualitativo e objetivou identificar as atribuições do coordenador pedagógico apontadas nas teses e dissertações analisadas, entre os anos de 2017 e 2018. Para tal, foram utilizados encaminhamentos metodológicos de estudos do tipo estado do conhecimento, a partir da análise das considerações finais das pesquisas presentes no Catálogo da CAPES. Por meio da análise de conteúdo, organizou-se cinco categorias que permitiram reflexões sobre a atuação coordenador pedagógico. Dentre as principais percepções pode-se destacar as possibilidades que expressam ações formativas e organizacionais desenvolvidas pela coordenação pedagógica, destacando sua atuação junto com os docentes como a mais expressiva diante das pesquisas, demonstrando que o trabalho da coordenação pedagógica não se dá de forma isolada, mas está inter-relacionado com a totalidade educativa.EDUEMG2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/492310.24934/eef.v24i43.4923Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 242-267Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 242-267Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 242-2672317-00931519-332210.24934/eef.v24i43reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4923/3687Copyright (c) 2021 Gabriela Chem de Souza do Rosário, Jaqueline de Morais Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessChem de Souza do Rosário, Gabrielade Morais Costa, Jaqueline2021-08-30T15:41:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4923Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-08-30T15:41:03Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As atribuições do coordenador pedagógico estudadas nas teses e dissertações de 2017 - 2018 |
title |
As atribuições do coordenador pedagógico estudadas nas teses e dissertações de 2017 - 2018 |
spellingShingle |
As atribuições do coordenador pedagógico estudadas nas teses e dissertações de 2017 - 2018 Chem de Souza do Rosário, Gabriela Coordenação pedagógica Atribuições do coordenador pedagógico Pedagogo. |
title_short |
As atribuições do coordenador pedagógico estudadas nas teses e dissertações de 2017 - 2018 |
title_full |
As atribuições do coordenador pedagógico estudadas nas teses e dissertações de 2017 - 2018 |
title_fullStr |
As atribuições do coordenador pedagógico estudadas nas teses e dissertações de 2017 - 2018 |
title_full_unstemmed |
As atribuições do coordenador pedagógico estudadas nas teses e dissertações de 2017 - 2018 |
title_sort |
As atribuições do coordenador pedagógico estudadas nas teses e dissertações de 2017 - 2018 |
author |
Chem de Souza do Rosário, Gabriela |
author_facet |
Chem de Souza do Rosário, Gabriela de Morais Costa, Jaqueline |
author_role |
author |
author2 |
de Morais Costa, Jaqueline |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chem de Souza do Rosário, Gabriela de Morais Costa, Jaqueline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coordenação pedagógica Atribuições do coordenador pedagógico Pedagogo. |
topic |
Coordenação pedagógica Atribuições do coordenador pedagógico Pedagogo. |
description |
A presente pesquisa é um estudo bibliográfico de tipo qualitativo e objetivou identificar as atribuições do coordenador pedagógico apontadas nas teses e dissertações analisadas, entre os anos de 2017 e 2018. Para tal, foram utilizados encaminhamentos metodológicos de estudos do tipo estado do conhecimento, a partir da análise das considerações finais das pesquisas presentes no Catálogo da CAPES. Por meio da análise de conteúdo, organizou-se cinco categorias que permitiram reflexões sobre a atuação coordenador pedagógico. Dentre as principais percepções pode-se destacar as possibilidades que expressam ações formativas e organizacionais desenvolvidas pela coordenação pedagógica, destacando sua atuação junto com os docentes como a mais expressiva diante das pesquisas, demonstrando que o trabalho da coordenação pedagógica não se dá de forma isolada, mas está inter-relacionado com a totalidade educativa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4923 10.24934/eef.v24i43.4923 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4923 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v24i43.4923 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4923/3687 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Gabriela Chem de Souza do Rosário, Jaqueline de Morais Costa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Gabriela Chem de Souza do Rosário, Jaqueline de Morais Costa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 242-267 Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 242-267 Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 242-267 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v24i43 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205470278090752 |