A construção de uma sensibilidade para o trabalho a partir de canções da obra de Tião Carreiro e Pardinho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claras, Lucas Fíngolo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Orlando, Evelyn de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4938
Resumo: Neste trabalho que se localiza no campo da História da Educação, e parte do âmbito da História Cultural, pretendemos analisar como canções presentes na obra de Tião Carreiro e Pardinho, uma dupla da música sertaneja, propõem uma sensibilidade para o trabalho e a valorização de diferentes formas de trabalho, e potencialmente educam as sensibilidades do público da música sertaneja. Com base no método de análise de conteúdo, buscamos identificar elementos que indiquem o potencial educacional e formativo das sensibilidades a partir de canções da dupla. Entendemos que as canções dos artistas propõem uma valorização de diferentes formas de trabalho e a dignificação do homem pelo labor, e com base na sensibilidade religiosa, idealizam condutas e propõem um comportamento que orientam práticas e comportamentos, e deste modo permite inferir que essas canções desempenham uma função formativa, a partir da educação das sensibilidades.
id UEMG-2_4820ea3d2c5cb25713d8ebdb31856f07
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4938
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling A construção de uma sensibilidade para o trabalho a partir de canções da obra de Tião Carreiro e PardinhoHistória da EducaçãoSensibilidadesRepresentaçãoTião Carreiro e PardinhoNeste trabalho que se localiza no campo da História da Educação, e parte do âmbito da História Cultural, pretendemos analisar como canções presentes na obra de Tião Carreiro e Pardinho, uma dupla da música sertaneja, propõem uma sensibilidade para o trabalho e a valorização de diferentes formas de trabalho, e potencialmente educam as sensibilidades do público da música sertaneja. Com base no método de análise de conteúdo, buscamos identificar elementos que indiquem o potencial educacional e formativo das sensibilidades a partir de canções da dupla. Entendemos que as canções dos artistas propõem uma valorização de diferentes formas de trabalho e a dignificação do homem pelo labor, e com base na sensibilidade religiosa, idealizam condutas e propõem um comportamento que orientam práticas e comportamentos, e deste modo permite inferir que essas canções desempenham uma função formativa, a partir da educação das sensibilidades.EDUEMG2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/493810.24934/eef.v23i41.4938Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 274-292Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 274-292Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 274-2922317-00931519-332210.24934/eef.v23i41reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4938/3155Copyright (c) 2020 Lucas Fíngolo Claras, Evelyn de Almeida Orlandoinfo:eu-repo/semantics/openAccessClaras, Lucas FíngoloOrlando, Evelyn de Almeida2020-12-18T23:09:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4938Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-18T23:09:08Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de uma sensibilidade para o trabalho a partir de canções da obra de Tião Carreiro e Pardinho
title A construção de uma sensibilidade para o trabalho a partir de canções da obra de Tião Carreiro e Pardinho
spellingShingle A construção de uma sensibilidade para o trabalho a partir de canções da obra de Tião Carreiro e Pardinho
Claras, Lucas Fíngolo
História da Educação
Sensibilidades
Representação
Tião Carreiro e Pardinho
title_short A construção de uma sensibilidade para o trabalho a partir de canções da obra de Tião Carreiro e Pardinho
title_full A construção de uma sensibilidade para o trabalho a partir de canções da obra de Tião Carreiro e Pardinho
title_fullStr A construção de uma sensibilidade para o trabalho a partir de canções da obra de Tião Carreiro e Pardinho
title_full_unstemmed A construção de uma sensibilidade para o trabalho a partir de canções da obra de Tião Carreiro e Pardinho
title_sort A construção de uma sensibilidade para o trabalho a partir de canções da obra de Tião Carreiro e Pardinho
author Claras, Lucas Fíngolo
author_facet Claras, Lucas Fíngolo
Orlando, Evelyn de Almeida
author_role author
author2 Orlando, Evelyn de Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Claras, Lucas Fíngolo
Orlando, Evelyn de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação
Sensibilidades
Representação
Tião Carreiro e Pardinho
topic História da Educação
Sensibilidades
Representação
Tião Carreiro e Pardinho
description Neste trabalho que se localiza no campo da História da Educação, e parte do âmbito da História Cultural, pretendemos analisar como canções presentes na obra de Tião Carreiro e Pardinho, uma dupla da música sertaneja, propõem uma sensibilidade para o trabalho e a valorização de diferentes formas de trabalho, e potencialmente educam as sensibilidades do público da música sertaneja. Com base no método de análise de conteúdo, buscamos identificar elementos que indiquem o potencial educacional e formativo das sensibilidades a partir de canções da dupla. Entendemos que as canções dos artistas propõem uma valorização de diferentes formas de trabalho e a dignificação do homem pelo labor, e com base na sensibilidade religiosa, idealizam condutas e propõem um comportamento que orientam práticas e comportamentos, e deste modo permite inferir que essas canções desempenham uma função formativa, a partir da educação das sensibilidades.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4938
10.24934/eef.v23i41.4938
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4938
identifier_str_mv 10.24934/eef.v23i41.4938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4938/3155
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Lucas Fíngolo Claras, Evelyn de Almeida Orlando
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Lucas Fíngolo Claras, Evelyn de Almeida Orlando
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 274-292
Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 274-292
Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 274-292
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v23i41
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470285430784