A construção de uma sensibilidade para o trabalho a partir de canções da obra de Tião Carreiro e Pardinho
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4938 |
Resumo: | Neste trabalho que se localiza no campo da História da Educação, e parte do âmbito da História Cultural, pretendemos analisar como canções presentes na obra de Tião Carreiro e Pardinho, uma dupla da música sertaneja, propõem uma sensibilidade para o trabalho e a valorização de diferentes formas de trabalho, e potencialmente educam as sensibilidades do público da música sertaneja. Com base no método de análise de conteúdo, buscamos identificar elementos que indiquem o potencial educacional e formativo das sensibilidades a partir de canções da dupla. Entendemos que as canções dos artistas propõem uma valorização de diferentes formas de trabalho e a dignificação do homem pelo labor, e com base na sensibilidade religiosa, idealizam condutas e propõem um comportamento que orientam práticas e comportamentos, e deste modo permite inferir que essas canções desempenham uma função formativa, a partir da educação das sensibilidades. |
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A construção de uma sensibilidade para o trabalho a partir de canções da obra de Tião Carreiro e PardinhoHistória da EducaçãoSensibilidadesRepresentaçãoTião Carreiro e PardinhoNeste trabalho que se localiza no campo da História da Educação, e parte do âmbito da História Cultural, pretendemos analisar como canções presentes na obra de Tião Carreiro e Pardinho, uma dupla da música sertaneja, propõem uma sensibilidade para o trabalho e a valorização de diferentes formas de trabalho, e potencialmente educam as sensibilidades do público da música sertaneja. Com base no método de análise de conteúdo, buscamos identificar elementos que indiquem o potencial educacional e formativo das sensibilidades a partir de canções da dupla. Entendemos que as canções dos artistas propõem uma valorização de diferentes formas de trabalho e a dignificação do homem pelo labor, e com base na sensibilidade religiosa, idealizam condutas e propõem um comportamento que orientam práticas e comportamentos, e deste modo permite inferir que essas canções desempenham uma função formativa, a partir da educação das sensibilidades.EDUEMG2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/493810.24934/eef.v23i41.4938Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 274-292Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 274-292Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 274-2922317-00931519-332210.24934/eef.v23i41reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4938/3155Copyright (c) 2020 Lucas Fíngolo Claras, Evelyn de Almeida Orlandoinfo:eu-repo/semantics/openAccessClaras, Lucas FíngoloOrlando, Evelyn de Almeida2020-12-18T23:09:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4938Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-18T23:09:08Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
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