QUESTÕES EM TORNO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Cláudio Lúcio
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Rodrigues, Luana de Cássia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/534
Resumo: RESUMO (DOSSIÊ) Neste texto, abordamos seis questões contemporâneas sobre a formação inicial de professores. Tais questões foram levantadas, prioritariamente, com base em parte da literatura contemporânea sobre o assunto e em diálogo metodológico com as proposições foucaultianas sobre a arte de governo. Analiticamente, tratamos: da formação docente como uma arena de luta contemporânea; do lugar que ocupa a licenciatura nas instituições de ensino superior brasileiras; do novo tipo de aluno que está chegando às licenciaturas; da necessidade de aproximação entre instituições de ensino superior / escolas públicas municipais e estaduais; da organização do currículo de formação e o investimento na formação inicial advindos de políticas contemporâneas. Concluímos que o sujeito é um produto – e, ao mesmo tempo, produtor – das práticas sociais, entendidas como aquelas conexões que nos ligam a outros humanos, a saberes e a relações de poder que nos rodeiam, constituindo a nós como tipos específicos de alunos e professores.
id UEMG-2_5252dade05d42f40d7a5caaf190f1384
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/534
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling QUESTÕES EM TORNO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORESformação de inicial de professoresgoverno de EstadoFoucaultpolíticas públicasRESUMO (DOSSIÊ) Neste texto, abordamos seis questões contemporâneas sobre a formação inicial de professores. Tais questões foram levantadas, prioritariamente, com base em parte da literatura contemporânea sobre o assunto e em diálogo metodológico com as proposições foucaultianas sobre a arte de governo. Analiticamente, tratamos: da formação docente como uma arena de luta contemporânea; do lugar que ocupa a licenciatura nas instituições de ensino superior brasileiras; do novo tipo de aluno que está chegando às licenciaturas; da necessidade de aproximação entre instituições de ensino superior / escolas públicas municipais e estaduais; da organização do currículo de formação e o investimento na formação inicial advindos de políticas contemporâneas. Concluímos que o sujeito é um produto – e, ao mesmo tempo, produtor – das práticas sociais, entendidas como aquelas conexões que nos ligam a outros humanos, a saberes e a relações de poder que nos rodeiam, constituindo a nós como tipos específicos de alunos e professores.EDUEMG2014-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/53410.24934/eef.v17i24.534Educação em Foco; Vol. 17 No. 24 (2014): Educação em Foco; 13-42Educação em Foco; Vol. 17 Núm. 24 (2014): Educação em Foco; 13-42Educação em Foco; v. 17 n. 24 (2014): Educação em Foco; 13-422317-00931519-332210.24934/eef.v17i24reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/534/408Mendes, Cláudio LúcioRodrigues, Luana de Cássiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/534Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv QUESTÕES EM TORNO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
title QUESTÕES EM TORNO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
spellingShingle QUESTÕES EM TORNO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Mendes, Cláudio Lúcio
formação de inicial de professores
governo de Estado
Foucault
políticas públicas
title_short QUESTÕES EM TORNO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
title_full QUESTÕES EM TORNO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
title_fullStr QUESTÕES EM TORNO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
title_full_unstemmed QUESTÕES EM TORNO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
title_sort QUESTÕES EM TORNO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
author Mendes, Cláudio Lúcio
author_facet Mendes, Cláudio Lúcio
Rodrigues, Luana de Cássia
author_role author
author2 Rodrigues, Luana de Cássia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Cláudio Lúcio
Rodrigues, Luana de Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv formação de inicial de professores
governo de Estado
Foucault
políticas públicas
topic formação de inicial de professores
governo de Estado
Foucault
políticas públicas
description RESUMO (DOSSIÊ) Neste texto, abordamos seis questões contemporâneas sobre a formação inicial de professores. Tais questões foram levantadas, prioritariamente, com base em parte da literatura contemporânea sobre o assunto e em diálogo metodológico com as proposições foucaultianas sobre a arte de governo. Analiticamente, tratamos: da formação docente como uma arena de luta contemporânea; do lugar que ocupa a licenciatura nas instituições de ensino superior brasileiras; do novo tipo de aluno que está chegando às licenciaturas; da necessidade de aproximação entre instituições de ensino superior / escolas públicas municipais e estaduais; da organização do currículo de formação e o investimento na formação inicial advindos de políticas contemporâneas. Concluímos que o sujeito é um produto – e, ao mesmo tempo, produtor – das práticas sociais, entendidas como aquelas conexões que nos ligam a outros humanos, a saberes e a relações de poder que nos rodeiam, constituindo a nós como tipos específicos de alunos e professores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/534
10.24934/eef.v17i24.534
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/534
identifier_str_mv 10.24934/eef.v17i24.534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/534/408
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 17 No. 24 (2014): Educação em Foco; 13-42
Educação em Foco; Vol. 17 Núm. 24 (2014): Educação em Foco; 13-42
Educação em Foco; v. 17 n. 24 (2014): Educação em Foco; 13-42
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v17i24
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468904456192