Qualidade da educação: os desafios de uma escola justa e eficaz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Edna Martins
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Castro, Maria Céres Pimenta Spínola
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3294
Resumo: Este artigo discute o conceito de qualidade na Educação, mostrando seu caráter polissêmico e sua vinculação às demandas e exigências de um dado tempo histórico e um determinado espaço geográfico. A partir da análise da dinâmica interna do sistema educacional, serão examinados três significados distintos do termo “qualidade de ensino”, que têm circulado na sociedade brasileira, ao longo dos tempos, ancorados nas demandas de democratização do acesso à educação, de permanência na escola e de aprendizagem, sendo esta última associada à aferição de desempenho pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Busca, ainda, relacionar qualidade da educação com dimensões intra e extraescolares que interagem na construção desse conceito e analisar as possibilidades para que a escola seja de qualidade, justa e eficaz.
id UEMG-2_5324fd5471397d2a74bc5290d86fb96c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3294
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Qualidade da educação: os desafios de uma escola justa e eficazAcessopermanênciaaprendizagemqualidadeEste artigo discute o conceito de qualidade na Educação, mostrando seu caráter polissêmico e sua vinculação às demandas e exigências de um dado tempo histórico e um determinado espaço geográfico. A partir da análise da dinâmica interna do sistema educacional, serão examinados três significados distintos do termo “qualidade de ensino”, que têm circulado na sociedade brasileira, ao longo dos tempos, ancorados nas demandas de democratização do acesso à educação, de permanência na escola e de aprendizagem, sendo esta última associada à aferição de desempenho pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Busca, ainda, relacionar qualidade da educação com dimensões intra e extraescolares que interagem na construção desse conceito e analisar as possibilidades para que a escola seja de qualidade, justa e eficaz.EDUEMG2020-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/329410.24934/eef.v23i39.3294Educação em Foco; Vol. 23 No. 39 (2020): Educação em Foco; 8-26Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 39 (2020): Educação em Foco; 8-26Educação em Foco; v. 23 n. 39 (2020): Educação em Foco; 8-262317-00931519-332210.24934/eef.v23i39reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3294/2641Copyright (c) 2020 Edna Martins Borges, Maria Céres Pimenta Spínola Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Edna MartinsCastro, Maria Céres Pimenta Spínola2020-06-10T15:59:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3294Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-06-10T15:59Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade da educação: os desafios de uma escola justa e eficaz
title Qualidade da educação: os desafios de uma escola justa e eficaz
spellingShingle Qualidade da educação: os desafios de uma escola justa e eficaz
Borges, Edna Martins
Acesso
permanência
aprendizagem
qualidade
title_short Qualidade da educação: os desafios de uma escola justa e eficaz
title_full Qualidade da educação: os desafios de uma escola justa e eficaz
title_fullStr Qualidade da educação: os desafios de uma escola justa e eficaz
title_full_unstemmed Qualidade da educação: os desafios de uma escola justa e eficaz
title_sort Qualidade da educação: os desafios de uma escola justa e eficaz
author Borges, Edna Martins
author_facet Borges, Edna Martins
Castro, Maria Céres Pimenta Spínola
author_role author
author2 Castro, Maria Céres Pimenta Spínola
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Edna Martins
Castro, Maria Céres Pimenta Spínola
dc.subject.por.fl_str_mv Acesso
permanência
aprendizagem
qualidade
topic Acesso
permanência
aprendizagem
qualidade
description Este artigo discute o conceito de qualidade na Educação, mostrando seu caráter polissêmico e sua vinculação às demandas e exigências de um dado tempo histórico e um determinado espaço geográfico. A partir da análise da dinâmica interna do sistema educacional, serão examinados três significados distintos do termo “qualidade de ensino”, que têm circulado na sociedade brasileira, ao longo dos tempos, ancorados nas demandas de democratização do acesso à educação, de permanência na escola e de aprendizagem, sendo esta última associada à aferição de desempenho pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Busca, ainda, relacionar qualidade da educação com dimensões intra e extraescolares que interagem na construção desse conceito e analisar as possibilidades para que a escola seja de qualidade, justa e eficaz.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3294
10.24934/eef.v23i39.3294
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3294
identifier_str_mv 10.24934/eef.v23i39.3294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3294/2641
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Edna Martins Borges, Maria Céres Pimenta Spínola Castro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Edna Martins Borges, Maria Céres Pimenta Spínola Castro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 23 No. 39 (2020): Educação em Foco; 8-26
Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 39 (2020): Educação em Foco; 8-26
Educação em Foco; v. 23 n. 39 (2020): Educação em Foco; 8-26
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v23i39
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469780017152