Qualidade da educação: os desafios de uma escola justa e eficaz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3294 |
Resumo: | Este artigo discute o conceito de qualidade na Educação, mostrando seu caráter polissêmico e sua vinculação às demandas e exigências de um dado tempo histórico e um determinado espaço geográfico. A partir da análise da dinâmica interna do sistema educacional, serão examinados três significados distintos do termo “qualidade de ensino”, que têm circulado na sociedade brasileira, ao longo dos tempos, ancorados nas demandas de democratização do acesso à educação, de permanência na escola e de aprendizagem, sendo esta última associada à aferição de desempenho pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Busca, ainda, relacionar qualidade da educação com dimensões intra e extraescolares que interagem na construção desse conceito e analisar as possibilidades para que a escola seja de qualidade, justa e eficaz. |
id |
UEMG-2_5324fd5471397d2a74bc5290d86fb96c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3294 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Qualidade da educação: os desafios de uma escola justa e eficazAcessopermanênciaaprendizagemqualidadeEste artigo discute o conceito de qualidade na Educação, mostrando seu caráter polissêmico e sua vinculação às demandas e exigências de um dado tempo histórico e um determinado espaço geográfico. A partir da análise da dinâmica interna do sistema educacional, serão examinados três significados distintos do termo “qualidade de ensino”, que têm circulado na sociedade brasileira, ao longo dos tempos, ancorados nas demandas de democratização do acesso à educação, de permanência na escola e de aprendizagem, sendo esta última associada à aferição de desempenho pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Busca, ainda, relacionar qualidade da educação com dimensões intra e extraescolares que interagem na construção desse conceito e analisar as possibilidades para que a escola seja de qualidade, justa e eficaz.EDUEMG2020-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/329410.24934/eef.v23i39.3294Educação em Foco; Vol. 23 No. 39 (2020): Educação em Foco; 8-26Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 39 (2020): Educação em Foco; 8-26Educação em Foco; v. 23 n. 39 (2020): Educação em Foco; 8-262317-00931519-332210.24934/eef.v23i39reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3294/2641Copyright (c) 2020 Edna Martins Borges, Maria Céres Pimenta Spínola Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Edna MartinsCastro, Maria Céres Pimenta Spínola2020-06-10T15:59:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3294Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-06-10T15:59Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade da educação: os desafios de uma escola justa e eficaz |
title |
Qualidade da educação: os desafios de uma escola justa e eficaz |
spellingShingle |
Qualidade da educação: os desafios de uma escola justa e eficaz Borges, Edna Martins Acesso permanência aprendizagem qualidade |
title_short |
Qualidade da educação: os desafios de uma escola justa e eficaz |
title_full |
Qualidade da educação: os desafios de uma escola justa e eficaz |
title_fullStr |
Qualidade da educação: os desafios de uma escola justa e eficaz |
title_full_unstemmed |
Qualidade da educação: os desafios de uma escola justa e eficaz |
title_sort |
Qualidade da educação: os desafios de uma escola justa e eficaz |
author |
Borges, Edna Martins |
author_facet |
Borges, Edna Martins Castro, Maria Céres Pimenta Spínola |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Maria Céres Pimenta Spínola |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Edna Martins Castro, Maria Céres Pimenta Spínola |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acesso permanência aprendizagem qualidade |
topic |
Acesso permanência aprendizagem qualidade |
description |
Este artigo discute o conceito de qualidade na Educação, mostrando seu caráter polissêmico e sua vinculação às demandas e exigências de um dado tempo histórico e um determinado espaço geográfico. A partir da análise da dinâmica interna do sistema educacional, serão examinados três significados distintos do termo “qualidade de ensino”, que têm circulado na sociedade brasileira, ao longo dos tempos, ancorados nas demandas de democratização do acesso à educação, de permanência na escola e de aprendizagem, sendo esta última associada à aferição de desempenho pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Busca, ainda, relacionar qualidade da educação com dimensões intra e extraescolares que interagem na construção desse conceito e analisar as possibilidades para que a escola seja de qualidade, justa e eficaz. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3294 10.24934/eef.v23i39.3294 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3294 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v23i39.3294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3294/2641 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Edna Martins Borges, Maria Céres Pimenta Spínola Castro info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Edna Martins Borges, Maria Céres Pimenta Spínola Castro |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 23 No. 39 (2020): Educação em Foco; 8-26 Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 39 (2020): Educação em Foco; 8-26 Educação em Foco; v. 23 n. 39 (2020): Educação em Foco; 8-26 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v23i39 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469780017152 |