Literatura infantil: a relação texto e imagem no livro ilustrado e seu papel na formação leitora das crianças da educação básica –: uma análise do livro “Meu gato mais tonto do mundo”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7082 |
Resumo: | The article approaches the relationships established between text and image in a narrative. It considers illustration as a resource that transcends stylistic objective. It performs exploratory analysis, searching for theoretical bases that support research. After, proceed to the analysis of the book "My most foolish cat in the world", to exemplify the discussion around the theme. The results showed that the images stopped being considered mere stylistic resources and started to compose the story as visual language, loaded with meaning, exercising substantial functions in children's literature; that the relation text and image must be properly understood, especially by educators, so that it is used as a resource to contribute and expand the reflective capacity of students and as a strategy in the process of reading training of children in early childhood education. However, it lacks studies and research that deepen the discussions on multilingualism and its use in educational processes. |
id |
UEMG-2_560f924a53095ac0e7471ab638e3921e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7082 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Literatura infantil: a relação texto e imagem no livro ilustrado e seu papel na formação leitora das crianças da educação básica –: uma análise do livro “Meu gato mais tonto do mundo”Formação LeitoraLivro InfantilRelação texto-imagemReading trainingChildren’s bookText-image relationshipFormación de LectoresLibro infantilRelación texto-imagenThe article approaches the relationships established between text and image in a narrative. It considers illustration as a resource that transcends stylistic objective. It performs exploratory analysis, searching for theoretical bases that support research. After, proceed to the analysis of the book "My most foolish cat in the world", to exemplify the discussion around the theme. The results showed that the images stopped being considered mere stylistic resources and started to compose the story as visual language, loaded with meaning, exercising substantial functions in children's literature; that the relation text and image must be properly understood, especially by educators, so that it is used as a resource to contribute and expand the reflective capacity of students and as a strategy in the process of reading training of children in early childhood education. However, it lacks studies and research that deepen the discussions on multilingualism and its use in educational processes.El artículo aborda relaciones que se establecen entre el texto y la imagen en narración. Considera la ilustración un recurso que trasciende el objetivo estilístico. Realiza análisis exploratorio, buscando bases teóricas que sustentan la investigación. Después, se procede al análisis del libro "Mi gato más tonto del mundo", para ejemplificar la discusión. Los resultados mostraron que las imágenes dejaron de ser consideradas meros recursos estilísticos y pasaron a componer el relato como lenguaje visual, cargado de significado, ejerciendo funciones sustanciales en la literatura infantil; que la relación texto e imagen debe ser adecuadamente comprendida, especialmente por los educadores, para que sea utilizada como recurso para contribuir y ampliar la capacidad reflexiva de los alumnos y como estrategia en el proceso de formación lectora de los niños en la educación infantil. Sin embargo, faltan estudios e investigaciones que profundicen los debates sobre el multilingüismo y su uso en los procesos educativos.O artigo aborda a importância das relações estabelecidas entre texto e imagem em uma narrativa. Considera a ilustração como recurso que transcende o objetivo estilístico. Realiza análise exploratória, buscando bases teóricas que sustentam a pesquisa. Construído o referencial teórico, procede-se a análise do livro “Meu gato mais tonto do mundo”, para exemplificar a discussão em torno do tema. Os resultados mostraram que as imagens deixaram de ser consideradas meros recursos estilísticos e passaram a compor a história como linguagem visual, carregada de sentido, exercendo funções substanciais na literatura infantil; que a relação texto e imagem deve ser adequadamente compreendida, especialmente, por educadores, para que seja empregada como recurso para contribuir e ampliar a capacidade reflexiva dos alunos e como estratégia no processo de formação leitora das crianças na Educação Infantil. Porém, carece de estudos e pesquisas que aprofundem as discussões sobre as multilinguagens e seu uso nos processos educativos.EDUEMG2024-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/708210.36704/eef.v27i51.7082Educação em Foco; Vol. 27 No. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-28Educação em Foco; Vol. 27 Núm. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-28Educação em Foco; v. 27 n. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-282317-009310.36704/eef.v27i51reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7082/5080Copyright (c) 2024 Magda Dezotti, Diana de Lima Correia Muniz , Michele Chaiben Vargas info:eu-repo/semantics/openAccessMagda Dezottide Lima Correia Muniz , DianaChaiben Vargas , Michele2024-04-19T18:33:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7082Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2024-04-19T18:33:42Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura infantil: a relação texto e imagem no livro ilustrado e seu papel na formação leitora das crianças da educação básica –: uma análise do livro “Meu gato mais tonto do mundo” |
title |
Literatura infantil: a relação texto e imagem no livro ilustrado e seu papel na formação leitora das crianças da educação básica –: uma análise do livro “Meu gato mais tonto do mundo” |
spellingShingle |
Literatura infantil: a relação texto e imagem no livro ilustrado e seu papel na formação leitora das crianças da educação básica –: uma análise do livro “Meu gato mais tonto do mundo” Magda Dezotti Formação Leitora Livro Infantil Relação texto-imagem Reading training Children’s book Text-image relationship Formación de Lectores Libro infantil Relación texto-imagen |
title_short |
Literatura infantil: a relação texto e imagem no livro ilustrado e seu papel na formação leitora das crianças da educação básica –: uma análise do livro “Meu gato mais tonto do mundo” |
title_full |
Literatura infantil: a relação texto e imagem no livro ilustrado e seu papel na formação leitora das crianças da educação básica –: uma análise do livro “Meu gato mais tonto do mundo” |
title_fullStr |
Literatura infantil: a relação texto e imagem no livro ilustrado e seu papel na formação leitora das crianças da educação básica –: uma análise do livro “Meu gato mais tonto do mundo” |
title_full_unstemmed |
Literatura infantil: a relação texto e imagem no livro ilustrado e seu papel na formação leitora das crianças da educação básica –: uma análise do livro “Meu gato mais tonto do mundo” |
title_sort |
Literatura infantil: a relação texto e imagem no livro ilustrado e seu papel na formação leitora das crianças da educação básica –: uma análise do livro “Meu gato mais tonto do mundo” |
author |
Magda Dezotti |
author_facet |
Magda Dezotti de Lima Correia Muniz , Diana Chaiben Vargas , Michele |
author_role |
author |
author2 |
de Lima Correia Muniz , Diana Chaiben Vargas , Michele |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magda Dezotti de Lima Correia Muniz , Diana Chaiben Vargas , Michele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Leitora Livro Infantil Relação texto-imagem Reading training Children’s book Text-image relationship Formación de Lectores Libro infantil Relación texto-imagen |
topic |
Formação Leitora Livro Infantil Relação texto-imagem Reading training Children’s book Text-image relationship Formación de Lectores Libro infantil Relación texto-imagen |
description |
The article approaches the relationships established between text and image in a narrative. It considers illustration as a resource that transcends stylistic objective. It performs exploratory analysis, searching for theoretical bases that support research. After, proceed to the analysis of the book "My most foolish cat in the world", to exemplify the discussion around the theme. The results showed that the images stopped being considered mere stylistic resources and started to compose the story as visual language, loaded with meaning, exercising substantial functions in children's literature; that the relation text and image must be properly understood, especially by educators, so that it is used as a resource to contribute and expand the reflective capacity of students and as a strategy in the process of reading training of children in early childhood education. However, it lacks studies and research that deepen the discussions on multilingualism and its use in educational processes. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7082 10.36704/eef.v27i51.7082 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7082 |
identifier_str_mv |
10.36704/eef.v27i51.7082 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7082/5080 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Magda Dezotti, Diana de Lima Correia Muniz , Michele Chaiben Vargas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Magda Dezotti, Diana de Lima Correia Muniz , Michele Chaiben Vargas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 27 No. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-28 Educação em Foco; Vol. 27 Núm. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-28 Educação em Foco; v. 27 n. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-28 2317-0093 10.36704/eef.v27i51 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1798045782523248640 |