Literatura infantil: a relação texto e imagem no livro ilustrado e seu papel na formação leitora das crianças da educação básica –: uma análise do livro “Meu gato mais tonto do mundo”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magda Dezotti
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: de Lima Correia Muniz , Diana, Chaiben Vargas , Michele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7082
Resumo: The article approaches the relationships established between text and image in a narrative. It considers illustration as a resource that transcends stylistic objective. It performs exploratory analysis, searching for theoretical bases that support research. After, proceed to the analysis of the book "My most foolish cat in the world", to exemplify the discussion around the theme. The results showed that the images stopped being considered mere stylistic resources and started to compose the story as visual language, loaded with meaning, exercising substantial functions in children's literature; that the relation text and image must be properly understood, especially by educators, so that it is used as a resource to contribute and expand the reflective capacity of students and as a strategy in the process of reading training of children in early childhood education. However, it lacks studies and research that deepen the discussions on multilingualism and its use in educational processes.
id UEMG-2_560f924a53095ac0e7471ab638e3921e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7082
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Literatura infantil: a relação texto e imagem no livro ilustrado e seu papel na formação leitora das crianças da educação básica –: uma análise do livro “Meu gato mais tonto do mundo”Formação LeitoraLivro InfantilRelação texto-imagemReading trainingChildren’s bookText-image relationshipFormación de LectoresLibro infantilRelación texto-imagenThe article approaches the relationships established between text and image in a narrative. It considers illustration as a resource that transcends stylistic objective. It performs exploratory analysis, searching for theoretical bases that support research. After, proceed to the analysis of the book "My most foolish cat in the world", to exemplify the discussion around the theme. The results showed that the images stopped being considered mere stylistic resources and started to compose the story as visual language, loaded with meaning, exercising substantial functions in children's literature; that the relation text and image must be properly understood, especially by educators, so that it is used as a resource to contribute and expand the reflective capacity of students and as a strategy in the process of reading training of children in early childhood education. However, it lacks studies and research that deepen the discussions on multilingualism and its use in educational processes.El artículo aborda relaciones que se establecen entre el texto y la imagen en  narración. Considera la ilustración un recurso que trasciende el objetivo estilístico. Realiza análisis exploratorio, buscando bases teóricas que sustentan la investigación. Después, se procede al análisis del libro "Mi gato más tonto del mundo", para ejemplificar la discusión. Los resultados mostraron que las imágenes dejaron de ser consideradas meros recursos estilísticos y pasaron a componer el relato como lenguaje visual, cargado de significado, ejerciendo funciones sustanciales en la literatura infantil; que la relación texto e imagen debe ser adecuadamente comprendida, especialmente por los educadores, para que sea utilizada como recurso para contribuir y ampliar la capacidad reflexiva de los alumnos y como estrategia en el proceso de formación lectora de los niños en la educación infantil. Sin embargo, faltan estudios e investigaciones que profundicen los debates sobre el multilingüismo y su uso en los procesos educativos.O artigo aborda a importância das relações estabelecidas entre texto e imagem em uma narrativa. Considera a ilustração como recurso que transcende o objetivo estilístico. Realiza análise exploratória, buscando bases teóricas que sustentam a pesquisa. Construído o referencial teórico, procede-se a análise do livro “Meu gato mais tonto do mundo”, para exemplificar a discussão em torno do tema. Os resultados mostraram que as imagens deixaram de ser consideradas meros recursos estilísticos e passaram a compor a história como linguagem visual, carregada de sentido, exercendo funções substanciais na literatura infantil; que a relação texto e imagem deve ser adequadamente compreendida, especialmente, por educadores, para que seja empregada como recurso para contribuir e ampliar a capacidade reflexiva dos alunos e como estratégia no processo de formação leitora das crianças na Educação Infantil. Porém, carece de estudos e pesquisas que aprofundem as discussões sobre as multilinguagens e seu uso nos processos educativos.EDUEMG2024-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/708210.36704/eef.v27i51.7082Educação em Foco; Vol. 27 No. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-28Educação em Foco; Vol. 27 Núm. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-28Educação em Foco; v. 27 n. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-282317-009310.36704/eef.v27i51reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7082/5080Copyright (c) 2024 Magda Dezotti, Diana de Lima Correia Muniz , Michele Chaiben Vargas info:eu-repo/semantics/openAccessMagda Dezottide Lima Correia Muniz , DianaChaiben Vargas , Michele2024-04-19T18:33:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7082Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2024-04-19T18:33:42Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura infantil: a relação texto e imagem no livro ilustrado e seu papel na formação leitora das crianças da educação básica –: uma análise do livro “Meu gato mais tonto do mundo”
title Literatura infantil: a relação texto e imagem no livro ilustrado e seu papel na formação leitora das crianças da educação básica –: uma análise do livro “Meu gato mais tonto do mundo”
spellingShingle Literatura infantil: a relação texto e imagem no livro ilustrado e seu papel na formação leitora das crianças da educação básica –: uma análise do livro “Meu gato mais tonto do mundo”
Magda Dezotti
Formação Leitora
Livro Infantil
Relação texto-imagem
Reading training
Children’s book
Text-image relationship
Formación de Lectores
Libro infantil
Relación texto-imagen
title_short Literatura infantil: a relação texto e imagem no livro ilustrado e seu papel na formação leitora das crianças da educação básica –: uma análise do livro “Meu gato mais tonto do mundo”
title_full Literatura infantil: a relação texto e imagem no livro ilustrado e seu papel na formação leitora das crianças da educação básica –: uma análise do livro “Meu gato mais tonto do mundo”
title_fullStr Literatura infantil: a relação texto e imagem no livro ilustrado e seu papel na formação leitora das crianças da educação básica –: uma análise do livro “Meu gato mais tonto do mundo”
title_full_unstemmed Literatura infantil: a relação texto e imagem no livro ilustrado e seu papel na formação leitora das crianças da educação básica –: uma análise do livro “Meu gato mais tonto do mundo”
title_sort Literatura infantil: a relação texto e imagem no livro ilustrado e seu papel na formação leitora das crianças da educação básica –: uma análise do livro “Meu gato mais tonto do mundo”
author Magda Dezotti
author_facet Magda Dezotti
de Lima Correia Muniz , Diana
Chaiben Vargas , Michele
author_role author
author2 de Lima Correia Muniz , Diana
Chaiben Vargas , Michele
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magda Dezotti
de Lima Correia Muniz , Diana
Chaiben Vargas , Michele
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Leitora
Livro Infantil
Relação texto-imagem
Reading training
Children’s book
Text-image relationship
Formación de Lectores
Libro infantil
Relación texto-imagen
topic Formação Leitora
Livro Infantil
Relação texto-imagem
Reading training
Children’s book
Text-image relationship
Formación de Lectores
Libro infantil
Relación texto-imagen
description The article approaches the relationships established between text and image in a narrative. It considers illustration as a resource that transcends stylistic objective. It performs exploratory analysis, searching for theoretical bases that support research. After, proceed to the analysis of the book "My most foolish cat in the world", to exemplify the discussion around the theme. The results showed that the images stopped being considered mere stylistic resources and started to compose the story as visual language, loaded with meaning, exercising substantial functions in children's literature; that the relation text and image must be properly understood, especially by educators, so that it is used as a resource to contribute and expand the reflective capacity of students and as a strategy in the process of reading training of children in early childhood education. However, it lacks studies and research that deepen the discussions on multilingualism and its use in educational processes.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7082
10.36704/eef.v27i51.7082
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7082
identifier_str_mv 10.36704/eef.v27i51.7082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7082/5080
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Magda Dezotti, Diana de Lima Correia Muniz , Michele Chaiben Vargas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Magda Dezotti, Diana de Lima Correia Muniz , Michele Chaiben Vargas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 27 No. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-28
Educação em Foco; Vol. 27 Núm. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-28
Educação em Foco; v. 27 n. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-28
2317-0093
10.36704/eef.v27i51
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1798045782523248640