Relações tecidas entre a universidade e as escolas de Educação Básica por meio dos estágios supervisionados de cursos de licenciatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes Pereira, Lethycia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Reis, Rita de Cássia, Rivelli de Oliveira, Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5633
Resumo: Neste artigo debatemos as relações tecidas nos estágios supervisionados das licenciaturas presenciais entre a Universidade Federal de Juiz de Fora e as escolas estaduais. Almejamos compreender as dinâmicas estabelecidas na percepção de gestores escolares, professores supervisores e professores orientadores. Para tanto, realizamos uma pesquisa que contou com uma análise documental dos registros de estágio e a realização de entrevistas com gestores e professores supervisores das três escolas estaduais que mais receberam estagiários entre 2017 e 2019; e com os três professores orientadores que acompanharam esses estágios. Os dados foram analisados a partir das considerações de autores que discutem a dicotomia teoria versus prática. A pesquisa mostrou que as questões burocráticas ainda possuem destaque na parceria; a necessidade de se atribuir um maior protagonismo às escolas, aos gestores, coordenadores pedagógicos e professores nos projetos de estágio. Concluímos que os estágios compreendem a importância da presença nos diversos sentidos que ela assume. 
id UEMG-2_699cd5fe13a19c575500d08b35f18a38
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5633
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Relações tecidas entre a universidade e as escolas de Educação Básica por meio dos estágios supervisionados de cursos de licenciaturaRelação universidade-escola. Licenciatura. Formação de professores.Neste artigo debatemos as relações tecidas nos estágios supervisionados das licenciaturas presenciais entre a Universidade Federal de Juiz de Fora e as escolas estaduais. Almejamos compreender as dinâmicas estabelecidas na percepção de gestores escolares, professores supervisores e professores orientadores. Para tanto, realizamos uma pesquisa que contou com uma análise documental dos registros de estágio e a realização de entrevistas com gestores e professores supervisores das três escolas estaduais que mais receberam estagiários entre 2017 e 2019; e com os três professores orientadores que acompanharam esses estágios. Os dados foram analisados a partir das considerações de autores que discutem a dicotomia teoria versus prática. A pesquisa mostrou que as questões burocráticas ainda possuem destaque na parceria; a necessidade de se atribuir um maior protagonismo às escolas, aos gestores, coordenadores pedagógicos e professores nos projetos de estágio. Concluímos que os estágios compreendem a importância da presença nos diversos sentidos que ela assume. EDUEMG2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/563310.36704/eef.v24i44.5633Educação em Foco; Vol. 24 No. 44 (2021): Educação Em Foco; 352-373Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 44 (2021): Educação Em Foco; 352-373Educação em Foco; v. 24 n. 44 (2021): Educação Em Foco; 352-3732317-00931519-332210.36704/eef.v24i44reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5633/3887Copyright (c) 2021 Lethycia Lopes Pereira, Rita de C´ássia Reis, Helena Rivelli de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes Pereira, LethyciaReis, Rita de CássiaRivelli de Oliveira, Helena2021-12-29T12:33:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5633Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-12-29T12:33:36Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações tecidas entre a universidade e as escolas de Educação Básica por meio dos estágios supervisionados de cursos de licenciatura
title Relações tecidas entre a universidade e as escolas de Educação Básica por meio dos estágios supervisionados de cursos de licenciatura
spellingShingle Relações tecidas entre a universidade e as escolas de Educação Básica por meio dos estágios supervisionados de cursos de licenciatura
Lopes Pereira, Lethycia
Relação universidade-escola. Licenciatura. Formação de professores.
title_short Relações tecidas entre a universidade e as escolas de Educação Básica por meio dos estágios supervisionados de cursos de licenciatura
title_full Relações tecidas entre a universidade e as escolas de Educação Básica por meio dos estágios supervisionados de cursos de licenciatura
title_fullStr Relações tecidas entre a universidade e as escolas de Educação Básica por meio dos estágios supervisionados de cursos de licenciatura
title_full_unstemmed Relações tecidas entre a universidade e as escolas de Educação Básica por meio dos estágios supervisionados de cursos de licenciatura
title_sort Relações tecidas entre a universidade e as escolas de Educação Básica por meio dos estágios supervisionados de cursos de licenciatura
author Lopes Pereira, Lethycia
author_facet Lopes Pereira, Lethycia
Reis, Rita de Cássia
Rivelli de Oliveira, Helena
author_role author
author2 Reis, Rita de Cássia
Rivelli de Oliveira, Helena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes Pereira, Lethycia
Reis, Rita de Cássia
Rivelli de Oliveira, Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Relação universidade-escola. Licenciatura. Formação de professores.
topic Relação universidade-escola. Licenciatura. Formação de professores.
description Neste artigo debatemos as relações tecidas nos estágios supervisionados das licenciaturas presenciais entre a Universidade Federal de Juiz de Fora e as escolas estaduais. Almejamos compreender as dinâmicas estabelecidas na percepção de gestores escolares, professores supervisores e professores orientadores. Para tanto, realizamos uma pesquisa que contou com uma análise documental dos registros de estágio e a realização de entrevistas com gestores e professores supervisores das três escolas estaduais que mais receberam estagiários entre 2017 e 2019; e com os três professores orientadores que acompanharam esses estágios. Os dados foram analisados a partir das considerações de autores que discutem a dicotomia teoria versus prática. A pesquisa mostrou que as questões burocráticas ainda possuem destaque na parceria; a necessidade de se atribuir um maior protagonismo às escolas, aos gestores, coordenadores pedagógicos e professores nos projetos de estágio. Concluímos que os estágios compreendem a importância da presença nos diversos sentidos que ela assume. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5633
10.36704/eef.v24i44.5633
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5633
identifier_str_mv 10.36704/eef.v24i44.5633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5633/3887
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Lethycia Lopes Pereira, Rita de C´ássia Reis, Helena Rivelli de Oliveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Lethycia Lopes Pereira, Rita de C´ássia Reis, Helena Rivelli de Oliveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 24 No. 44 (2021): Educação Em Foco; 352-373
Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 44 (2021): Educação Em Foco; 352-373
Educação em Foco; v. 24 n. 44 (2021): Educação Em Foco; 352-373
2317-0093
1519-3322
10.36704/eef.v24i44
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470336811008