Relações tecidas entre a universidade e as escolas de Educação Básica por meio dos estágios supervisionados de cursos de licenciatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5633 |
Resumo: | Neste artigo debatemos as relações tecidas nos estágios supervisionados das licenciaturas presenciais entre a Universidade Federal de Juiz de Fora e as escolas estaduais. Almejamos compreender as dinâmicas estabelecidas na percepção de gestores escolares, professores supervisores e professores orientadores. Para tanto, realizamos uma pesquisa que contou com uma análise documental dos registros de estágio e a realização de entrevistas com gestores e professores supervisores das três escolas estaduais que mais receberam estagiários entre 2017 e 2019; e com os três professores orientadores que acompanharam esses estágios. Os dados foram analisados a partir das considerações de autores que discutem a dicotomia teoria versus prática. A pesquisa mostrou que as questões burocráticas ainda possuem destaque na parceria; a necessidade de se atribuir um maior protagonismo às escolas, aos gestores, coordenadores pedagógicos e professores nos projetos de estágio. Concluímos que os estágios compreendem a importância da presença nos diversos sentidos que ela assume. |
id |
UEMG-2_699cd5fe13a19c575500d08b35f18a38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5633 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações tecidas entre a universidade e as escolas de Educação Básica por meio dos estágios supervisionados de cursos de licenciaturaRelação universidade-escola. Licenciatura. Formação de professores.Neste artigo debatemos as relações tecidas nos estágios supervisionados das licenciaturas presenciais entre a Universidade Federal de Juiz de Fora e as escolas estaduais. Almejamos compreender as dinâmicas estabelecidas na percepção de gestores escolares, professores supervisores e professores orientadores. Para tanto, realizamos uma pesquisa que contou com uma análise documental dos registros de estágio e a realização de entrevistas com gestores e professores supervisores das três escolas estaduais que mais receberam estagiários entre 2017 e 2019; e com os três professores orientadores que acompanharam esses estágios. Os dados foram analisados a partir das considerações de autores que discutem a dicotomia teoria versus prática. A pesquisa mostrou que as questões burocráticas ainda possuem destaque na parceria; a necessidade de se atribuir um maior protagonismo às escolas, aos gestores, coordenadores pedagógicos e professores nos projetos de estágio. Concluímos que os estágios compreendem a importância da presença nos diversos sentidos que ela assume. EDUEMG2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/563310.36704/eef.v24i44.5633Educação em Foco; Vol. 24 No. 44 (2021): Educação Em Foco; 352-373Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 44 (2021): Educação Em Foco; 352-373Educação em Foco; v. 24 n. 44 (2021): Educação Em Foco; 352-3732317-00931519-332210.36704/eef.v24i44reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5633/3887Copyright (c) 2021 Lethycia Lopes Pereira, Rita de C´ássia Reis, Helena Rivelli de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes Pereira, LethyciaReis, Rita de CássiaRivelli de Oliveira, Helena2021-12-29T12:33:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5633Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-12-29T12:33:36Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações tecidas entre a universidade e as escolas de Educação Básica por meio dos estágios supervisionados de cursos de licenciatura |
title |
Relações tecidas entre a universidade e as escolas de Educação Básica por meio dos estágios supervisionados de cursos de licenciatura |
spellingShingle |
Relações tecidas entre a universidade e as escolas de Educação Básica por meio dos estágios supervisionados de cursos de licenciatura Lopes Pereira, Lethycia Relação universidade-escola. Licenciatura. Formação de professores. |
title_short |
Relações tecidas entre a universidade e as escolas de Educação Básica por meio dos estágios supervisionados de cursos de licenciatura |
title_full |
Relações tecidas entre a universidade e as escolas de Educação Básica por meio dos estágios supervisionados de cursos de licenciatura |
title_fullStr |
Relações tecidas entre a universidade e as escolas de Educação Básica por meio dos estágios supervisionados de cursos de licenciatura |
title_full_unstemmed |
Relações tecidas entre a universidade e as escolas de Educação Básica por meio dos estágios supervisionados de cursos de licenciatura |
title_sort |
Relações tecidas entre a universidade e as escolas de Educação Básica por meio dos estágios supervisionados de cursos de licenciatura |
author |
Lopes Pereira, Lethycia |
author_facet |
Lopes Pereira, Lethycia Reis, Rita de Cássia Rivelli de Oliveira, Helena |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Rita de Cássia Rivelli de Oliveira, Helena |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes Pereira, Lethycia Reis, Rita de Cássia Rivelli de Oliveira, Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação universidade-escola. Licenciatura. Formação de professores. |
topic |
Relação universidade-escola. Licenciatura. Formação de professores. |
description |
Neste artigo debatemos as relações tecidas nos estágios supervisionados das licenciaturas presenciais entre a Universidade Federal de Juiz de Fora e as escolas estaduais. Almejamos compreender as dinâmicas estabelecidas na percepção de gestores escolares, professores supervisores e professores orientadores. Para tanto, realizamos uma pesquisa que contou com uma análise documental dos registros de estágio e a realização de entrevistas com gestores e professores supervisores das três escolas estaduais que mais receberam estagiários entre 2017 e 2019; e com os três professores orientadores que acompanharam esses estágios. Os dados foram analisados a partir das considerações de autores que discutem a dicotomia teoria versus prática. A pesquisa mostrou que as questões burocráticas ainda possuem destaque na parceria; a necessidade de se atribuir um maior protagonismo às escolas, aos gestores, coordenadores pedagógicos e professores nos projetos de estágio. Concluímos que os estágios compreendem a importância da presença nos diversos sentidos que ela assume. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5633 10.36704/eef.v24i44.5633 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5633 |
identifier_str_mv |
10.36704/eef.v24i44.5633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5633/3887 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Lethycia Lopes Pereira, Rita de C´ássia Reis, Helena Rivelli de Oliveira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Lethycia Lopes Pereira, Rita de C´ássia Reis, Helena Rivelli de Oliveira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 24 No. 44 (2021): Educação Em Foco; 352-373 Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 44 (2021): Educação Em Foco; 352-373 Educação em Foco; v. 24 n. 44 (2021): Educação Em Foco; 352-373 2317-0093 1519-3322 10.36704/eef.v24i44 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205470336811008 |