Percepções e reflexões acerca do estágio supervisionado na Educação Infantil: um olhar sobre as concepções e práticas educativas dos educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Marta Silene Ferreira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fujita, Elza Tie
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/343
Resumo: Este trabalho tem, como objetivo, refletir sobre algumas concepções e práticas adotadas pelos educadores a partir das observações realizadas durante o Estágio Supervisionado na Educação Infantil em uma Instituição de Educação Infantil filantrópica, localizada na cidade de Londrina-PR. A etapa inicial deste trabalho teve como pressuposto realizar um resgate histórico da concepção de Educação Infantil e abordar a importância do Estagio para a formação docente. Posteriormente, por meio das observações, procurou-se apreender e analisar as concepções e práticas pedagógicas adotadas pelas educadoras, a fim repensar criticamente a realidade existente, fortalecendo, assim, a relação teoria e prática. Na etapa seguinte, foram tecidas algumas considerações acerca do projeto de intervenção que teve como pressuposto desenvolver ações pedagógicas de forma lúdica e criativa, a fim de promover a apropriação da experiência humana criada e acumulada ao longo da história. A experiência vivenciada no decorrer do Estágio foi de suma importância para o aprendizado e a reflexão acerca os desafios, possibilidades e dificuldades que a profissão de educador oferece. Apesar das conquistas visando a melhoria do atendimento das crianças nas instituições de educação infantil, percebeu-se que ainda temos um longo período a percorrer, a fim de oferecer às crianças um atendimento de qualidade e humanizado. Palavras chave: Educação Infantil. Estágio Supervisionado. Formação docente. Prática educativa. Perceptions and  reflections on supervised trainneeship in pré-schooleducation: a view of the educational concepts and practices of teachers This paper aims to reflect on certain concepts and practices adopted by teachers from observations made during the Supervised Traineeship in Pre-school education in a philanthropic Pre-school Educational Institution located in the city of Londrina, in the state of Paraná. The initial phase of this study was based on the assumption to conduct a historical review of the Pre-school Education e concept and address the importance of the Traineeship for teacher training. Later, through observations, we tried to grasp and analyze the pedagogical concepts and practices adopted by teachers in order to critically rethink the existing reality, thus strengthening the relationship between theory and practice. During the following stage, a few considerations were made regarding the intervention project that had the purpose of developing pedagogical actions in a fun a creative manner, in order to promote the ownership of the human experience created and accumulated throughout history. The experience lived during the Traineeship was of utmost importance for the learning process and the reflection on the challenges, possibilities and difficulties that the teaching profession offers. Despite the achievements aiming at the improvement of childcare in the pre-school institutions, we realized that we still have a long way to go in terms of offering quality and humane childcare. Keywords: Pre-school education. Supervised Traineeship. Teacher Training. Educational Practice. 
id EDUL-1_ebde4414e5680f1ea85f3f49b0fba797
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/343
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Percepções e reflexões acerca do estágio supervisionado na Educação Infantil: um olhar sobre as concepções e práticas educativas dos educadoresEducação InfantilEstágio SupervisionadoFormação docentePrática educativa.Estagio SupervisionadoEducação InfantilPráticas EducativasEste trabalho tem, como objetivo, refletir sobre algumas concepções e práticas adotadas pelos educadores a partir das observações realizadas durante o Estágio Supervisionado na Educação Infantil em uma Instituição de Educação Infantil filantrópica, localizada na cidade de Londrina-PR. A etapa inicial deste trabalho teve como pressuposto realizar um resgate histórico da concepção de Educação Infantil e abordar a importância do Estagio para a formação docente. Posteriormente, por meio das observações, procurou-se apreender e analisar as concepções e práticas pedagógicas adotadas pelas educadoras, a fim repensar criticamente a realidade existente, fortalecendo, assim, a relação teoria e prática. Na etapa seguinte, foram tecidas algumas considerações acerca do projeto de intervenção que teve como pressuposto desenvolver ações pedagógicas de forma lúdica e criativa, a fim de promover a apropriação da experiência humana criada e acumulada ao longo da história. A experiência vivenciada no decorrer do Estágio foi de suma importância para o aprendizado e a reflexão acerca os desafios, possibilidades e dificuldades que a profissão de educador oferece. Apesar das conquistas visando a melhoria do atendimento das crianças nas instituições de educação infantil, percebeu-se que ainda temos um longo período a percorrer, a fim de oferecer às crianças um atendimento de qualidade e humanizado. Palavras chave: Educação Infantil. Estágio Supervisionado. Formação docente. Prática educativa. Perceptions and  reflections on supervised trainneeship in pré-schooleducation: a view of the educational concepts and practices of teachers This paper aims to reflect on certain concepts and practices adopted by teachers from observations made during the Supervised Traineeship in Pre-school education in a philanthropic Pre-school Educational Institution located in the city of Londrina, in the state of Paraná. The initial phase of this study was based on the assumption to conduct a historical review of the Pre-school Education e concept and address the importance of the Traineeship for teacher training. Later, through observations, we tried to grasp and analyze the pedagogical concepts and practices adopted by teachers in order to critically rethink the existing reality, thus strengthening the relationship between theory and practice. During the following stage, a few considerations were made regarding the intervention project that had the purpose of developing pedagogical actions in a fun a creative manner, in order to promote the ownership of the human experience created and accumulated throughout history. The experience lived during the Traineeship was of utmost importance for the learning process and the reflection on the challenges, possibilities and difficulties that the teaching profession offers. Despite the achievements aiming at the improvement of childcare in the pre-school institutions, we realized that we still have a long way to go in terms of offering quality and humane childcare. Keywords: Pre-school education. Supervised Traineeship. Teacher Training. Educational Practice. EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2015-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/343REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 11 (2014): EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA; 26-462177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/343/pdfBarros, Marta Silene FerreiraFujita, Elza Tieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-17T21:32:03Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/343Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:32:03Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções e reflexões acerca do estágio supervisionado na Educação Infantil: um olhar sobre as concepções e práticas educativas dos educadores
title Percepções e reflexões acerca do estágio supervisionado na Educação Infantil: um olhar sobre as concepções e práticas educativas dos educadores
spellingShingle Percepções e reflexões acerca do estágio supervisionado na Educação Infantil: um olhar sobre as concepções e práticas educativas dos educadores
Barros, Marta Silene Ferreira
Educação Infantil
Estágio Supervisionado
Formação docente
Prática educativa.
Estagio Supervisionado
Educação Infantil
Práticas Educativas
title_short Percepções e reflexões acerca do estágio supervisionado na Educação Infantil: um olhar sobre as concepções e práticas educativas dos educadores
title_full Percepções e reflexões acerca do estágio supervisionado na Educação Infantil: um olhar sobre as concepções e práticas educativas dos educadores
title_fullStr Percepções e reflexões acerca do estágio supervisionado na Educação Infantil: um olhar sobre as concepções e práticas educativas dos educadores
title_full_unstemmed Percepções e reflexões acerca do estágio supervisionado na Educação Infantil: um olhar sobre as concepções e práticas educativas dos educadores
title_sort Percepções e reflexões acerca do estágio supervisionado na Educação Infantil: um olhar sobre as concepções e práticas educativas dos educadores
author Barros, Marta Silene Ferreira
author_facet Barros, Marta Silene Ferreira
Fujita, Elza Tie
author_role author
author2 Fujita, Elza Tie
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Marta Silene Ferreira
Fujita, Elza Tie
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Estágio Supervisionado
Formação docente
Prática educativa.
Estagio Supervisionado
Educação Infantil
Práticas Educativas
topic Educação Infantil
Estágio Supervisionado
Formação docente
Prática educativa.
Estagio Supervisionado
Educação Infantil
Práticas Educativas
description Este trabalho tem, como objetivo, refletir sobre algumas concepções e práticas adotadas pelos educadores a partir das observações realizadas durante o Estágio Supervisionado na Educação Infantil em uma Instituição de Educação Infantil filantrópica, localizada na cidade de Londrina-PR. A etapa inicial deste trabalho teve como pressuposto realizar um resgate histórico da concepção de Educação Infantil e abordar a importância do Estagio para a formação docente. Posteriormente, por meio das observações, procurou-se apreender e analisar as concepções e práticas pedagógicas adotadas pelas educadoras, a fim repensar criticamente a realidade existente, fortalecendo, assim, a relação teoria e prática. Na etapa seguinte, foram tecidas algumas considerações acerca do projeto de intervenção que teve como pressuposto desenvolver ações pedagógicas de forma lúdica e criativa, a fim de promover a apropriação da experiência humana criada e acumulada ao longo da história. A experiência vivenciada no decorrer do Estágio foi de suma importância para o aprendizado e a reflexão acerca os desafios, possibilidades e dificuldades que a profissão de educador oferece. Apesar das conquistas visando a melhoria do atendimento das crianças nas instituições de educação infantil, percebeu-se que ainda temos um longo período a percorrer, a fim de oferecer às crianças um atendimento de qualidade e humanizado. Palavras chave: Educação Infantil. Estágio Supervisionado. Formação docente. Prática educativa. Perceptions and  reflections on supervised trainneeship in pré-schooleducation: a view of the educational concepts and practices of teachers This paper aims to reflect on certain concepts and practices adopted by teachers from observations made during the Supervised Traineeship in Pre-school education in a philanthropic Pre-school Educational Institution located in the city of Londrina, in the state of Paraná. The initial phase of this study was based on the assumption to conduct a historical review of the Pre-school Education e concept and address the importance of the Traineeship for teacher training. Later, through observations, we tried to grasp and analyze the pedagogical concepts and practices adopted by teachers in order to critically rethink the existing reality, thus strengthening the relationship between theory and practice. During the following stage, a few considerations were made regarding the intervention project that had the purpose of developing pedagogical actions in a fun a creative manner, in order to promote the ownership of the human experience created and accumulated throughout history. The experience lived during the Traineeship was of utmost importance for the learning process and the reflection on the challenges, possibilities and difficulties that the teaching profession offers. Despite the achievements aiming at the improvement of childcare in the pre-school institutions, we realized that we still have a long way to go in terms of offering quality and humane childcare. Keywords: Pre-school education. Supervised Traineeship. Teacher Training. Educational Practice. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/343
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/343/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 6 n. 11 (2014): EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA; 26-46
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890351726985216