Audiodescrição de imagens no livro didático: um estudo de caso com estudantes com baixa visão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Silas Nascimento dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: cavalcante, Ticia Cassiany Ferro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4571
Resumo: O presente artigo tem como objetivo verificar como a áudio-descrição de imagens estáticas no livro didático dos anos finais do ensino fundamental contribui para o acesso ao conhecimento de estudantes com baixa visão. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que se configura como pesquisa do tipo estudo de caso. A construção dos dados correspondeu aos seguintes instrumentos: observação participante e anotações de campo acerca dos sujeitos da pesquisa; seleção de imagens estáticas no livro didático de Língua Portuguesa e entrevistas semiestruturadas com 2 estudantes com baixa visão do 7º ano, de uma escola municipal do Recife. Os contributos da análise revelam que a áudio-descrição contribui para o acesso ao conhecimento com autonomia, independência e equidade de oportunidades. Além da melhoria do repertório imagético e linguístico dos estudantes com baixa visão. Sugere-se, ainda, que a áudio-descrição é urgente no livro didático, visto que corrobora para o aprendizado desses estudantes. 
id UEMG-2_76bedf74588f667950cc342f08c1b028
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4571
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Audiodescrição de imagens no livro didático: um estudo de caso com estudantes com baixa visãoÁudio-descriçãoDeficiência visualLivro didáticoO presente artigo tem como objetivo verificar como a áudio-descrição de imagens estáticas no livro didático dos anos finais do ensino fundamental contribui para o acesso ao conhecimento de estudantes com baixa visão. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que se configura como pesquisa do tipo estudo de caso. A construção dos dados correspondeu aos seguintes instrumentos: observação participante e anotações de campo acerca dos sujeitos da pesquisa; seleção de imagens estáticas no livro didático de Língua Portuguesa e entrevistas semiestruturadas com 2 estudantes com baixa visão do 7º ano, de uma escola municipal do Recife. Os contributos da análise revelam que a áudio-descrição contribui para o acesso ao conhecimento com autonomia, independência e equidade de oportunidades. Além da melhoria do repertório imagético e linguístico dos estudantes com baixa visão. Sugere-se, ainda, que a áudio-descrição é urgente no livro didático, visto que corrobora para o aprendizado desses estudantes. EDUEMG2021-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/457110.24934/eef.v24i42.4571Educação em Foco; Vol. 24 No. 42 (2021): Educação em Foco; 85-109Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 42 (2021): Educação em Foco; 85-109Educação em Foco; v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco; 85-1092317-00931519-332210.24934/eef.v24i42reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4571/3357Copyright (c) 2021 Silas Nascimento dos Santos, Ticia Cassiany Ferro cavalcanteinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Silas Nascimento doscavalcante, Ticia Cassiany Ferro2021-07-14T17:22:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4571Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-07-14T17:22:58Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Audiodescrição de imagens no livro didático: um estudo de caso com estudantes com baixa visão
title Audiodescrição de imagens no livro didático: um estudo de caso com estudantes com baixa visão
spellingShingle Audiodescrição de imagens no livro didático: um estudo de caso com estudantes com baixa visão
Santos, Silas Nascimento dos
Áudio-descrição
Deficiência visual
Livro didático
title_short Audiodescrição de imagens no livro didático: um estudo de caso com estudantes com baixa visão
title_full Audiodescrição de imagens no livro didático: um estudo de caso com estudantes com baixa visão
title_fullStr Audiodescrição de imagens no livro didático: um estudo de caso com estudantes com baixa visão
title_full_unstemmed Audiodescrição de imagens no livro didático: um estudo de caso com estudantes com baixa visão
title_sort Audiodescrição de imagens no livro didático: um estudo de caso com estudantes com baixa visão
author Santos, Silas Nascimento dos
author_facet Santos, Silas Nascimento dos
cavalcante, Ticia Cassiany Ferro
author_role author
author2 cavalcante, Ticia Cassiany Ferro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Silas Nascimento dos
cavalcante, Ticia Cassiany Ferro
dc.subject.por.fl_str_mv Áudio-descrição
Deficiência visual
Livro didático
topic Áudio-descrição
Deficiência visual
Livro didático
description O presente artigo tem como objetivo verificar como a áudio-descrição de imagens estáticas no livro didático dos anos finais do ensino fundamental contribui para o acesso ao conhecimento de estudantes com baixa visão. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que se configura como pesquisa do tipo estudo de caso. A construção dos dados correspondeu aos seguintes instrumentos: observação participante e anotações de campo acerca dos sujeitos da pesquisa; seleção de imagens estáticas no livro didático de Língua Portuguesa e entrevistas semiestruturadas com 2 estudantes com baixa visão do 7º ano, de uma escola municipal do Recife. Os contributos da análise revelam que a áudio-descrição contribui para o acesso ao conhecimento com autonomia, independência e equidade de oportunidades. Além da melhoria do repertório imagético e linguístico dos estudantes com baixa visão. Sugere-se, ainda, que a áudio-descrição é urgente no livro didático, visto que corrobora para o aprendizado desses estudantes. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4571
10.24934/eef.v24i42.4571
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4571
identifier_str_mv 10.24934/eef.v24i42.4571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4571/3357
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Silas Nascimento dos Santos, Ticia Cassiany Ferro cavalcante
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Silas Nascimento dos Santos, Ticia Cassiany Ferro cavalcante
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 24 No. 42 (2021): Educação em Foco; 85-109
Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 42 (2021): Educação em Foco; 85-109
Educação em Foco; v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco; 85-109
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v24i42
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469842931712