Audiodescrição de imagens no livro didático: um estudo de caso com estudantes com baixa visão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4571 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo verificar como a áudio-descrição de imagens estáticas no livro didático dos anos finais do ensino fundamental contribui para o acesso ao conhecimento de estudantes com baixa visão. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que se configura como pesquisa do tipo estudo de caso. A construção dos dados correspondeu aos seguintes instrumentos: observação participante e anotações de campo acerca dos sujeitos da pesquisa; seleção de imagens estáticas no livro didático de Língua Portuguesa e entrevistas semiestruturadas com 2 estudantes com baixa visão do 7º ano, de uma escola municipal do Recife. Os contributos da análise revelam que a áudio-descrição contribui para o acesso ao conhecimento com autonomia, independência e equidade de oportunidades. Além da melhoria do repertório imagético e linguístico dos estudantes com baixa visão. Sugere-se, ainda, que a áudio-descrição é urgente no livro didático, visto que corrobora para o aprendizado desses estudantes. |
id |
UEMG-2_76bedf74588f667950cc342f08c1b028 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4571 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Audiodescrição de imagens no livro didático: um estudo de caso com estudantes com baixa visãoÁudio-descriçãoDeficiência visualLivro didáticoO presente artigo tem como objetivo verificar como a áudio-descrição de imagens estáticas no livro didático dos anos finais do ensino fundamental contribui para o acesso ao conhecimento de estudantes com baixa visão. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que se configura como pesquisa do tipo estudo de caso. A construção dos dados correspondeu aos seguintes instrumentos: observação participante e anotações de campo acerca dos sujeitos da pesquisa; seleção de imagens estáticas no livro didático de Língua Portuguesa e entrevistas semiestruturadas com 2 estudantes com baixa visão do 7º ano, de uma escola municipal do Recife. Os contributos da análise revelam que a áudio-descrição contribui para o acesso ao conhecimento com autonomia, independência e equidade de oportunidades. Além da melhoria do repertório imagético e linguístico dos estudantes com baixa visão. Sugere-se, ainda, que a áudio-descrição é urgente no livro didático, visto que corrobora para o aprendizado desses estudantes. EDUEMG2021-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/457110.24934/eef.v24i42.4571Educação em Foco; Vol. 24 No. 42 (2021): Educação em Foco; 85-109Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 42 (2021): Educação em Foco; 85-109Educação em Foco; v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco; 85-1092317-00931519-332210.24934/eef.v24i42reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4571/3357Copyright (c) 2021 Silas Nascimento dos Santos, Ticia Cassiany Ferro cavalcanteinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Silas Nascimento doscavalcante, Ticia Cassiany Ferro2021-07-14T17:22:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4571Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-07-14T17:22:58Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Audiodescrição de imagens no livro didático: um estudo de caso com estudantes com baixa visão |
title |
Audiodescrição de imagens no livro didático: um estudo de caso com estudantes com baixa visão |
spellingShingle |
Audiodescrição de imagens no livro didático: um estudo de caso com estudantes com baixa visão Santos, Silas Nascimento dos Áudio-descrição Deficiência visual Livro didático |
title_short |
Audiodescrição de imagens no livro didático: um estudo de caso com estudantes com baixa visão |
title_full |
Audiodescrição de imagens no livro didático: um estudo de caso com estudantes com baixa visão |
title_fullStr |
Audiodescrição de imagens no livro didático: um estudo de caso com estudantes com baixa visão |
title_full_unstemmed |
Audiodescrição de imagens no livro didático: um estudo de caso com estudantes com baixa visão |
title_sort |
Audiodescrição de imagens no livro didático: um estudo de caso com estudantes com baixa visão |
author |
Santos, Silas Nascimento dos |
author_facet |
Santos, Silas Nascimento dos cavalcante, Ticia Cassiany Ferro |
author_role |
author |
author2 |
cavalcante, Ticia Cassiany Ferro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Silas Nascimento dos cavalcante, Ticia Cassiany Ferro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Áudio-descrição Deficiência visual Livro didático |
topic |
Áudio-descrição Deficiência visual Livro didático |
description |
O presente artigo tem como objetivo verificar como a áudio-descrição de imagens estáticas no livro didático dos anos finais do ensino fundamental contribui para o acesso ao conhecimento de estudantes com baixa visão. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que se configura como pesquisa do tipo estudo de caso. A construção dos dados correspondeu aos seguintes instrumentos: observação participante e anotações de campo acerca dos sujeitos da pesquisa; seleção de imagens estáticas no livro didático de Língua Portuguesa e entrevistas semiestruturadas com 2 estudantes com baixa visão do 7º ano, de uma escola municipal do Recife. Os contributos da análise revelam que a áudio-descrição contribui para o acesso ao conhecimento com autonomia, independência e equidade de oportunidades. Além da melhoria do repertório imagético e linguístico dos estudantes com baixa visão. Sugere-se, ainda, que a áudio-descrição é urgente no livro didático, visto que corrobora para o aprendizado desses estudantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4571 10.24934/eef.v24i42.4571 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4571 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v24i42.4571 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4571/3357 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Silas Nascimento dos Santos, Ticia Cassiany Ferro cavalcante info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Silas Nascimento dos Santos, Ticia Cassiany Ferro cavalcante |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 24 No. 42 (2021): Educação em Foco; 85-109 Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 42 (2021): Educação em Foco; 85-109 Educação em Foco; v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco; 85-109 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v24i42 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469842931712 |