O Jornal Despertar: vestígios da formação e do ensino no meio rural de Caxias do Sul/RS (1947-1954)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4644 |
Resumo: | Investigar a imprensa é uma forma de conhecer e compreender como, em distintos contextos, foram desenvolvidos os processos em torno da educação. Este estudo analisa aspectos da formação e do ensino no meio rural de Caxias do Sul, a partir da compreensão acerca das representações contidas no periódico Despertar – objeto e fonte desta pesquisa, produzido pela Diretoria de Instrução Pública deste município, no período de 1947 a 1954. O estudo encontra-se no campo da História da Educação e tem, como referencial teórico, a História Cultural. Como método de pesquisa foi utilizada a análise documental, e como procedimento metodológico, a categorização de textos, iconografia e componentes gráficos, compreendidos nas cinquenta e três edições do Despertar. Compõem ainda os documentos analisados uma entrevista transcrita e identificada no arquivo público municipal feita com a professora Ester Troian Benvenutti – idealizadora do Despertar. |
id |
UEMG-2_8ae47556cbb0775de89c3e8048f31826 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4644 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
O Jornal Despertar: vestígios da formação e do ensino no meio rural de Caxias do Sul/RS (1947-1954)Ensino ruralFormação de professoresJornal DespertarInvestigar a imprensa é uma forma de conhecer e compreender como, em distintos contextos, foram desenvolvidos os processos em torno da educação. Este estudo analisa aspectos da formação e do ensino no meio rural de Caxias do Sul, a partir da compreensão acerca das representações contidas no periódico Despertar – objeto e fonte desta pesquisa, produzido pela Diretoria de Instrução Pública deste município, no período de 1947 a 1954. O estudo encontra-se no campo da História da Educação e tem, como referencial teórico, a História Cultural. Como método de pesquisa foi utilizada a análise documental, e como procedimento metodológico, a categorização de textos, iconografia e componentes gráficos, compreendidos nas cinquenta e três edições do Despertar. Compõem ainda os documentos analisados uma entrevista transcrita e identificada no arquivo público municipal feita com a professora Ester Troian Benvenutti – idealizadora do Despertar. EDUEMG2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/464410.24934/eef.v23i41.4644Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 402-421Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 402-421Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 402-4212317-00931519-332210.24934/eef.v23i41reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4644/3162Copyright (c) 2020 Elisângela Cândido da Silva Dewes, José EDIMAR de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessDewes, Elisângela Cândido da SilvaSouza, José Edimar de2020-12-18T23:09:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4644Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-18T23:09:10Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Jornal Despertar: vestígios da formação e do ensino no meio rural de Caxias do Sul/RS (1947-1954) |
title |
O Jornal Despertar: vestígios da formação e do ensino no meio rural de Caxias do Sul/RS (1947-1954) |
spellingShingle |
O Jornal Despertar: vestígios da formação e do ensino no meio rural de Caxias do Sul/RS (1947-1954) Dewes, Elisângela Cândido da Silva Ensino rural Formação de professores Jornal Despertar |
title_short |
O Jornal Despertar: vestígios da formação e do ensino no meio rural de Caxias do Sul/RS (1947-1954) |
title_full |
O Jornal Despertar: vestígios da formação e do ensino no meio rural de Caxias do Sul/RS (1947-1954) |
title_fullStr |
O Jornal Despertar: vestígios da formação e do ensino no meio rural de Caxias do Sul/RS (1947-1954) |
title_full_unstemmed |
O Jornal Despertar: vestígios da formação e do ensino no meio rural de Caxias do Sul/RS (1947-1954) |
title_sort |
O Jornal Despertar: vestígios da formação e do ensino no meio rural de Caxias do Sul/RS (1947-1954) |
author |
Dewes, Elisângela Cândido da Silva |
author_facet |
Dewes, Elisângela Cândido da Silva Souza, José Edimar de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, José Edimar de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dewes, Elisângela Cândido da Silva Souza, José Edimar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino rural Formação de professores Jornal Despertar |
topic |
Ensino rural Formação de professores Jornal Despertar |
description |
Investigar a imprensa é uma forma de conhecer e compreender como, em distintos contextos, foram desenvolvidos os processos em torno da educação. Este estudo analisa aspectos da formação e do ensino no meio rural de Caxias do Sul, a partir da compreensão acerca das representações contidas no periódico Despertar – objeto e fonte desta pesquisa, produzido pela Diretoria de Instrução Pública deste município, no período de 1947 a 1954. O estudo encontra-se no campo da História da Educação e tem, como referencial teórico, a História Cultural. Como método de pesquisa foi utilizada a análise documental, e como procedimento metodológico, a categorização de textos, iconografia e componentes gráficos, compreendidos nas cinquenta e três edições do Despertar. Compõem ainda os documentos analisados uma entrevista transcrita e identificada no arquivo público municipal feita com a professora Ester Troian Benvenutti – idealizadora do Despertar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4644 10.24934/eef.v23i41.4644 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4644 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v23i41.4644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4644/3162 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Elisângela Cândido da Silva Dewes, José EDIMAR de Souza info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Elisângela Cândido da Silva Dewes, José EDIMAR de Souza |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 402-421 Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 402-421 Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 402-421 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v23i41 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469856563200 |