Relações entre o esvaziamento da função simbólica e o desinteresse discente pelas rotinas escolares
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
DOI: | 10.24934/eef.v22i36.2700 |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2700 |
Resumo: | O trabalho reflete sobre as causas históricas da crise escolar, destacando dentre elas a degeneração simbólica relativa aos conteúdos instrucionais. Procura-se demonstrar que tal aspecto semiótico apresenta relação com o desinteresse discente pelo aprendizado, comprometendo os resultados e mesmo a função social da escola. Em termos metodológicos, o escrito caracteriza-se como redescrição (Rorty, 1995). Para a análise histórica, perfilaram-se autores como Patto (1999) e Romanelli (2010), dentre outros; para as reflexões sobre linguagem, recorreu-se à filosofia de Dewey (1958) e Peirce (1977). Na conclusão, apontam-se as relações da degeneração simbólica com as causas históricas do insucesso da instituição educativa, propondo-se ao docente uma reflexão sobre os códigos pedagógicos praticados, com vistas ao resgate das linguagens, buscando-se novos significados para as rotinas escolares. |
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Relações entre o esvaziamento da função simbólica e o desinteresse discente pelas rotinas escolaresInsucesso escolar. Desinteresse. Símbolo. Conteúdos instrucionais.O trabalho reflete sobre as causas históricas da crise escolar, destacando dentre elas a degeneração simbólica relativa aos conteúdos instrucionais. Procura-se demonstrar que tal aspecto semiótico apresenta relação com o desinteresse discente pelo aprendizado, comprometendo os resultados e mesmo a função social da escola. Em termos metodológicos, o escrito caracteriza-se como redescrição (Rorty, 1995). Para a análise histórica, perfilaram-se autores como Patto (1999) e Romanelli (2010), dentre outros; para as reflexões sobre linguagem, recorreu-se à filosofia de Dewey (1958) e Peirce (1977). Na conclusão, apontam-se as relações da degeneração simbólica com as causas históricas do insucesso da instituição educativa, propondo-se ao docente uma reflexão sobre os códigos pedagógicos praticados, com vistas ao resgate das linguagens, buscando-se novos significados para as rotinas escolares.EDUEMG2019-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/270010.24934/eef.v22i36.2700Educação em Foco; Vol. 22 No. 36 (2019): Educação em Foco; 113-131Educação em Foco; Vol. 22 Núm. 36 (2019): Educação em Foco; 113-131Educação em Foco; v. 22 n. 36 (2019): Educação em Foco; 113-1312317-00931519-332210.24934/eef.v22i36reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2700/2055Copyright (c) 2019 Marlon Dantas Trevisaninfo:eu-repo/semantics/openAccessTrevisan, Marlon Dantas2019-05-06T18:02:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2700Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2019-05-06T18:02:42Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
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