Relações entre o esvaziamento da função simbólica e o desinteresse discente pelas rotinas escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisan, Marlon Dantas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2700
Resumo: O trabalho reflete sobre as causas históricas da crise escolar, destacando dentre elas a degeneração simbólica relativa aos conteúdos instrucionais. Procura-se demonstrar que tal aspecto semiótico apresenta relação com o desinteresse discente pelo aprendizado, comprometendo os resultados e mesmo a função social da escola. Em termos metodológicos, o escrito caracteriza-se como redescrição (Rorty, 1995). Para a análise histórica, perfilaram-se autores como Patto (1999) e Romanelli (2010), dentre outros; para as reflexões sobre linguagem, recorreu-se à filosofia de Dewey (1958) e Peirce (1977). Na conclusão, apontam-se as relações da degeneração simbólica com as causas históricas do insucesso da instituição educativa, propondo-se ao docente uma reflexão sobre os códigos pedagógicos praticados, com vistas ao resgate das linguagens, buscando-se novos significados para as rotinas escolares.
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