Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil:: revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Prado Ferraz de Carvalho, Celso
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sousa Batista do Nascimento, Amanda, Aurora de Souza Marcos, Neide
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5788
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) definiu para toda educação básica brasileira as diretrizes gerais de organização do currículo escolar. Neste texto problematizamos, a partir da produção acadêmica publicizada em periódicos da área de educação, a BNCC e suas diretrizes para a educação infantil. Definimos como recorte a problematização da educação infantil e da BNCC em periódicos da área de educação no período 2015-2020. As questões abordadas incidem sobre temas que discutem como se dá as relações entre educação infantil e a BNCC, mudanças que a BNCC produz na organização da educação infantil e como os professores de educação infantil tem incorporado os princípios e fundamentos da BNCC em seu trabalho escolar.  O texto mostra o que a produção bibliográfica tem mostrado sobre mudanças na organização das escolas e como professores de educação infantil tem incorporado princípios e fundamentos da BNCC em seu trabalho escolar.
id UEMG-2_902ddb90f815e342bd3b43fbcb8bce30
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5788
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil:: revisão de literaturaCurrículo escolarEducação básicaEducação infantilProfessoresA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) definiu para toda educação básica brasileira as diretrizes gerais de organização do currículo escolar. Neste texto problematizamos, a partir da produção acadêmica publicizada em periódicos da área de educação, a BNCC e suas diretrizes para a educação infantil. Definimos como recorte a problematização da educação infantil e da BNCC em periódicos da área de educação no período 2015-2020. As questões abordadas incidem sobre temas que discutem como se dá as relações entre educação infantil e a BNCC, mudanças que a BNCC produz na organização da educação infantil e como os professores de educação infantil tem incorporado os princípios e fundamentos da BNCC em seu trabalho escolar.  O texto mostra o que a produção bibliográfica tem mostrado sobre mudanças na organização das escolas e como professores de educação infantil tem incorporado princípios e fundamentos da BNCC em seu trabalho escolar.EDUEMG2023-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/578810.36704/eef.v26i48.5788Educação em Foco; Vol. 26 No. 48 (2023): Educação Em FocoEducação em Foco; Vol. 26 Núm. 48 (2023): Educação Em FocoEducação em Foco; v. 26 n. 48 (2023): Educação Em Foco2317-009310.36704/eef.v26i48reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5788/4582Copyright (c) 2023 Celso do Prado Ferraz de Carvalho, Amanda Sousa Batista do Nascimento, Neide Aurora de Souza Marcosinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Prado Ferraz de Carvalho, CelsoSousa Batista do Nascimento, AmandaAurora de Souza Marcos, Neide2023-04-29T14:05:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5788Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-04-29T14:05:53Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil:: revisão de literatura
title Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil:: revisão de literatura
spellingShingle Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil:: revisão de literatura
do Prado Ferraz de Carvalho, Celso
Currículo escolar
Educação básica
Educação infantil
Professores
title_short Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil:: revisão de literatura
title_full Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil:: revisão de literatura
title_fullStr Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil:: revisão de literatura
title_full_unstemmed Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil:: revisão de literatura
title_sort Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil:: revisão de literatura
author do Prado Ferraz de Carvalho, Celso
author_facet do Prado Ferraz de Carvalho, Celso
Sousa Batista do Nascimento, Amanda
Aurora de Souza Marcos, Neide
author_role author
author2 Sousa Batista do Nascimento, Amanda
Aurora de Souza Marcos, Neide
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Prado Ferraz de Carvalho, Celso
Sousa Batista do Nascimento, Amanda
Aurora de Souza Marcos, Neide
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo escolar
Educação básica
Educação infantil
Professores
topic Currículo escolar
Educação básica
Educação infantil
Professores
description A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) definiu para toda educação básica brasileira as diretrizes gerais de organização do currículo escolar. Neste texto problematizamos, a partir da produção acadêmica publicizada em periódicos da área de educação, a BNCC e suas diretrizes para a educação infantil. Definimos como recorte a problematização da educação infantil e da BNCC em periódicos da área de educação no período 2015-2020. As questões abordadas incidem sobre temas que discutem como se dá as relações entre educação infantil e a BNCC, mudanças que a BNCC produz na organização da educação infantil e como os professores de educação infantil tem incorporado os princípios e fundamentos da BNCC em seu trabalho escolar.  O texto mostra o que a produção bibliográfica tem mostrado sobre mudanças na organização das escolas e como professores de educação infantil tem incorporado princípios e fundamentos da BNCC em seu trabalho escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5788
10.36704/eef.v26i48.5788
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5788
identifier_str_mv 10.36704/eef.v26i48.5788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5788/4582
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 26 No. 48 (2023): Educação Em Foco
Educação em Foco; Vol. 26 Núm. 48 (2023): Educação Em Foco
Educação em Foco; v. 26 n. 48 (2023): Educação Em Foco
2317-0093
10.36704/eef.v26i48
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1798045782562045952