Os sentidos do aprender a ser indígena e o viver a infância da criança Terena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/329 |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo investigar a criança Terena, os sentidos do aprender indígena por meio do brincar e da relação com os adultos, cultura e comunidade. O foco da pesquisa centrou-se na Aldeia Buriti, localizada em Dois Irmãos do Buriti, no Estado de Mato Grosso do Sul. Sendo um estudo etnográfico, a pesquisa oportunizou conhecer a história do povo Terena, a educação das crianças e suas aprendizagens a partir das experiências cotidianas que contribuem para a construção da identidade na infância. Foram entrevistados pais, avós, crianças e acadêmicos indígenas que moram na Aldeia Buriti e realizada uma oficina de desenho livre com o intuito de perceber a representação do brincar para a criança Terena. Os resultados evidenciam o orgulho que as crianças têm de ser índio e de participarem ativamente de todos os acontecimentos importantes para a Aldeia. |
id |
UEMG-2_90cd8c4dc741c5d4a45f0ad08805e2fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/329 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Os sentidos do aprender a ser indígena e o viver a infância da criança Terenacriança Terenainfânciabrincadeira e aprendizagem.O presente trabalho teve por objetivo investigar a criança Terena, os sentidos do aprender indígena por meio do brincar e da relação com os adultos, cultura e comunidade. O foco da pesquisa centrou-se na Aldeia Buriti, localizada em Dois Irmãos do Buriti, no Estado de Mato Grosso do Sul. Sendo um estudo etnográfico, a pesquisa oportunizou conhecer a história do povo Terena, a educação das crianças e suas aprendizagens a partir das experiências cotidianas que contribuem para a construção da identidade na infância. Foram entrevistados pais, avós, crianças e acadêmicos indígenas que moram na Aldeia Buriti e realizada uma oficina de desenho livre com o intuito de perceber a representação do brincar para a criança Terena. Os resultados evidenciam o orgulho que as crianças têm de ser índio e de participarem ativamente de todos os acontecimentos importantes para a Aldeia.EDUEMG2013-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/32910.24934/eef.v16i22.329Educação em Foco; Vol. 16 No. 22 (2013): Educação em Foco; 143-162Educação em Foco; Vol. 16 Núm. 22 (2013): Educação em Foco; 143-162Educação em Foco; v. 16 n. 22 (2013): Educação em Foco; 143-1622317-00931519-332210.24934/eef.v16i22reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/329/313Brostolin, Marta Reginada Costa de Oliveira, Evelyn Alineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/329Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os sentidos do aprender a ser indígena e o viver a infância da criança Terena |
title |
Os sentidos do aprender a ser indígena e o viver a infância da criança Terena |
spellingShingle |
Os sentidos do aprender a ser indígena e o viver a infância da criança Terena Brostolin, Marta Regina criança Terena infância brincadeira e aprendizagem. |
title_short |
Os sentidos do aprender a ser indígena e o viver a infância da criança Terena |
title_full |
Os sentidos do aprender a ser indígena e o viver a infância da criança Terena |
title_fullStr |
Os sentidos do aprender a ser indígena e o viver a infância da criança Terena |
title_full_unstemmed |
Os sentidos do aprender a ser indígena e o viver a infância da criança Terena |
title_sort |
Os sentidos do aprender a ser indígena e o viver a infância da criança Terena |
author |
Brostolin, Marta Regina |
author_facet |
Brostolin, Marta Regina da Costa de Oliveira, Evelyn Aline |
author_role |
author |
author2 |
da Costa de Oliveira, Evelyn Aline |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brostolin, Marta Regina da Costa de Oliveira, Evelyn Aline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
criança Terena infância brincadeira e aprendizagem. |
topic |
criança Terena infância brincadeira e aprendizagem. |
description |
O presente trabalho teve por objetivo investigar a criança Terena, os sentidos do aprender indígena por meio do brincar e da relação com os adultos, cultura e comunidade. O foco da pesquisa centrou-se na Aldeia Buriti, localizada em Dois Irmãos do Buriti, no Estado de Mato Grosso do Sul. Sendo um estudo etnográfico, a pesquisa oportunizou conhecer a história do povo Terena, a educação das crianças e suas aprendizagens a partir das experiências cotidianas que contribuem para a construção da identidade na infância. Foram entrevistados pais, avós, crianças e acadêmicos indígenas que moram na Aldeia Buriti e realizada uma oficina de desenho livre com o intuito de perceber a representação do brincar para a criança Terena. Os resultados evidenciam o orgulho que as crianças têm de ser índio e de participarem ativamente de todos os acontecimentos importantes para a Aldeia. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/329 10.24934/eef.v16i22.329 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/329 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v16i22.329 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/329/313 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 16 No. 22 (2013): Educação em Foco; 143-162 Educação em Foco; Vol. 16 Núm. 22 (2013): Educação em Foco; 143-162 Educação em Foco; v. 16 n. 22 (2013): Educação em Foco; 143-162 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v16i22 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468863561728 |