Considerações sobre o fenômeno da medicalização à luz da psicanálise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5539 |
Resumo: | Esse artigo tem como objetivo propor algumas reflexões sobre o fenômeno da medicalização na infância e sobre a influência do discurso médico e científico no campo da educação à luz da psicanálise. Da mesma maneira, pretende-se pensar em um dispositivo psicanalítico – o IRDI – como forma de atuação de uma psicanálise em extensão junto ao campo educacional que se ofereça como alternativa ao processo de medicalização e como instrumento oportuno para pensar uma outra pedagogia que não mais foraclua o sujeito. A contribuição da psicanálise à educação também tem como objetivo sensibilizar os educadores para a importância da intervenção precoce e de se considerar a subjetividade e potencialidades infantis no processo de aprendizagem. |
id |
UEMG-2_92deb143b982c1731df4fbdb9b8e08f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5539 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Considerações sobre o fenômeno da medicalização à luz da psicanáliseEducaçãoMedicalizaçãoPsicanáliseEsse artigo tem como objetivo propor algumas reflexões sobre o fenômeno da medicalização na infância e sobre a influência do discurso médico e científico no campo da educação à luz da psicanálise. Da mesma maneira, pretende-se pensar em um dispositivo psicanalítico – o IRDI – como forma de atuação de uma psicanálise em extensão junto ao campo educacional que se ofereça como alternativa ao processo de medicalização e como instrumento oportuno para pensar uma outra pedagogia que não mais foraclua o sujeito. A contribuição da psicanálise à educação também tem como objetivo sensibilizar os educadores para a importância da intervenção precoce e de se considerar a subjetividade e potencialidades infantis no processo de aprendizagem.EDUEMG2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/553910.24934/eef.v24i43.5539Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 340-359Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 340-359Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 340-3592317-00931519-332210.24934/eef.v24i43reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5539/3683Copyright (c) 2021 Júlia Reis da Silva Mendonça, Emanuelle Pessanha Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis da Silva Mendonça, JúliaPessanha Gonçalves, Emanuelle2021-08-30T15:41:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5539Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-08-30T15:41:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Considerações sobre o fenômeno da medicalização à luz da psicanálise |
title |
Considerações sobre o fenômeno da medicalização à luz da psicanálise |
spellingShingle |
Considerações sobre o fenômeno da medicalização à luz da psicanálise Reis da Silva Mendonça, Júlia Educação Medicalização Psicanálise |
title_short |
Considerações sobre o fenômeno da medicalização à luz da psicanálise |
title_full |
Considerações sobre o fenômeno da medicalização à luz da psicanálise |
title_fullStr |
Considerações sobre o fenômeno da medicalização à luz da psicanálise |
title_full_unstemmed |
Considerações sobre o fenômeno da medicalização à luz da psicanálise |
title_sort |
Considerações sobre o fenômeno da medicalização à luz da psicanálise |
author |
Reis da Silva Mendonça, Júlia |
author_facet |
Reis da Silva Mendonça, Júlia Pessanha Gonçalves, Emanuelle |
author_role |
author |
author2 |
Pessanha Gonçalves, Emanuelle |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis da Silva Mendonça, Júlia Pessanha Gonçalves, Emanuelle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Medicalização Psicanálise |
topic |
Educação Medicalização Psicanálise |
description |
Esse artigo tem como objetivo propor algumas reflexões sobre o fenômeno da medicalização na infância e sobre a influência do discurso médico e científico no campo da educação à luz da psicanálise. Da mesma maneira, pretende-se pensar em um dispositivo psicanalítico – o IRDI – como forma de atuação de uma psicanálise em extensão junto ao campo educacional que se ofereça como alternativa ao processo de medicalização e como instrumento oportuno para pensar uma outra pedagogia que não mais foraclua o sujeito. A contribuição da psicanálise à educação também tem como objetivo sensibilizar os educadores para a importância da intervenção precoce e de se considerar a subjetividade e potencialidades infantis no processo de aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5539 10.24934/eef.v24i43.5539 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5539 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v24i43.5539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5539/3683 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Júlia Reis da Silva Mendonça, Emanuelle Pessanha Gonçalves info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Júlia Reis da Silva Mendonça, Emanuelle Pessanha Gonçalves |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 340-359 Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 340-359 Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 340-359 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v24i43 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205470326325248 |