Percepção de professores acerca do uso de TICS no ensino remoto emergencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Theodoro, Valquíria Elena Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gomes, Alex Sandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5503
Resumo: O ensino remoto converteu-se em desafio mundial para dar continuidade ao ano letivo de 2020.  Suplantar o modelo de ensino centrado na coordenação do professor, revelou elevado grau de dificuldade dos profissionais. Este estudo tem como objetivo analisar a percepção de professores acerca da experiência de ensino com tecnologias. Adotamos método exploratório do tipo ex-post-facto com técnicas de Etnografia Virtual  (entrevistas com 26 professores e análise textual). Os resultados mostram que a apropriação de tecnologias digitais para o ensino remoto exige alto grau de resiliência, estratégias de intervenção pedagógica, formação continuada e adoção de um modelo de governança de Tecnologia da Informação. 
id UEMG-2_94e0f297c34153bee2b3c387111d66fb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5503
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Percepção de professores acerca do uso de TICS no ensino remoto emergencial Educação com conexão remota. Integração da tecnologia à educação. COVID-19.O ensino remoto converteu-se em desafio mundial para dar continuidade ao ano letivo de 2020.  Suplantar o modelo de ensino centrado na coordenação do professor, revelou elevado grau de dificuldade dos profissionais. Este estudo tem como objetivo analisar a percepção de professores acerca da experiência de ensino com tecnologias. Adotamos método exploratório do tipo ex-post-facto com técnicas de Etnografia Virtual  (entrevistas com 26 professores e análise textual). Os resultados mostram que a apropriação de tecnologias digitais para o ensino remoto exige alto grau de resiliência, estratégias de intervenção pedagógica, formação continuada e adoção de um modelo de governança de Tecnologia da Informação. EDUEMG2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/550310.36704/eef.v25i45.5503Educação em Foco; Vol. 25 No. 45 (2022): Educação Em Foco; 227-259Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 45 (2022): Educação Em Foco; 227-259Educação em Foco; v. 25 n. 45 (2022): Educação Em Foco; 227-2592317-00931519-332210.36704/eef.v25i45reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5503/3982Copyright (c) 2022 Valquíria Elena Gonçalves Theodoro, Alex Sandro Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessTheodoro, Valquíria Elena GonçalvesGomes, Alex Sandro2022-12-21T14:02:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5503Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2022-12-21T14:02:21Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de professores acerca do uso de TICS no ensino remoto emergencial
title Percepção de professores acerca do uso de TICS no ensino remoto emergencial
spellingShingle Percepção de professores acerca do uso de TICS no ensino remoto emergencial
Theodoro, Valquíria Elena Gonçalves
Educação com conexão remota. Integração da tecnologia à educação. COVID-19.
title_short Percepção de professores acerca do uso de TICS no ensino remoto emergencial
title_full Percepção de professores acerca do uso de TICS no ensino remoto emergencial
title_fullStr Percepção de professores acerca do uso de TICS no ensino remoto emergencial
title_full_unstemmed Percepção de professores acerca do uso de TICS no ensino remoto emergencial
title_sort Percepção de professores acerca do uso de TICS no ensino remoto emergencial
author Theodoro, Valquíria Elena Gonçalves
author_facet Theodoro, Valquíria Elena Gonçalves
Gomes, Alex Sandro
author_role author
author2 Gomes, Alex Sandro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Theodoro, Valquíria Elena Gonçalves
Gomes, Alex Sandro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação com conexão remota. Integração da tecnologia à educação. COVID-19.
topic Educação com conexão remota. Integração da tecnologia à educação. COVID-19.
description O ensino remoto converteu-se em desafio mundial para dar continuidade ao ano letivo de 2020.  Suplantar o modelo de ensino centrado na coordenação do professor, revelou elevado grau de dificuldade dos profissionais. Este estudo tem como objetivo analisar a percepção de professores acerca da experiência de ensino com tecnologias. Adotamos método exploratório do tipo ex-post-facto com técnicas de Etnografia Virtual  (entrevistas com 26 professores e análise textual). Os resultados mostram que a apropriação de tecnologias digitais para o ensino remoto exige alto grau de resiliência, estratégias de intervenção pedagógica, formação continuada e adoção de um modelo de governança de Tecnologia da Informação. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5503
10.36704/eef.v25i45.5503
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5503
identifier_str_mv 10.36704/eef.v25i45.5503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5503/3982
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Valquíria Elena Gonçalves Theodoro, Alex Sandro Gomes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Valquíria Elena Gonçalves Theodoro, Alex Sandro Gomes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 25 No. 45 (2022): Educação Em Foco; 227-259
Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 45 (2022): Educação Em Foco; 227-259
Educação em Foco; v. 25 n. 45 (2022): Educação Em Foco; 227-259
2317-0093
1519-3322
10.36704/eef.v25i45
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470318985216