O Desenvolvimento Moral diante dos desafios contemporâneos da Educação / The Moral Development of contemporary challenges on Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marcone Felix
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Filho, Antônio Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1649
Resumo: Este artigo é uma abordagem teórica sobre o desenvolvimento moral infantil dentro de um enfoque que considera necessário as percepções de aspectos socioculturais, cognitivos e afetivos na educação dos valores. Esta análise parte da perspectiva construtivista sobre o desenvolvimento humano apresentando a dimensão interativa e contextual envolvida no desenvolvimento moral. Interação social, julgamento moral, sentimento de culpa e transgressão de regras são eixos básicos desta reflexão. Foram com os estudos de Piaget que a moral ganhou força na atenção do desenvolvimento humano e propriamente com as pesquisas de continuadores que a psicologia infantil e o campo da educação continuam a planejar e desenvolver investigações sobre esta abordagem. A relevância da discussão aqui proposta inclui a possibilidade de contribuir com a formação dos profissionais da educação para que a escola seja efetivamente um espaço de tolerância, respeito nas relações interpessoais e promoção a saúde mental de jovens estudantes.
id UEMG-2_9d09bd38d54c7c57180f15d7c9adbd85
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1649
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling O Desenvolvimento Moral diante dos desafios contemporâneos da Educação / The Moral Development of contemporary challenges on EducationDesenvolvimento MoralEducaçãoInfância.Este artigo é uma abordagem teórica sobre o desenvolvimento moral infantil dentro de um enfoque que considera necessário as percepções de aspectos socioculturais, cognitivos e afetivos na educação dos valores. Esta análise parte da perspectiva construtivista sobre o desenvolvimento humano apresentando a dimensão interativa e contextual envolvida no desenvolvimento moral. Interação social, julgamento moral, sentimento de culpa e transgressão de regras são eixos básicos desta reflexão. Foram com os estudos de Piaget que a moral ganhou força na atenção do desenvolvimento humano e propriamente com as pesquisas de continuadores que a psicologia infantil e o campo da educação continuam a planejar e desenvolver investigações sobre esta abordagem. A relevância da discussão aqui proposta inclui a possibilidade de contribuir com a formação dos profissionais da educação para que a escola seja efetivamente um espaço de tolerância, respeito nas relações interpessoais e promoção a saúde mental de jovens estudantes.EDUEMG2018-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/164910.24934/eef.v21i35.1649Educação em Foco; Vol. 21 No. 35 (2018): Educação em Foco; 323-342Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 35 (2018): Educação em Foco; 323-342Educação em Foco; v. 21 n. 35 (2018): Educação em Foco; 323-3422317-00931519-332210.24934/eef.v21i35reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1649/1930Copyright (c) 2018 Marcone Felix Costa, Antônio Pereira Filhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Marcone FelixFilho, Antônio Pereira2018-12-18T23:18:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1649Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-12-18T23:18:58Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O Desenvolvimento Moral diante dos desafios contemporâneos da Educação / The Moral Development of contemporary challenges on Education
title O Desenvolvimento Moral diante dos desafios contemporâneos da Educação / The Moral Development of contemporary challenges on Education
spellingShingle O Desenvolvimento Moral diante dos desafios contemporâneos da Educação / The Moral Development of contemporary challenges on Education
Costa, Marcone Felix
Desenvolvimento Moral
Educação
Infância.
title_short O Desenvolvimento Moral diante dos desafios contemporâneos da Educação / The Moral Development of contemporary challenges on Education
title_full O Desenvolvimento Moral diante dos desafios contemporâneos da Educação / The Moral Development of contemporary challenges on Education
title_fullStr O Desenvolvimento Moral diante dos desafios contemporâneos da Educação / The Moral Development of contemporary challenges on Education
title_full_unstemmed O Desenvolvimento Moral diante dos desafios contemporâneos da Educação / The Moral Development of contemporary challenges on Education
title_sort O Desenvolvimento Moral diante dos desafios contemporâneos da Educação / The Moral Development of contemporary challenges on Education
author Costa, Marcone Felix
author_facet Costa, Marcone Felix
Filho, Antônio Pereira
author_role author
author2 Filho, Antônio Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Marcone Felix
Filho, Antônio Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Moral
Educação
Infância.
topic Desenvolvimento Moral
Educação
Infância.
description Este artigo é uma abordagem teórica sobre o desenvolvimento moral infantil dentro de um enfoque que considera necessário as percepções de aspectos socioculturais, cognitivos e afetivos na educação dos valores. Esta análise parte da perspectiva construtivista sobre o desenvolvimento humano apresentando a dimensão interativa e contextual envolvida no desenvolvimento moral. Interação social, julgamento moral, sentimento de culpa e transgressão de regras são eixos básicos desta reflexão. Foram com os estudos de Piaget que a moral ganhou força na atenção do desenvolvimento humano e propriamente com as pesquisas de continuadores que a psicologia infantil e o campo da educação continuam a planejar e desenvolver investigações sobre esta abordagem. A relevância da discussão aqui proposta inclui a possibilidade de contribuir com a formação dos profissionais da educação para que a escola seja efetivamente um espaço de tolerância, respeito nas relações interpessoais e promoção a saúde mental de jovens estudantes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1649
10.24934/eef.v21i35.1649
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1649
identifier_str_mv 10.24934/eef.v21i35.1649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1649/1930
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Marcone Felix Costa, Antônio Pereira Filho
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Marcone Felix Costa, Antônio Pereira Filho
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 21 No. 35 (2018): Educação em Foco; 323-342
Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 35 (2018): Educação em Foco; 323-342
Educação em Foco; v. 21 n. 35 (2018): Educação em Foco; 323-342
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v21i35
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469290332160