O Desenvolvimento Moral diante dos desafios contemporâneos da Educação / The Moral Development of contemporary challenges on Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1649 |
Resumo: | Este artigo é uma abordagem teórica sobre o desenvolvimento moral infantil dentro de um enfoque que considera necessário as percepções de aspectos socioculturais, cognitivos e afetivos na educação dos valores. Esta análise parte da perspectiva construtivista sobre o desenvolvimento humano apresentando a dimensão interativa e contextual envolvida no desenvolvimento moral. Interação social, julgamento moral, sentimento de culpa e transgressão de regras são eixos básicos desta reflexão. Foram com os estudos de Piaget que a moral ganhou força na atenção do desenvolvimento humano e propriamente com as pesquisas de continuadores que a psicologia infantil e o campo da educação continuam a planejar e desenvolver investigações sobre esta abordagem. A relevância da discussão aqui proposta inclui a possibilidade de contribuir com a formação dos profissionais da educação para que a escola seja efetivamente um espaço de tolerância, respeito nas relações interpessoais e promoção a saúde mental de jovens estudantes. |
id |
UEMG-2_9d09bd38d54c7c57180f15d7c9adbd85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1649 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
O Desenvolvimento Moral diante dos desafios contemporâneos da Educação / The Moral Development of contemporary challenges on EducationDesenvolvimento MoralEducaçãoInfância.Este artigo é uma abordagem teórica sobre o desenvolvimento moral infantil dentro de um enfoque que considera necessário as percepções de aspectos socioculturais, cognitivos e afetivos na educação dos valores. Esta análise parte da perspectiva construtivista sobre o desenvolvimento humano apresentando a dimensão interativa e contextual envolvida no desenvolvimento moral. Interação social, julgamento moral, sentimento de culpa e transgressão de regras são eixos básicos desta reflexão. Foram com os estudos de Piaget que a moral ganhou força na atenção do desenvolvimento humano e propriamente com as pesquisas de continuadores que a psicologia infantil e o campo da educação continuam a planejar e desenvolver investigações sobre esta abordagem. A relevância da discussão aqui proposta inclui a possibilidade de contribuir com a formação dos profissionais da educação para que a escola seja efetivamente um espaço de tolerância, respeito nas relações interpessoais e promoção a saúde mental de jovens estudantes.EDUEMG2018-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/164910.24934/eef.v21i35.1649Educação em Foco; Vol. 21 No. 35 (2018): Educação em Foco; 323-342Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 35 (2018): Educação em Foco; 323-342Educação em Foco; v. 21 n. 35 (2018): Educação em Foco; 323-3422317-00931519-332210.24934/eef.v21i35reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1649/1930Copyright (c) 2018 Marcone Felix Costa, Antônio Pereira Filhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Marcone FelixFilho, Antônio Pereira2018-12-18T23:18:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1649Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-12-18T23:18:58Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Desenvolvimento Moral diante dos desafios contemporâneos da Educação / The Moral Development of contemporary challenges on Education |
title |
O Desenvolvimento Moral diante dos desafios contemporâneos da Educação / The Moral Development of contemporary challenges on Education |
spellingShingle |
O Desenvolvimento Moral diante dos desafios contemporâneos da Educação / The Moral Development of contemporary challenges on Education Costa, Marcone Felix Desenvolvimento Moral Educação Infância. |
title_short |
O Desenvolvimento Moral diante dos desafios contemporâneos da Educação / The Moral Development of contemporary challenges on Education |
title_full |
O Desenvolvimento Moral diante dos desafios contemporâneos da Educação / The Moral Development of contemporary challenges on Education |
title_fullStr |
O Desenvolvimento Moral diante dos desafios contemporâneos da Educação / The Moral Development of contemporary challenges on Education |
title_full_unstemmed |
O Desenvolvimento Moral diante dos desafios contemporâneos da Educação / The Moral Development of contemporary challenges on Education |
title_sort |
O Desenvolvimento Moral diante dos desafios contemporâneos da Educação / The Moral Development of contemporary challenges on Education |
author |
Costa, Marcone Felix |
author_facet |
Costa, Marcone Felix Filho, Antônio Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Filho, Antônio Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Marcone Felix Filho, Antônio Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento Moral Educação Infância. |
topic |
Desenvolvimento Moral Educação Infância. |
description |
Este artigo é uma abordagem teórica sobre o desenvolvimento moral infantil dentro de um enfoque que considera necessário as percepções de aspectos socioculturais, cognitivos e afetivos na educação dos valores. Esta análise parte da perspectiva construtivista sobre o desenvolvimento humano apresentando a dimensão interativa e contextual envolvida no desenvolvimento moral. Interação social, julgamento moral, sentimento de culpa e transgressão de regras são eixos básicos desta reflexão. Foram com os estudos de Piaget que a moral ganhou força na atenção do desenvolvimento humano e propriamente com as pesquisas de continuadores que a psicologia infantil e o campo da educação continuam a planejar e desenvolver investigações sobre esta abordagem. A relevância da discussão aqui proposta inclui a possibilidade de contribuir com a formação dos profissionais da educação para que a escola seja efetivamente um espaço de tolerância, respeito nas relações interpessoais e promoção a saúde mental de jovens estudantes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1649 10.24934/eef.v21i35.1649 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1649 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v21i35.1649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1649/1930 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Marcone Felix Costa, Antônio Pereira Filho info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Marcone Felix Costa, Antônio Pereira Filho |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 21 No. 35 (2018): Educação em Foco; 323-342 Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 35 (2018): Educação em Foco; 323-342 Educação em Foco; v. 21 n. 35 (2018): Educação em Foco; 323-342 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v21i35 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469290332160 |