Factores que condicionam a interação professor – aluno na educação à distância no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget De Benguela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muamununga, Aleixo Castigo Muamununga
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Domingos, Alberto Bive Domingos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5775
Resumo: O presente artigo discute os “factores que condicionam a interacção professor-aluno na Educação à Distância no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela”. Assim sendo adoptamos o inquérito por questionário como instrumento aplicado aos alunosos cursos de Enfermagem e Obstetrícia e Sociologia. A pesquisa conseguiu demonstrar que, a interacção entre professor-aluno ocorre no googleclass, uma ferramenta disponibilizada pela Google para a actividade educativa assíncrona. Portanto, os principais factores que condicionam negativamente, dificultando a assimilação ou interacção professor-aluno são: a falha constante de energia eléctrica pública, fraco domínio das tecnologias, uso de equipamentos não adequados, a falta de formação adequada dos professores para lidar com esta modalidade educativa, que passam a ser os desafios que a educação a distância coloca quer aos alunos, como aos professores do ISPJP. Havendo necessidade de diversificar as ferramentas tecnológicas de ensino.
id UEMG-2_a0955c47452dd6e8ee097a1c3dd5333b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5775
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Factores que condicionam a interação professor – aluno na educação à distância no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget De BenguelaAngolaEducação a distânciaInteracção professor-alunoISPJPO presente artigo discute os “factores que condicionam a interacção professor-aluno na Educação à Distância no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela”. Assim sendo adoptamos o inquérito por questionário como instrumento aplicado aos alunosos cursos de Enfermagem e Obstetrícia e Sociologia. A pesquisa conseguiu demonstrar que, a interacção entre professor-aluno ocorre no googleclass, uma ferramenta disponibilizada pela Google para a actividade educativa assíncrona. Portanto, os principais factores que condicionam negativamente, dificultando a assimilação ou interacção professor-aluno são: a falha constante de energia eléctrica pública, fraco domínio das tecnologias, uso de equipamentos não adequados, a falta de formação adequada dos professores para lidar com esta modalidade educativa, que passam a ser os desafios que a educação a distância coloca quer aos alunos, como aos professores do ISPJP. Havendo necessidade de diversificar as ferramentas tecnológicas de ensino.EDUEMG2023-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/577510.36704/eef.v26i50.5775Educação em Foco; Vol. 26 No. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-21Educação em Foco; Vol. 26 Núm. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-21Educação em Foco; v. 26 n. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-212317-009310.36704/eef.v26i50reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5775/4857Copyright (c) 2023 Aleixo Castigo Muamununga Muamununga, Alberto Bive Domingos Domingosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMuamununga, Aleixo Castigo MuamunungaDomingos, Alberto Bive Domingos2023-11-30T21:00:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5775Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-11-30T21:00:30Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Factores que condicionam a interação professor – aluno na educação à distância no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget De Benguela
title Factores que condicionam a interação professor – aluno na educação à distância no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget De Benguela
spellingShingle Factores que condicionam a interação professor – aluno na educação à distância no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget De Benguela
Muamununga, Aleixo Castigo Muamununga
Angola
Educação a distância
Interacção professor-aluno
ISPJP
title_short Factores que condicionam a interação professor – aluno na educação à distância no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget De Benguela
title_full Factores que condicionam a interação professor – aluno na educação à distância no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget De Benguela
title_fullStr Factores que condicionam a interação professor – aluno na educação à distância no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget De Benguela
title_full_unstemmed Factores que condicionam a interação professor – aluno na educação à distância no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget De Benguela
title_sort Factores que condicionam a interação professor – aluno na educação à distância no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget De Benguela
author Muamununga, Aleixo Castigo Muamununga
author_facet Muamununga, Aleixo Castigo Muamununga
Domingos, Alberto Bive Domingos
author_role author
author2 Domingos, Alberto Bive Domingos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muamununga, Aleixo Castigo Muamununga
Domingos, Alberto Bive Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Angola
Educação a distância
Interacção professor-aluno
ISPJP
topic Angola
Educação a distância
Interacção professor-aluno
ISPJP
description O presente artigo discute os “factores que condicionam a interacção professor-aluno na Educação à Distância no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela”. Assim sendo adoptamos o inquérito por questionário como instrumento aplicado aos alunosos cursos de Enfermagem e Obstetrícia e Sociologia. A pesquisa conseguiu demonstrar que, a interacção entre professor-aluno ocorre no googleclass, uma ferramenta disponibilizada pela Google para a actividade educativa assíncrona. Portanto, os principais factores que condicionam negativamente, dificultando a assimilação ou interacção professor-aluno são: a falha constante de energia eléctrica pública, fraco domínio das tecnologias, uso de equipamentos não adequados, a falta de formação adequada dos professores para lidar com esta modalidade educativa, que passam a ser os desafios que a educação a distância coloca quer aos alunos, como aos professores do ISPJP. Havendo necessidade de diversificar as ferramentas tecnológicas de ensino.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5775
10.36704/eef.v26i50.5775
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5775
identifier_str_mv 10.36704/eef.v26i50.5775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5775/4857
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Aleixo Castigo Muamununga Muamununga, Alberto Bive Domingos Domingos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Aleixo Castigo Muamununga Muamununga, Alberto Bive Domingos Domingos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 26 No. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-21
Educação em Foco; Vol. 26 Núm. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-21
Educação em Foco; v. 26 n. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-21
2317-0093
10.36704/eef.v26i50
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1798045782557851648