Factores que condicionam a interação professor – aluno na educação à distância no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget De Benguela
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5775 |
Resumo: | O presente artigo discute os “factores que condicionam a interacção professor-aluno na Educação à Distância no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela”. Assim sendo adoptamos o inquérito por questionário como instrumento aplicado aos alunosos cursos de Enfermagem e Obstetrícia e Sociologia. A pesquisa conseguiu demonstrar que, a interacção entre professor-aluno ocorre no googleclass, uma ferramenta disponibilizada pela Google para a actividade educativa assíncrona. Portanto, os principais factores que condicionam negativamente, dificultando a assimilação ou interacção professor-aluno são: a falha constante de energia eléctrica pública, fraco domínio das tecnologias, uso de equipamentos não adequados, a falta de formação adequada dos professores para lidar com esta modalidade educativa, que passam a ser os desafios que a educação a distância coloca quer aos alunos, como aos professores do ISPJP. Havendo necessidade de diversificar as ferramentas tecnológicas de ensino. |
id |
UEMG-2_a0955c47452dd6e8ee097a1c3dd5333b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5775 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Factores que condicionam a interação professor – aluno na educação à distância no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget De BenguelaAngolaEducação a distânciaInteracção professor-alunoISPJPO presente artigo discute os “factores que condicionam a interacção professor-aluno na Educação à Distância no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela”. Assim sendo adoptamos o inquérito por questionário como instrumento aplicado aos alunosos cursos de Enfermagem e Obstetrícia e Sociologia. A pesquisa conseguiu demonstrar que, a interacção entre professor-aluno ocorre no googleclass, uma ferramenta disponibilizada pela Google para a actividade educativa assíncrona. Portanto, os principais factores que condicionam negativamente, dificultando a assimilação ou interacção professor-aluno são: a falha constante de energia eléctrica pública, fraco domínio das tecnologias, uso de equipamentos não adequados, a falta de formação adequada dos professores para lidar com esta modalidade educativa, que passam a ser os desafios que a educação a distância coloca quer aos alunos, como aos professores do ISPJP. Havendo necessidade de diversificar as ferramentas tecnológicas de ensino.EDUEMG2023-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/577510.36704/eef.v26i50.5775Educação em Foco; Vol. 26 No. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-21Educação em Foco; Vol. 26 Núm. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-21Educação em Foco; v. 26 n. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-212317-009310.36704/eef.v26i50reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5775/4857Copyright (c) 2023 Aleixo Castigo Muamununga Muamununga, Alberto Bive Domingos Domingosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMuamununga, Aleixo Castigo MuamunungaDomingos, Alberto Bive Domingos2023-11-30T21:00:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5775Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-11-30T21:00:30Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Factores que condicionam a interação professor – aluno na educação à distância no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget De Benguela |
title |
Factores que condicionam a interação professor – aluno na educação à distância no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget De Benguela |
spellingShingle |
Factores que condicionam a interação professor – aluno na educação à distância no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget De Benguela Muamununga, Aleixo Castigo Muamununga Angola Educação a distância Interacção professor-aluno ISPJP |
title_short |
Factores que condicionam a interação professor – aluno na educação à distância no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget De Benguela |
title_full |
Factores que condicionam a interação professor – aluno na educação à distância no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget De Benguela |
title_fullStr |
Factores que condicionam a interação professor – aluno na educação à distância no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget De Benguela |
title_full_unstemmed |
Factores que condicionam a interação professor – aluno na educação à distância no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget De Benguela |
title_sort |
Factores que condicionam a interação professor – aluno na educação à distância no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget De Benguela |
author |
Muamununga, Aleixo Castigo Muamununga |
author_facet |
Muamununga, Aleixo Castigo Muamununga Domingos, Alberto Bive Domingos |
author_role |
author |
author2 |
Domingos, Alberto Bive Domingos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muamununga, Aleixo Castigo Muamununga Domingos, Alberto Bive Domingos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Angola Educação a distância Interacção professor-aluno ISPJP |
topic |
Angola Educação a distância Interacção professor-aluno ISPJP |
description |
O presente artigo discute os “factores que condicionam a interacção professor-aluno na Educação à Distância no Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela”. Assim sendo adoptamos o inquérito por questionário como instrumento aplicado aos alunosos cursos de Enfermagem e Obstetrícia e Sociologia. A pesquisa conseguiu demonstrar que, a interacção entre professor-aluno ocorre no googleclass, uma ferramenta disponibilizada pela Google para a actividade educativa assíncrona. Portanto, os principais factores que condicionam negativamente, dificultando a assimilação ou interacção professor-aluno são: a falha constante de energia eléctrica pública, fraco domínio das tecnologias, uso de equipamentos não adequados, a falta de formação adequada dos professores para lidar com esta modalidade educativa, que passam a ser os desafios que a educação a distância coloca quer aos alunos, como aos professores do ISPJP. Havendo necessidade de diversificar as ferramentas tecnológicas de ensino. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5775 10.36704/eef.v26i50.5775 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5775 |
identifier_str_mv |
10.36704/eef.v26i50.5775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5775/4857 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Aleixo Castigo Muamununga Muamununga, Alberto Bive Domingos Domingos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Aleixo Castigo Muamununga Muamununga, Alberto Bive Domingos Domingos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 26 No. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-21 Educação em Foco; Vol. 26 Núm. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-21 Educação em Foco; v. 26 n. 50 (2023): Educação Em Foco (Publicação Contínua); 1-21 2317-0093 10.36704/eef.v26i50 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1798045782557851648 |