Formação do Pedagogo em Espaços Não Formais de Educação: foco nos Cursos de Pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5711 |
Resumo: | O artigo objetiva analisar em que medida os Cursos de Graduação em Pedagogia das Universidade do Estado do Rio Grande do Sul contemplam a formação do pedagogo em espaços não formais de educação. A abordagem de pesquisa foi a qualitativa do tipo documental. Os documentos foram as ementas de 10 (dez) Universidades, as quais possuem disciplinas que contemplam os espaços não formais de educação. Os resultados apontaram que, são necessários três eixos estruturantes de disciplinas dos espaços não formais de educação, a saber: Interlocução Teoria e Prática, Pesquisa e Atuação do Pedagogo. Acredita-se que a inter-relação entre os eixos que estruturam disciplinas voltadas à Pedagogia, em espaços não formais de educação, assenta-se na relevância de formar, como pedagogos, profissionais que saibam quais espaços estão habilitados para exercer sua profissão, dentre os diversos espaços de atuação em que esse profissional pode estar inserido. |
id |
UEMG-2_a1176626ed85ff06879754104c483426 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5711 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação do Pedagogo em Espaços Não Formais de Educação: foco nos Cursos de PedagogiaAtuação do PedagogoEducação Não FormalGraduação em PedagogiaO artigo objetiva analisar em que medida os Cursos de Graduação em Pedagogia das Universidade do Estado do Rio Grande do Sul contemplam a formação do pedagogo em espaços não formais de educação. A abordagem de pesquisa foi a qualitativa do tipo documental. Os documentos foram as ementas de 10 (dez) Universidades, as quais possuem disciplinas que contemplam os espaços não formais de educação. Os resultados apontaram que, são necessários três eixos estruturantes de disciplinas dos espaços não formais de educação, a saber: Interlocução Teoria e Prática, Pesquisa e Atuação do Pedagogo. Acredita-se que a inter-relação entre os eixos que estruturam disciplinas voltadas à Pedagogia, em espaços não formais de educação, assenta-se na relevância de formar, como pedagogos, profissionais que saibam quais espaços estão habilitados para exercer sua profissão, dentre os diversos espaços de atuação em que esse profissional pode estar inserido.EDUEMG2022-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/571110.36704/eef.v25i47.5711Educação em Foco; Vol. 25 No. 47 (2022): Educação Em FocoEducação em Foco; Vol. 25 Núm. 47 (2022): Educação Em FocoEducação em Foco; v. 25 n. 47 (2022): Educação Em Foco2317-00931519-332210.36704/eef.v25i47reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5711/4408Copyright (c) 2022 Fernanda Figueira Marquezan, Fernanda Torres Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueira Marquezan, FernandaTorres Andrade, Fernanda2022-12-22T18:26:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5711Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2022-12-22T18:26:48Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação do Pedagogo em Espaços Não Formais de Educação: foco nos Cursos de Pedagogia |
title |
Formação do Pedagogo em Espaços Não Formais de Educação: foco nos Cursos de Pedagogia |
spellingShingle |
Formação do Pedagogo em Espaços Não Formais de Educação: foco nos Cursos de Pedagogia Figueira Marquezan, Fernanda Atuação do Pedagogo Educação Não Formal Graduação em Pedagogia |
title_short |
Formação do Pedagogo em Espaços Não Formais de Educação: foco nos Cursos de Pedagogia |
title_full |
Formação do Pedagogo em Espaços Não Formais de Educação: foco nos Cursos de Pedagogia |
title_fullStr |
Formação do Pedagogo em Espaços Não Formais de Educação: foco nos Cursos de Pedagogia |
title_full_unstemmed |
Formação do Pedagogo em Espaços Não Formais de Educação: foco nos Cursos de Pedagogia |
title_sort |
Formação do Pedagogo em Espaços Não Formais de Educação: foco nos Cursos de Pedagogia |
author |
Figueira Marquezan, Fernanda |
author_facet |
Figueira Marquezan, Fernanda Torres Andrade, Fernanda |
author_role |
author |
author2 |
Torres Andrade, Fernanda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueira Marquezan, Fernanda Torres Andrade, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atuação do Pedagogo Educação Não Formal Graduação em Pedagogia |
topic |
Atuação do Pedagogo Educação Não Formal Graduação em Pedagogia |
description |
O artigo objetiva analisar em que medida os Cursos de Graduação em Pedagogia das Universidade do Estado do Rio Grande do Sul contemplam a formação do pedagogo em espaços não formais de educação. A abordagem de pesquisa foi a qualitativa do tipo documental. Os documentos foram as ementas de 10 (dez) Universidades, as quais possuem disciplinas que contemplam os espaços não formais de educação. Os resultados apontaram que, são necessários três eixos estruturantes de disciplinas dos espaços não formais de educação, a saber: Interlocução Teoria e Prática, Pesquisa e Atuação do Pedagogo. Acredita-se que a inter-relação entre os eixos que estruturam disciplinas voltadas à Pedagogia, em espaços não formais de educação, assenta-se na relevância de formar, como pedagogos, profissionais que saibam quais espaços estão habilitados para exercer sua profissão, dentre os diversos espaços de atuação em que esse profissional pode estar inserido. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5711 10.36704/eef.v25i47.5711 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5711 |
identifier_str_mv |
10.36704/eef.v25i47.5711 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5711/4408 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Fernanda Figueira Marquezan, Fernanda Torres Andrade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Fernanda Figueira Marquezan, Fernanda Torres Andrade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 25 No. 47 (2022): Educação Em Foco Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 47 (2022): Educação Em Foco Educação em Foco; v. 25 n. 47 (2022): Educação Em Foco 2317-0093 1519-3322 10.36704/eef.v25i47 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205470346248192 |