“Nosso lema é fazer rima, ouve a batida, escuta nossa voz que vem romper o silêncio causado pelo racismo atroz”: a Lei 10.639/03 e as reflexões de estudantes por meio da música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Gabriela Teixeira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4846
Resumo: Esse artigo discorre sobre o percurso histórico trilhado para a formulação da Lei. 10.639/03 e as possibilidades e desafios identificados na implementação dessa legislação através de alguns estudos realizados. Apresenta um recorte de uma dissertação defendida no ano de 2016 junto ao PPG em História da Universidade xxxxxxx. As reflexões aqui apresentadas são parte dos resultados dessa investigação e trata-se de análises de um projeto educacional realizado com estudantes de duas turmas do ensino fundamental, no âmbito de uma escola pública estadual do município de Pelotas- RS, ao longo do ano de 2014. O projeto objetivou a implementação da Lei 10.639/03 por meio da música. Entre os resultados desse projeto educacional estão a conscientização e reflexões de estudantes sobre a discriminação racial e o racismo e a compreensão de elementos da história e cultura africana e afro-brasileira por meio da música.
id UEMG-2_a95224cfaeb39655800bc0bf3a0a045b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4846
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling “Nosso lema é fazer rima, ouve a batida, escuta nossa voz que vem romper o silêncio causado pelo racismo atroz”: a Lei 10.639/03 e as reflexões de estudantes por meio da músicaLei 10.639/03Reflexões EstudantesRacismoMúsicaEsse artigo discorre sobre o percurso histórico trilhado para a formulação da Lei. 10.639/03 e as possibilidades e desafios identificados na implementação dessa legislação através de alguns estudos realizados. Apresenta um recorte de uma dissertação defendida no ano de 2016 junto ao PPG em História da Universidade xxxxxxx. As reflexões aqui apresentadas são parte dos resultados dessa investigação e trata-se de análises de um projeto educacional realizado com estudantes de duas turmas do ensino fundamental, no âmbito de uma escola pública estadual do município de Pelotas- RS, ao longo do ano de 2014. O projeto objetivou a implementação da Lei 10.639/03 por meio da música. Entre os resultados desse projeto educacional estão a conscientização e reflexões de estudantes sobre a discriminação racial e o racismo e a compreensão de elementos da história e cultura africana e afro-brasileira por meio da música.EDUEMG2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/484610.24934/eef.v24i43.4846Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 128-152Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 128-152Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 128-1522317-00931519-332210.24934/eef.v24i43reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4846/3670Copyright (c) 2021 Gabriela Teixeira Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Gabriela Teixeira2021-08-30T15:41:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4846Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-08-30T15:41:03Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv “Nosso lema é fazer rima, ouve a batida, escuta nossa voz que vem romper o silêncio causado pelo racismo atroz”: a Lei 10.639/03 e as reflexões de estudantes por meio da música
title “Nosso lema é fazer rima, ouve a batida, escuta nossa voz que vem romper o silêncio causado pelo racismo atroz”: a Lei 10.639/03 e as reflexões de estudantes por meio da música
spellingShingle “Nosso lema é fazer rima, ouve a batida, escuta nossa voz que vem romper o silêncio causado pelo racismo atroz”: a Lei 10.639/03 e as reflexões de estudantes por meio da música
Gomes, Gabriela Teixeira
Lei 10.639/03
Reflexões
Estudantes
Racismo
Música
title_short “Nosso lema é fazer rima, ouve a batida, escuta nossa voz que vem romper o silêncio causado pelo racismo atroz”: a Lei 10.639/03 e as reflexões de estudantes por meio da música
title_full “Nosso lema é fazer rima, ouve a batida, escuta nossa voz que vem romper o silêncio causado pelo racismo atroz”: a Lei 10.639/03 e as reflexões de estudantes por meio da música
title_fullStr “Nosso lema é fazer rima, ouve a batida, escuta nossa voz que vem romper o silêncio causado pelo racismo atroz”: a Lei 10.639/03 e as reflexões de estudantes por meio da música
title_full_unstemmed “Nosso lema é fazer rima, ouve a batida, escuta nossa voz que vem romper o silêncio causado pelo racismo atroz”: a Lei 10.639/03 e as reflexões de estudantes por meio da música
title_sort “Nosso lema é fazer rima, ouve a batida, escuta nossa voz que vem romper o silêncio causado pelo racismo atroz”: a Lei 10.639/03 e as reflexões de estudantes por meio da música
author Gomes, Gabriela Teixeira
author_facet Gomes, Gabriela Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Gabriela Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Lei 10.639/03
Reflexões
Estudantes
Racismo
Música
topic Lei 10.639/03
Reflexões
Estudantes
Racismo
Música
description Esse artigo discorre sobre o percurso histórico trilhado para a formulação da Lei. 10.639/03 e as possibilidades e desafios identificados na implementação dessa legislação através de alguns estudos realizados. Apresenta um recorte de uma dissertação defendida no ano de 2016 junto ao PPG em História da Universidade xxxxxxx. As reflexões aqui apresentadas são parte dos resultados dessa investigação e trata-se de análises de um projeto educacional realizado com estudantes de duas turmas do ensino fundamental, no âmbito de uma escola pública estadual do município de Pelotas- RS, ao longo do ano de 2014. O projeto objetivou a implementação da Lei 10.639/03 por meio da música. Entre os resultados desse projeto educacional estão a conscientização e reflexões de estudantes sobre a discriminação racial e o racismo e a compreensão de elementos da história e cultura africana e afro-brasileira por meio da música.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4846
10.24934/eef.v24i43.4846
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4846
identifier_str_mv 10.24934/eef.v24i43.4846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4846/3670
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Gabriela Teixeira Gomes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Gabriela Teixeira Gomes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 24 No. 43 (2021): Educação Em Foco; 128-152
Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 43 (2021): Educação Em Foco; 128-152
Educação em Foco; v. 24 n. 43 (2021): Educação Em Foco; 128-152
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v24i43
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470275993600