Diversidade, interdisciplinaridade e desenvolvimento pedagógico no contexto universitário: o caso do Estágio EDD 6646 na Universidade de Montreal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loiola, Francisco Antonio
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Walder, Anne Mai
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/463
Resumo: Na Universidade de Montreal, um grupo de professores de diferentesdepartamentos e filiações disciplinares participou de um programa de colaboração visando a favorecer a adoção de praticas pedagógicas abertas e ativas junto aos futuros professores universitários. A partir deste programa pedagógico, um grupo de estudantes matriculados em um curso de formação para a educação superior foi integrado à um contexto de estâgio prático no ensino universitário, constituídos por duas etapas: seminários sobre a prática pedagógica epresença no ambiente universitário. Esta última permite ao aluno familiarizar-se com o conjunto das atividades que compõem a vida profissional de um professor universitário. E, nos seminário, os alunos são incentivados a compartilhar suas experiências com os professores responsáveis ​​pelo estágio epelo acompanhamento da interação pedagógica.Esta pesquisa exploratória tem como objetivo refletir sobre a pertinência eo impacto deste programa de desenvolvimento profissional, ao mesmo tempo  individual e coletivo, em um contexto de colaboração interdisciplinar em relação à concepção, animação e networking.
id UEMG-2_b3009af75359d03e42aed995d7697ddb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/463
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Diversidade, interdisciplinaridade e desenvolvimento pedagógico no contexto universitário: o caso do Estágio EDD 6646 na Universidade de Montrealdesenvolvimento pedagógicoprofessoruniversidade.Na Universidade de Montreal, um grupo de professores de diferentesdepartamentos e filiações disciplinares participou de um programa de colaboração visando a favorecer a adoção de praticas pedagógicas abertas e ativas junto aos futuros professores universitários. A partir deste programa pedagógico, um grupo de estudantes matriculados em um curso de formação para a educação superior foi integrado à um contexto de estâgio prático no ensino universitário, constituídos por duas etapas: seminários sobre a prática pedagógica epresença no ambiente universitário. Esta última permite ao aluno familiarizar-se com o conjunto das atividades que compõem a vida profissional de um professor universitário. E, nos seminário, os alunos são incentivados a compartilhar suas experiências com os professores responsáveis ​​pelo estágio epelo acompanhamento da interação pedagógica.Esta pesquisa exploratória tem como objetivo refletir sobre a pertinência eo impacto deste programa de desenvolvimento profissional, ao mesmo tempo  individual e coletivo, em um contexto de colaboração interdisciplinar em relação à concepção, animação e networking.EDUEMG2013-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/46310.24934/eef.v16i22.463Educação em Foco; Vol. 16 No. 22 (2013): Educação em Foco; 73-98Educação em Foco; Vol. 16 Núm. 22 (2013): Educação em Foco; 73-98Educação em Foco; v. 16 n. 22 (2013): Educação em Foco; 73-982317-00931519-332210.24934/eef.v16i22reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/463/314Loiola, Francisco AntonioWalder, Anne Maiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/463Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade, interdisciplinaridade e desenvolvimento pedagógico no contexto universitário: o caso do Estágio EDD 6646 na Universidade de Montreal
title Diversidade, interdisciplinaridade e desenvolvimento pedagógico no contexto universitário: o caso do Estágio EDD 6646 na Universidade de Montreal
spellingShingle Diversidade, interdisciplinaridade e desenvolvimento pedagógico no contexto universitário: o caso do Estágio EDD 6646 na Universidade de Montreal
Loiola, Francisco Antonio
desenvolvimento pedagógico
professor
universidade.
title_short Diversidade, interdisciplinaridade e desenvolvimento pedagógico no contexto universitário: o caso do Estágio EDD 6646 na Universidade de Montreal
title_full Diversidade, interdisciplinaridade e desenvolvimento pedagógico no contexto universitário: o caso do Estágio EDD 6646 na Universidade de Montreal
title_fullStr Diversidade, interdisciplinaridade e desenvolvimento pedagógico no contexto universitário: o caso do Estágio EDD 6646 na Universidade de Montreal
title_full_unstemmed Diversidade, interdisciplinaridade e desenvolvimento pedagógico no contexto universitário: o caso do Estágio EDD 6646 na Universidade de Montreal
title_sort Diversidade, interdisciplinaridade e desenvolvimento pedagógico no contexto universitário: o caso do Estágio EDD 6646 na Universidade de Montreal
author Loiola, Francisco Antonio
author_facet Loiola, Francisco Antonio
Walder, Anne Mai
author_role author
author2 Walder, Anne Mai
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loiola, Francisco Antonio
Walder, Anne Mai
dc.subject.por.fl_str_mv desenvolvimento pedagógico
professor
universidade.
topic desenvolvimento pedagógico
professor
universidade.
description Na Universidade de Montreal, um grupo de professores de diferentesdepartamentos e filiações disciplinares participou de um programa de colaboração visando a favorecer a adoção de praticas pedagógicas abertas e ativas junto aos futuros professores universitários. A partir deste programa pedagógico, um grupo de estudantes matriculados em um curso de formação para a educação superior foi integrado à um contexto de estâgio prático no ensino universitário, constituídos por duas etapas: seminários sobre a prática pedagógica epresença no ambiente universitário. Esta última permite ao aluno familiarizar-se com o conjunto das atividades que compõem a vida profissional de um professor universitário. E, nos seminário, os alunos são incentivados a compartilhar suas experiências com os professores responsáveis ​​pelo estágio epelo acompanhamento da interação pedagógica.Esta pesquisa exploratória tem como objetivo refletir sobre a pertinência eo impacto deste programa de desenvolvimento profissional, ao mesmo tempo  individual e coletivo, em um contexto de colaboração interdisciplinar em relação à concepção, animação e networking.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/463
10.24934/eef.v16i22.463
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/463
identifier_str_mv 10.24934/eef.v16i22.463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/463/314
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 16 No. 22 (2013): Educação em Foco; 73-98
Educação em Foco; Vol. 16 Núm. 22 (2013): Educação em Foco; 73-98
Educação em Foco; v. 16 n. 22 (2013): Educação em Foco; 73-98
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v16i22
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468879290368