Diversidade, interdisciplinaridade e desenvolvimento pedagógico no contexto universitário: o caso do Estágio EDD 6646 na Universidade de Montreal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/463 |
Resumo: | Na Universidade de Montreal, um grupo de professores de diferentesdepartamentos e filiações disciplinares participou de um programa de colaboração visando a favorecer a adoção de praticas pedagógicas abertas e ativas junto aos futuros professores universitários. A partir deste programa pedagógico, um grupo de estudantes matriculados em um curso de formação para a educação superior foi integrado à um contexto de estâgio prático no ensino universitário, constituídos por duas etapas: seminários sobre a prática pedagógica epresença no ambiente universitário. Esta última permite ao aluno familiarizar-se com o conjunto das atividades que compõem a vida profissional de um professor universitário. E, nos seminário, os alunos são incentivados a compartilhar suas experiências com os professores responsáveis pelo estágio epelo acompanhamento da interação pedagógica.Esta pesquisa exploratória tem como objetivo refletir sobre a pertinência eo impacto deste programa de desenvolvimento profissional, ao mesmo tempo individual e coletivo, em um contexto de colaboração interdisciplinar em relação à concepção, animação e networking. |
id |
UEMG-2_b3009af75359d03e42aed995d7697ddb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/463 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Diversidade, interdisciplinaridade e desenvolvimento pedagógico no contexto universitário: o caso do Estágio EDD 6646 na Universidade de Montrealdesenvolvimento pedagógicoprofessoruniversidade.Na Universidade de Montreal, um grupo de professores de diferentesdepartamentos e filiações disciplinares participou de um programa de colaboração visando a favorecer a adoção de praticas pedagógicas abertas e ativas junto aos futuros professores universitários. A partir deste programa pedagógico, um grupo de estudantes matriculados em um curso de formação para a educação superior foi integrado à um contexto de estâgio prático no ensino universitário, constituídos por duas etapas: seminários sobre a prática pedagógica epresença no ambiente universitário. Esta última permite ao aluno familiarizar-se com o conjunto das atividades que compõem a vida profissional de um professor universitário. E, nos seminário, os alunos são incentivados a compartilhar suas experiências com os professores responsáveis pelo estágio epelo acompanhamento da interação pedagógica.Esta pesquisa exploratória tem como objetivo refletir sobre a pertinência eo impacto deste programa de desenvolvimento profissional, ao mesmo tempo individual e coletivo, em um contexto de colaboração interdisciplinar em relação à concepção, animação e networking.EDUEMG2013-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/46310.24934/eef.v16i22.463Educação em Foco; Vol. 16 No. 22 (2013): Educação em Foco; 73-98Educação em Foco; Vol. 16 Núm. 22 (2013): Educação em Foco; 73-98Educação em Foco; v. 16 n. 22 (2013): Educação em Foco; 73-982317-00931519-332210.24934/eef.v16i22reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/463/314Loiola, Francisco AntonioWalder, Anne Maiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/463Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diversidade, interdisciplinaridade e desenvolvimento pedagógico no contexto universitário: o caso do Estágio EDD 6646 na Universidade de Montreal |
title |
Diversidade, interdisciplinaridade e desenvolvimento pedagógico no contexto universitário: o caso do Estágio EDD 6646 na Universidade de Montreal |
spellingShingle |
Diversidade, interdisciplinaridade e desenvolvimento pedagógico no contexto universitário: o caso do Estágio EDD 6646 na Universidade de Montreal Loiola, Francisco Antonio desenvolvimento pedagógico professor universidade. |
title_short |
Diversidade, interdisciplinaridade e desenvolvimento pedagógico no contexto universitário: o caso do Estágio EDD 6646 na Universidade de Montreal |
title_full |
Diversidade, interdisciplinaridade e desenvolvimento pedagógico no contexto universitário: o caso do Estágio EDD 6646 na Universidade de Montreal |
title_fullStr |
Diversidade, interdisciplinaridade e desenvolvimento pedagógico no contexto universitário: o caso do Estágio EDD 6646 na Universidade de Montreal |
title_full_unstemmed |
Diversidade, interdisciplinaridade e desenvolvimento pedagógico no contexto universitário: o caso do Estágio EDD 6646 na Universidade de Montreal |
title_sort |
Diversidade, interdisciplinaridade e desenvolvimento pedagógico no contexto universitário: o caso do Estágio EDD 6646 na Universidade de Montreal |
author |
Loiola, Francisco Antonio |
author_facet |
Loiola, Francisco Antonio Walder, Anne Mai |
author_role |
author |
author2 |
Walder, Anne Mai |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loiola, Francisco Antonio Walder, Anne Mai |
dc.subject.por.fl_str_mv |
desenvolvimento pedagógico professor universidade. |
topic |
desenvolvimento pedagógico professor universidade. |
description |
Na Universidade de Montreal, um grupo de professores de diferentesdepartamentos e filiações disciplinares participou de um programa de colaboração visando a favorecer a adoção de praticas pedagógicas abertas e ativas junto aos futuros professores universitários. A partir deste programa pedagógico, um grupo de estudantes matriculados em um curso de formação para a educação superior foi integrado à um contexto de estâgio prático no ensino universitário, constituídos por duas etapas: seminários sobre a prática pedagógica epresença no ambiente universitário. Esta última permite ao aluno familiarizar-se com o conjunto das atividades que compõem a vida profissional de um professor universitário. E, nos seminário, os alunos são incentivados a compartilhar suas experiências com os professores responsáveis pelo estágio epelo acompanhamento da interação pedagógica.Esta pesquisa exploratória tem como objetivo refletir sobre a pertinência eo impacto deste programa de desenvolvimento profissional, ao mesmo tempo individual e coletivo, em um contexto de colaboração interdisciplinar em relação à concepção, animação e networking. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/463 10.24934/eef.v16i22.463 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/463 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v16i22.463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/463/314 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 16 No. 22 (2013): Educação em Foco; 73-98 Educação em Foco; Vol. 16 Núm. 22 (2013): Educação em Foco; 73-98 Educação em Foco; v. 16 n. 22 (2013): Educação em Foco; 73-98 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v16i22 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468879290368 |