Práticas disciplinares nas representações de sujeitos da Educação em Montes Claros, MG (1910-1930) / Disciplinary practices in the Education’s subject representations in Montes Claros, MG (1910-1930)
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Data de Publicação: | 2018 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1598 |
Resumo: | O objetivo do artigo é discutir transformações das práticas disciplinares nas representações de sujeitos da educação, entre as décadas de 1910 e 1930. A discussão parte do confronto entre a Pedagogia Tradicional e o movimento da Escola Nova, em que a renovação dos processos disciplinares apresenta-se como condição para a efetivação de um projeto de sociedade moderna, no qual punições e castigos passam a ser compreendidos como práticas ultrapassadas, não científicas, inadequadas à socialização de novos hábitos e valores morais e sociais. A partir de fontes primárias, buscou-se compreender preocupações vigentes no estado de Minas Gerais e, em especial, na cidade de Montes Claros. O estudo alicerça-se em autores como Roger Chartier e Norbert Elias, também utilizando categorias de análise apresentadas pela pesquisadora brasileira Julia Varela, para se pensar as mudanças nas práticas disciplinares: de uma pedagogia disciplinar a uma pedagogia psicológica. |
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Práticas disciplinares nas representações de sujeitos da Educação em Montes Claros, MG (1910-1930) / Disciplinary practices in the Education’s subject representations in Montes Claros, MG (1910-1930)História da EducaçãoPráticas DisciplinaresLiberdade e AutoridadeCastigos e puniçõesO objetivo do artigo é discutir transformações das práticas disciplinares nas representações de sujeitos da educação, entre as décadas de 1910 e 1930. A discussão parte do confronto entre a Pedagogia Tradicional e o movimento da Escola Nova, em que a renovação dos processos disciplinares apresenta-se como condição para a efetivação de um projeto de sociedade moderna, no qual punições e castigos passam a ser compreendidos como práticas ultrapassadas, não científicas, inadequadas à socialização de novos hábitos e valores morais e sociais. A partir de fontes primárias, buscou-se compreender preocupações vigentes no estado de Minas Gerais e, em especial, na cidade de Montes Claros. O estudo alicerça-se em autores como Roger Chartier e Norbert Elias, também utilizando categorias de análise apresentadas pela pesquisadora brasileira Julia Varela, para se pensar as mudanças nas práticas disciplinares: de uma pedagogia disciplinar a uma pedagogia psicológica.EDUEMG2018-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/159810.24934/eef.v21i34.1598Educação em Foco; Vol. 21 No. 34 (2018): Educação em Foco; 341-360Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 34 (2018): Educação em Foco; 341-360Educação em Foco; v. 21 n. 34 (2018): Educação em Foco; 341-3602317-00931519-332210.24934/eef.v21i34reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1598/1798Copyright (c) 2018 Geisa Magela Veloso, Rafael Baioni do Nascimento, Mônica Maria Teixeira Amoriminfo:eu-repo/semantics/openAccessVeloso, Geisa MagelaNascimento, Rafael Baioni doAmorim, Mônica Maria Teixeira2018-09-25T15:10:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1598Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-09-25T15:10:30Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
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