Uma experiência com mundos encantados: a importância da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62951 |
Resumo: | Este artigo originou-se das experiências vivenciadas na disciplina de Estágio Supervisionado, sob a forma de Prática de Ensino II direcionada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo central é relatar e refletir a respeito das ações de observação e de regência em classe. Para tanto, aplicou-se um projeto didático na área da Literatura Infantil, voltado a turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal localizada em Cascavel - PR, explorando-se a história O Caso do Bolinho, de Tatiana Belinky, e outras atividades a partir da narrativa. Durante as aulas ministradas, pudemos aprofundar os estudos acerca da história da Literatura Infantil, área do conhecimento relevante e que contribui para compreendermos nossas emoções ou a realidade em que estamos inseridos, além de nos tornar mais críticos, criativos e sensíveis (COELHO, 2000; ÁVILA; ALMEIDA, 2015). Na etapa da alfabetização, a Literatura Infantil é fundamental, principalmente pelo constante contato que a criança tem com o mundo da escrita, e isso deve ser aproveitado pelos professores, ao oportunizarem momentos que envolvem o lúdico, o imaginário, a criatividade e outros aspectos. Adquirimos, desse modo, muitas experiências e aprendizagens nesse período que, com certeza, agregarão em nossa futura atuação profissional. |
id |
VERACRUZ-0_6736a8c0a94ab10b48ebf148bfa0995c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62951 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma experiência com mundos encantados: a importância da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamentalliteratura infantilanos iniciais do ensino fundamentalarteleituraEste artigo originou-se das experiências vivenciadas na disciplina de Estágio Supervisionado, sob a forma de Prática de Ensino II direcionada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo central é relatar e refletir a respeito das ações de observação e de regência em classe. Para tanto, aplicou-se um projeto didático na área da Literatura Infantil, voltado a turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal localizada em Cascavel - PR, explorando-se a história O Caso do Bolinho, de Tatiana Belinky, e outras atividades a partir da narrativa. Durante as aulas ministradas, pudemos aprofundar os estudos acerca da história da Literatura Infantil, área do conhecimento relevante e que contribui para compreendermos nossas emoções ou a realidade em que estamos inseridos, além de nos tornar mais críticos, criativos e sensíveis (COELHO, 2000; ÁVILA; ALMEIDA, 2015). Na etapa da alfabetização, a Literatura Infantil é fundamental, principalmente pelo constante contato que a criança tem com o mundo da escrita, e isso deve ser aproveitado pelos professores, ao oportunizarem momentos que envolvem o lúdico, o imaginário, a criatividade e outros aspectos. Adquirimos, desse modo, muitas experiências e aprendizagens nesse período que, com certeza, agregarão em nossa futura atuação profissional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6295110.34117/bjdv9n9-049Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 9 (2023); 26308-26325Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 9 (2023); 26308-26325Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 9 (2023); 26308-263252525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62951/45272Almeida, Amanda RobertaBuchinger, Carolina ArcelesBandeira, Larissa de QueirozMarques, Natalia AnzolinMazzuco, Neiva Gallinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-13T13:22:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/62951Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:28.332473Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma experiência com mundos encantados: a importância da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
Uma experiência com mundos encantados: a importância da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Uma experiência com mundos encantados: a importância da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental Almeida, Amanda Roberta literatura infantil anos iniciais do ensino fundamental arte leitura |
title_short |
Uma experiência com mundos encantados: a importância da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Uma experiência com mundos encantados: a importância da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Uma experiência com mundos encantados: a importância da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Uma experiência com mundos encantados: a importância da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Uma experiência com mundos encantados: a importância da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Almeida, Amanda Roberta |
author_facet |
Almeida, Amanda Roberta Buchinger, Carolina Arceles Bandeira, Larissa de Queiroz Marques, Natalia Anzolin Mazzuco, Neiva Gallina |
author_role |
author |
author2 |
Buchinger, Carolina Arceles Bandeira, Larissa de Queiroz Marques, Natalia Anzolin Mazzuco, Neiva Gallina |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Amanda Roberta Buchinger, Carolina Arceles Bandeira, Larissa de Queiroz Marques, Natalia Anzolin Mazzuco, Neiva Gallina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
literatura infantil anos iniciais do ensino fundamental arte leitura |
topic |
literatura infantil anos iniciais do ensino fundamental arte leitura |
description |
Este artigo originou-se das experiências vivenciadas na disciplina de Estágio Supervisionado, sob a forma de Prática de Ensino II direcionada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo central é relatar e refletir a respeito das ações de observação e de regência em classe. Para tanto, aplicou-se um projeto didático na área da Literatura Infantil, voltado a turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal localizada em Cascavel - PR, explorando-se a história O Caso do Bolinho, de Tatiana Belinky, e outras atividades a partir da narrativa. Durante as aulas ministradas, pudemos aprofundar os estudos acerca da história da Literatura Infantil, área do conhecimento relevante e que contribui para compreendermos nossas emoções ou a realidade em que estamos inseridos, além de nos tornar mais críticos, criativos e sensíveis (COELHO, 2000; ÁVILA; ALMEIDA, 2015). Na etapa da alfabetização, a Literatura Infantil é fundamental, principalmente pelo constante contato que a criança tem com o mundo da escrita, e isso deve ser aproveitado pelos professores, ao oportunizarem momentos que envolvem o lúdico, o imaginário, a criatividade e outros aspectos. Adquirimos, desse modo, muitas experiências e aprendizagens nesse período que, com certeza, agregarão em nossa futura atuação profissional. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62951 10.34117/bjdv9n9-049 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62951 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n9-049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/62951/45272 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 9 (2023); 26308-26325 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 9 (2023); 26308-26325 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 9 (2023); 26308-26325 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645637798854656 |