Percursos de aprendizagem na produção de textos escritos / Learning paths to the texts written production

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá Rocha, Gladys Agmar
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Martins, Raquel Márcia Fontes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1270
Resumo: Este estudo investiga o percurso empreendido pela criança como sujeito-autor (COSTA VAL et al., 2008; ROCHA, 1999) na alfabetização, realizando uma análise de textos de alunos de uma turma do 2° ano do Ensino Fundamental, produzidos a partir de uma atividade, proposta em um livro didático e complementada pela professora regente da turma, de produção de texto escrito. Apesar de o enfoque ser na sala de aula, considerou-se o texto como fenômeno social, com a produção de textos sendo na escola, mas não para a escola e, sim, para além dela (GERALDI, 2003; MARCHUSCHI, 2008). A análise demonstrou diferentes percursos de aprendizagem do texto escrito, entendidos como inerentes ao processo dessa aprendizagem. Os resultados ainda evidenciaram a importância de se apreender o texto em sua totalidade e também de se investigar a aprendizagem da escrita em diferentes situações (texto, frase, palavra), no processo de alfabetização.
id UEMG-2_d8b9f6e94564dacd122d5fde6d31f231
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1270
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Percursos de aprendizagem na produção de textos escritos / Learning paths to the texts written productionaprendizagemproduçãotextos escritosalfabetizaçãoEste estudo investiga o percurso empreendido pela criança como sujeito-autor (COSTA VAL et al., 2008; ROCHA, 1999) na alfabetização, realizando uma análise de textos de alunos de uma turma do 2° ano do Ensino Fundamental, produzidos a partir de uma atividade, proposta em um livro didático e complementada pela professora regente da turma, de produção de texto escrito. Apesar de o enfoque ser na sala de aula, considerou-se o texto como fenômeno social, com a produção de textos sendo na escola, mas não para a escola e, sim, para além dela (GERALDI, 2003; MARCHUSCHI, 2008). A análise demonstrou diferentes percursos de aprendizagem do texto escrito, entendidos como inerentes ao processo dessa aprendizagem. Os resultados ainda evidenciaram a importância de se apreender o texto em sua totalidade e também de se investigar a aprendizagem da escrita em diferentes situações (texto, frase, palavra), no processo de alfabetização.EDUEMG2018-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/127010.24934/eef.v21i34.1270Educação em Foco; Vol. 21 No. 34 (2018): Educação em Foco; 301-320Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 34 (2018): Educação em Foco; 301-320Educação em Foco; v. 21 n. 34 (2018): Educação em Foco; 301-3202317-00931519-332210.24934/eef.v21i34reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1270/1809Sá Rocha, Gladys AgmarMartins, Raquel Márcia Fontesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-18T23:26:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1270Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2019-03-18T23:26:46Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Percursos de aprendizagem na produção de textos escritos / Learning paths to the texts written production
title Percursos de aprendizagem na produção de textos escritos / Learning paths to the texts written production
spellingShingle Percursos de aprendizagem na produção de textos escritos / Learning paths to the texts written production
Sá Rocha, Gladys Agmar
aprendizagem
produção
textos escritos
alfabetização
title_short Percursos de aprendizagem na produção de textos escritos / Learning paths to the texts written production
title_full Percursos de aprendizagem na produção de textos escritos / Learning paths to the texts written production
title_fullStr Percursos de aprendizagem na produção de textos escritos / Learning paths to the texts written production
title_full_unstemmed Percursos de aprendizagem na produção de textos escritos / Learning paths to the texts written production
title_sort Percursos de aprendizagem na produção de textos escritos / Learning paths to the texts written production
author Sá Rocha, Gladys Agmar
author_facet Sá Rocha, Gladys Agmar
Martins, Raquel Márcia Fontes
author_role author
author2 Martins, Raquel Márcia Fontes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá Rocha, Gladys Agmar
Martins, Raquel Márcia Fontes
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem
produção
textos escritos
alfabetização
topic aprendizagem
produção
textos escritos
alfabetização
description Este estudo investiga o percurso empreendido pela criança como sujeito-autor (COSTA VAL et al., 2008; ROCHA, 1999) na alfabetização, realizando uma análise de textos de alunos de uma turma do 2° ano do Ensino Fundamental, produzidos a partir de uma atividade, proposta em um livro didático e complementada pela professora regente da turma, de produção de texto escrito. Apesar de o enfoque ser na sala de aula, considerou-se o texto como fenômeno social, com a produção de textos sendo na escola, mas não para a escola e, sim, para além dela (GERALDI, 2003; MARCHUSCHI, 2008). A análise demonstrou diferentes percursos de aprendizagem do texto escrito, entendidos como inerentes ao processo dessa aprendizagem. Os resultados ainda evidenciaram a importância de se apreender o texto em sua totalidade e também de se investigar a aprendizagem da escrita em diferentes situações (texto, frase, palavra), no processo de alfabetização.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1270
10.24934/eef.v21i34.1270
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1270
identifier_str_mv 10.24934/eef.v21i34.1270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1270/1809
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 21 No. 34 (2018): Educação em Foco; 301-320
Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 34 (2018): Educação em Foco; 301-320
Educação em Foco; v. 21 n. 34 (2018): Educação em Foco; 301-320
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v21i34
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468978905088