Percursos de aprendizagem na produção de textos escritos / Learning paths to the texts written production
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1270 |
Resumo: | Este estudo investiga o percurso empreendido pela criança como sujeito-autor (COSTA VAL et al., 2008; ROCHA, 1999) na alfabetização, realizando uma análise de textos de alunos de uma turma do 2° ano do Ensino Fundamental, produzidos a partir de uma atividade, proposta em um livro didático e complementada pela professora regente da turma, de produção de texto escrito. Apesar de o enfoque ser na sala de aula, considerou-se o texto como fenômeno social, com a produção de textos sendo na escola, mas não para a escola e, sim, para além dela (GERALDI, 2003; MARCHUSCHI, 2008). A análise demonstrou diferentes percursos de aprendizagem do texto escrito, entendidos como inerentes ao processo dessa aprendizagem. Os resultados ainda evidenciaram a importância de se apreender o texto em sua totalidade e também de se investigar a aprendizagem da escrita em diferentes situações (texto, frase, palavra), no processo de alfabetização. |
id |
UEMG-2_d8b9f6e94564dacd122d5fde6d31f231 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1270 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Percursos de aprendizagem na produção de textos escritos / Learning paths to the texts written productionaprendizagemproduçãotextos escritosalfabetizaçãoEste estudo investiga o percurso empreendido pela criança como sujeito-autor (COSTA VAL et al., 2008; ROCHA, 1999) na alfabetização, realizando uma análise de textos de alunos de uma turma do 2° ano do Ensino Fundamental, produzidos a partir de uma atividade, proposta em um livro didático e complementada pela professora regente da turma, de produção de texto escrito. Apesar de o enfoque ser na sala de aula, considerou-se o texto como fenômeno social, com a produção de textos sendo na escola, mas não para a escola e, sim, para além dela (GERALDI, 2003; MARCHUSCHI, 2008). A análise demonstrou diferentes percursos de aprendizagem do texto escrito, entendidos como inerentes ao processo dessa aprendizagem. Os resultados ainda evidenciaram a importância de se apreender o texto em sua totalidade e também de se investigar a aprendizagem da escrita em diferentes situações (texto, frase, palavra), no processo de alfabetização.EDUEMG2018-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/127010.24934/eef.v21i34.1270Educação em Foco; Vol. 21 No. 34 (2018): Educação em Foco; 301-320Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 34 (2018): Educação em Foco; 301-320Educação em Foco; v. 21 n. 34 (2018): Educação em Foco; 301-3202317-00931519-332210.24934/eef.v21i34reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1270/1809Sá Rocha, Gladys AgmarMartins, Raquel Márcia Fontesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-18T23:26:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1270Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2019-03-18T23:26:46Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percursos de aprendizagem na produção de textos escritos / Learning paths to the texts written production |
title |
Percursos de aprendizagem na produção de textos escritos / Learning paths to the texts written production |
spellingShingle |
Percursos de aprendizagem na produção de textos escritos / Learning paths to the texts written production Sá Rocha, Gladys Agmar aprendizagem produção textos escritos alfabetização |
title_short |
Percursos de aprendizagem na produção de textos escritos / Learning paths to the texts written production |
title_full |
Percursos de aprendizagem na produção de textos escritos / Learning paths to the texts written production |
title_fullStr |
Percursos de aprendizagem na produção de textos escritos / Learning paths to the texts written production |
title_full_unstemmed |
Percursos de aprendizagem na produção de textos escritos / Learning paths to the texts written production |
title_sort |
Percursos de aprendizagem na produção de textos escritos / Learning paths to the texts written production |
author |
Sá Rocha, Gladys Agmar |
author_facet |
Sá Rocha, Gladys Agmar Martins, Raquel Márcia Fontes |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Raquel Márcia Fontes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá Rocha, Gladys Agmar Martins, Raquel Márcia Fontes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem produção textos escritos alfabetização |
topic |
aprendizagem produção textos escritos alfabetização |
description |
Este estudo investiga o percurso empreendido pela criança como sujeito-autor (COSTA VAL et al., 2008; ROCHA, 1999) na alfabetização, realizando uma análise de textos de alunos de uma turma do 2° ano do Ensino Fundamental, produzidos a partir de uma atividade, proposta em um livro didático e complementada pela professora regente da turma, de produção de texto escrito. Apesar de o enfoque ser na sala de aula, considerou-se o texto como fenômeno social, com a produção de textos sendo na escola, mas não para a escola e, sim, para além dela (GERALDI, 2003; MARCHUSCHI, 2008). A análise demonstrou diferentes percursos de aprendizagem do texto escrito, entendidos como inerentes ao processo dessa aprendizagem. Os resultados ainda evidenciaram a importância de se apreender o texto em sua totalidade e também de se investigar a aprendizagem da escrita em diferentes situações (texto, frase, palavra), no processo de alfabetização. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1270 10.24934/eef.v21i34.1270 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1270 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v21i34.1270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1270/1809 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 21 No. 34 (2018): Educação em Foco; 301-320 Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 34 (2018): Educação em Foco; 301-320 Educação em Foco; v. 21 n. 34 (2018): Educação em Foco; 301-320 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v21i34 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468978905088 |