Professor pesquisador/ reflexivo: o olhar de tutores da educação a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88068 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação |
id |
UFSC_657bff380719ba5c6d518b26930074bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88068 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaMeneghetti, Adriana FátimaCardoso, Terezinha Maria2012-10-22T05:18:05Z2012-10-22T05:18:05Z20042004211690http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88068Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em EducaçãoEste trabalho pretende compreender a construção da formação de professores pesquisadores/reflexivos no Curso de Pedagogia a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com base nas representações que têm os tutores desse Curso. Entende-se o professor pesquisador/reflexivo como um profissional imbuído de características que fomentam a pesquisa e a reflexão, problematizando sua prática num movimento de pesquisa-ação, capaz de produzir conhecimento e teorias próprias e/ou com a colaboração de pesquisadores acadêmicos. Isso na busca de soluções para as problemáticas lançadas ao cotidiano escolar. Lança-se luz primeiramente sobre as questões do Curso de Pedagogia a Distância da UDESC, sua estrutura e funcionamento, lócus da pesquisa e da atuação dos sujeitos pesquisados, os tutores. Para tanto, uma inserção no campo teórico se faz necessária. Assim, buscou-se a história da Educação a Distância (EaD) no intuito de compreender quais conceitos de EaD que permeiam essa modalidade de educação, atualmente. Ainda procurou-se estudos que fizeram o balanço da pesquisa realizadas na e sobre a área de formação de professores: o debate que ocorre na área na atualidade e as questões políticas que a permeiam, no intento de compreender as concepções de professor pesquisador/reflexivo, de pesquisa e de pesquisa-ação. Enfim os conceitos que influenciaram a UDESC na concepção e na instalação de seu curso, no que diz respeito a pretensão de formação de professores pesquisadores/reflexivos. A metodologia utilizada neste trabalho se insere em uma perspectiva qualitativa, com dados coletados em observações e conversas informais nos encontros promovidos pelo Centro de Educação a Distância (CEAD) com os tutores da Grande Florianópolis, em entrevistas com tutores de núcleos da Grande Florianópolis, além de documentos relativos ao Curso. Com todo o material recolhido e analisado, o estudo pode destacar uma série de questões relativas ao Curso, à Educação a Distância, à formação de professores e à tutoria, que nos revelou de forma conclusiva as muitas possibilidades e limitações que se apresentam, na intenção de uma formação de professores pesquisadores/reflexivos na modalidade de Educação a Distância.porFlorianópolis, SCEducaçãoProfessores -FormaçãoPesquisadoresFormaçãoEnsino a distanciaPesquisa -AçãoProfessor pesquisador/ reflexivo: o olhar de tutores da educação a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL211690.pdfapplication/pdf574691https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88068/1/211690.pdfb38c710027cb889d70c7b9536cf2a474MD51TEXT211690.pdf.txt211690.pdf.txtExtracted Texttext/plain284306https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88068/2/211690.pdf.txt47747fce3304fe21a4db31b99b78323eMD52THUMBNAIL211690.pdf.jpg211690.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1312https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88068/3/211690.pdf.jpg0a2e9aaffd5e6cbff813b06d019628d0MD53123456789/880682013-05-04 17:13:16.785oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88068Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T20:13:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Professor pesquisador/ reflexivo: o olhar de tutores da educação a distância |
title |
Professor pesquisador/ reflexivo: o olhar de tutores da educação a distância |
spellingShingle |
Professor pesquisador/ reflexivo: o olhar de tutores da educação a distância Meneghetti, Adriana Fátima Educação Professores - Formação Pesquisadores Formação Ensino a distancia Pesquisa - Ação |
title_short |
Professor pesquisador/ reflexivo: o olhar de tutores da educação a distância |
title_full |
Professor pesquisador/ reflexivo: o olhar de tutores da educação a distância |
title_fullStr |
Professor pesquisador/ reflexivo: o olhar de tutores da educação a distância |
title_full_unstemmed |
Professor pesquisador/ reflexivo: o olhar de tutores da educação a distância |
title_sort |
Professor pesquisador/ reflexivo: o olhar de tutores da educação a distância |
author |
Meneghetti, Adriana Fátima |
author_facet |
Meneghetti, Adriana Fátima |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meneghetti, Adriana Fátima |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Terezinha Maria |
contributor_str_mv |
Cardoso, Terezinha Maria |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Professores - Formação Pesquisadores Formação Ensino a distancia Pesquisa - Ação |
topic |
Educação Professores - Formação Pesquisadores Formação Ensino a distancia Pesquisa - Ação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação |
publishDate |
2004 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-22T05:18:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-22T05:18:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88068 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
211690 |
identifier_str_mv |
211690 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88068/1/211690.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88068/2/211690.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88068/3/211690.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b38c710027cb889d70c7b9536cf2a474 47747fce3304fe21a4db31b99b78323e 0a2e9aaffd5e6cbff813b06d019628d0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766804960671956992 |