Processo de Escolarização dos Estudantes com Transtorno do Espectro Autista: Contribuições da Família durante a pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS CRUZ SOARES, CÍNTIA HELISA
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Soraya Dayanna Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6409
Resumo: This case study sought to analyze the schooling process of students with Autistic Spectrum Disorder and the contributions of their families during the Covid Pandemic. The approach used semi-structured interviews with the six relatives of three students with Autistic Spectrum Disorder from a public school of Muriaé/Minas Gerais, Brazil as an instrument for data production. The data obtained were analyzed using content analysis. The findings highlighted challenges, such as: they easily dispersed to classes and therefore demanded a closer relationship with the special education professional in collaboration with other professionals. Other problems included inefficiencies with strategies adopted by the online administrators, which, although considered standards for the country, were not efficient. In addition, the research indicated the prevalence of maternal participation in the schooling of these students and how the Family was even more essential for students, on pandemic scenario.
id UEMG-2_db3c7c50ae0f4a81b7936d913110ab0e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6409
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Processo de Escolarização dos Estudantes com Transtorno do Espectro Autista: Contribuições da Família durante a pandemiaAutismo. Inclusion Educativa. Relación Escuela-Familia.Autism. Educational Inclusion. School – Family Relationship.Autismo Inclusão EducacionalRelação EscolaFamíliaThis case study sought to analyze the schooling process of students with Autistic Spectrum Disorder and the contributions of their families during the Covid Pandemic. The approach used semi-structured interviews with the six relatives of three students with Autistic Spectrum Disorder from a public school of Muriaé/Minas Gerais, Brazil as an instrument for data production. The data obtained were analyzed using content analysis. The findings highlighted challenges, such as: they easily dispersed to classes and therefore demanded a closer relationship with the special education professional in collaboration with other professionals. Other problems included inefficiencies with strategies adopted by the online administrators, which, although considered standards for the country, were not efficient. In addition, the research indicated the prevalence of maternal participation in the schooling of these students and how the Family was even more essential for students, on pandemic scenario.Este estudio buscó analizar el processo de escolarización de estudiantes con Transtorno del Espectro Autista y los aportes de sus familias durante la pandemia Covid-19. Esta investigación usou entrevistas semiestructuradas con seis familiares de tres estudiantes con Transtorno del Espectro Autista, de una Escuela Pública de Muriaé/ Minas Gerais, Brasil. Los datos se analizaron mediante análisis de contenido. La investigación señaló algunos desafíos, tales como: se dispersaron con facilidad a las clases y exigieron una relación más cercana con el professional del Servicio Educativo Especializado en colaboración con otros profesionales. Otros obstáculos fueron las estrategias  adoptadas por el Régimen Especial Docentes No Presencial,  qui han sido considerados referentes para el país, pero no resultaron eficientes. Además, la investigación indicó la prevalencia de la participación materna en la escolarización de estos estudiantes y cómo, en un escenario de pandemia, la familia era aún más essencial.     . Este estudo buscou analisar o processo de escolarização dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista e as contribuições de suas famílias durante a pandemia do Covid-19. Esta pesquisa utilizou entrevistas semiestruturadas com seis familiares de três estudantes com Transtorno do Espectro Autista, de uma Escola Estadual de Muriaé/Minas Gerais, Brasil, como instrumento de produção de dados. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. A pesquisa apontou alguns desafios, tais como: dispersavam com facilidade às aulas e demandavam uma maior aproximação com o profissional do Atendimento Educacional Especializado em colaboração com os demais profissionais. Outros entraves foram as estratégias adotadas pelo Regime Especial Não Presencial de Ensino, que embora tenham sido consideradas referências para o país, não mostraram-se eficientes. Além disso, a pesquisa indicou a prevalência da participação materna na escolarização desses estudantes e o quanto, em um cenário de pandemia, a família constituiu-se ainda mais essencial.EDUEMG2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/640910.36704/eef.v25i45.6409Educação em Foco; Vol. 25 No. 45 (2022): Educação Em Foco; 52-72Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 45 (2022): Educação Em Foco; 52-72Educação em Foco; v. 25 n. 45 (2022): Educação Em Foco; 52-722317-00931519-332210.36704/eef.v25i45reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6409/4003Copyright (c) 2022 Cíntia Helisa Freitas Cruz Soares, Soraya Dayanna Guimarães Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFREITAS CRUZ SOARES, CÍNTIA HELISASantos, Soraya Dayanna Guimarães 2022-12-21T14:02:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6409Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2022-12-21T14:02:21Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de Escolarização dos Estudantes com Transtorno do Espectro Autista: Contribuições da Família durante a pandemia
title Processo de Escolarização dos Estudantes com Transtorno do Espectro Autista: Contribuições da Família durante a pandemia
spellingShingle Processo de Escolarização dos Estudantes com Transtorno do Espectro Autista: Contribuições da Família durante a pandemia
FREITAS CRUZ SOARES, CÍNTIA HELISA
Autismo. Inclusion Educativa. Relación Escuela-Familia.
Autism. Educational Inclusion. School – Family Relationship.
Autismo
Inclusão Educacional
Relação Escola
Família
title_short Processo de Escolarização dos Estudantes com Transtorno do Espectro Autista: Contribuições da Família durante a pandemia
title_full Processo de Escolarização dos Estudantes com Transtorno do Espectro Autista: Contribuições da Família durante a pandemia
title_fullStr Processo de Escolarização dos Estudantes com Transtorno do Espectro Autista: Contribuições da Família durante a pandemia
title_full_unstemmed Processo de Escolarização dos Estudantes com Transtorno do Espectro Autista: Contribuições da Família durante a pandemia
title_sort Processo de Escolarização dos Estudantes com Transtorno do Espectro Autista: Contribuições da Família durante a pandemia
author FREITAS CRUZ SOARES, CÍNTIA HELISA
author_facet FREITAS CRUZ SOARES, CÍNTIA HELISA
Santos, Soraya Dayanna Guimarães
author_role author
author2 Santos, Soraya Dayanna Guimarães
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FREITAS CRUZ SOARES, CÍNTIA HELISA
Santos, Soraya Dayanna Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo. Inclusion Educativa. Relación Escuela-Familia.
Autism. Educational Inclusion. School – Family Relationship.
Autismo
Inclusão Educacional
Relação Escola
Família
topic Autismo. Inclusion Educativa. Relación Escuela-Familia.
Autism. Educational Inclusion. School – Family Relationship.
Autismo
Inclusão Educacional
Relação Escola
Família
description This case study sought to analyze the schooling process of students with Autistic Spectrum Disorder and the contributions of their families during the Covid Pandemic. The approach used semi-structured interviews with the six relatives of three students with Autistic Spectrum Disorder from a public school of Muriaé/Minas Gerais, Brazil as an instrument for data production. The data obtained were analyzed using content analysis. The findings highlighted challenges, such as: they easily dispersed to classes and therefore demanded a closer relationship with the special education professional in collaboration with other professionals. Other problems included inefficiencies with strategies adopted by the online administrators, which, although considered standards for the country, were not efficient. In addition, the research indicated the prevalence of maternal participation in the schooling of these students and how the Family was even more essential for students, on pandemic scenario.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6409
10.36704/eef.v25i45.6409
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6409
identifier_str_mv 10.36704/eef.v25i45.6409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6409/4003
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Cíntia Helisa Freitas Cruz Soares, Soraya Dayanna Guimarães Santos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Cíntia Helisa Freitas Cruz Soares, Soraya Dayanna Guimarães Santos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 25 No. 45 (2022): Educação Em Foco; 52-72
Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 45 (2022): Educação Em Foco; 52-72
Educação em Foco; v. 25 n. 45 (2022): Educação Em Foco; 52-72
2317-0093
1519-3322
10.36704/eef.v25i45
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470424891392