Exame Nacional do Ensino Médio: política educacional ressignificada por professores de uma escola pública / High School National Evaluation Exam: educational policy resigned by public school teacher´s

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piunti, Juliana Cristina Perlotti
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Anunciato, Rosa Maria Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1318
Resumo: Este artigo aborda os resultados de uma pesquisa de natureza descritivo-analítica que buscou compreender a perspectiva dos professores de uma escola pública estadual paulista de ensino médio sobre as repercussões do Exame Nacional do Ensino Médio na prática profissional docente. A partir da observação-participante e entrevistas semiestruturadas, buscou-se responder a questão norteadora do estudo: quais as perspectivas destes docentes sobre o ENEM e a repercussão desta política avaliativa em suas práticas pedagógicas? O eixo de análise centrou-se na reconstrução que os professores fazem da política avaliativa ao ressignificarem-na em suas práticas profissionais. Os dados obtidos indicam que, apesar de mudanças pontuais no trabalho do professor, a implantação de uma política educacional que não considera o processo formativo dos docentes, suas condições objetivas de trabalho e a perspectiva que eles têm dessa política enfraquece o seu potencial indutor de mudanças significativas no currículo, nas práticas docentes e na avaliação da aprendizagem.
id UEMG-2_e03ec83dcdbb7644c84a039046a8a27e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1318
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Exame Nacional do Ensino Médio: política educacional ressignificada por professores de uma escola pública / High School National Evaluation Exam: educational policy resigned by public school teacher´sEducação públicaProfissão docentePolíticas públicas de educaçãoEste artigo aborda os resultados de uma pesquisa de natureza descritivo-analítica que buscou compreender a perspectiva dos professores de uma escola pública estadual paulista de ensino médio sobre as repercussões do Exame Nacional do Ensino Médio na prática profissional docente. A partir da observação-participante e entrevistas semiestruturadas, buscou-se responder a questão norteadora do estudo: quais as perspectivas destes docentes sobre o ENEM e a repercussão desta política avaliativa em suas práticas pedagógicas? O eixo de análise centrou-se na reconstrução que os professores fazem da política avaliativa ao ressignificarem-na em suas práticas profissionais. Os dados obtidos indicam que, apesar de mudanças pontuais no trabalho do professor, a implantação de uma política educacional que não considera o processo formativo dos docentes, suas condições objetivas de trabalho e a perspectiva que eles têm dessa política enfraquece o seu potencial indutor de mudanças significativas no currículo, nas práticas docentes e na avaliação da aprendizagem.EDUEMG2018-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/131810.24934/eef.v21i34.1318Educação em Foco; Vol. 21 No. 34 (2018): Educação em Foco; 243-262Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 34 (2018): Educação em Foco; 243-262Educação em Foco; v. 21 n. 34 (2018): Educação em Foco; 243-2622317-00931519-332210.24934/eef.v21i34reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1318/1808Copyright (c) 2018 Juliana Cristina Perlotti Piunti, Rosa Maria Moraes Anunciatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPiunti, Juliana Cristina PerlottiAnunciato, Rosa Maria Moraes2018-10-01T16:13:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1318Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-10-01T16:13:33Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Exame Nacional do Ensino Médio: política educacional ressignificada por professores de uma escola pública / High School National Evaluation Exam: educational policy resigned by public school teacher´s
title Exame Nacional do Ensino Médio: política educacional ressignificada por professores de uma escola pública / High School National Evaluation Exam: educational policy resigned by public school teacher´s
spellingShingle Exame Nacional do Ensino Médio: política educacional ressignificada por professores de uma escola pública / High School National Evaluation Exam: educational policy resigned by public school teacher´s
Piunti, Juliana Cristina Perlotti
Educação pública
Profissão docente
Políticas públicas de educação
title_short Exame Nacional do Ensino Médio: política educacional ressignificada por professores de uma escola pública / High School National Evaluation Exam: educational policy resigned by public school teacher´s
title_full Exame Nacional do Ensino Médio: política educacional ressignificada por professores de uma escola pública / High School National Evaluation Exam: educational policy resigned by public school teacher´s
title_fullStr Exame Nacional do Ensino Médio: política educacional ressignificada por professores de uma escola pública / High School National Evaluation Exam: educational policy resigned by public school teacher´s
title_full_unstemmed Exame Nacional do Ensino Médio: política educacional ressignificada por professores de uma escola pública / High School National Evaluation Exam: educational policy resigned by public school teacher´s
title_sort Exame Nacional do Ensino Médio: política educacional ressignificada por professores de uma escola pública / High School National Evaluation Exam: educational policy resigned by public school teacher´s
author Piunti, Juliana Cristina Perlotti
author_facet Piunti, Juliana Cristina Perlotti
Anunciato, Rosa Maria Moraes
author_role author
author2 Anunciato, Rosa Maria Moraes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piunti, Juliana Cristina Perlotti
Anunciato, Rosa Maria Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pública
Profissão docente
Políticas públicas de educação
topic Educação pública
Profissão docente
Políticas públicas de educação
description Este artigo aborda os resultados de uma pesquisa de natureza descritivo-analítica que buscou compreender a perspectiva dos professores de uma escola pública estadual paulista de ensino médio sobre as repercussões do Exame Nacional do Ensino Médio na prática profissional docente. A partir da observação-participante e entrevistas semiestruturadas, buscou-se responder a questão norteadora do estudo: quais as perspectivas destes docentes sobre o ENEM e a repercussão desta política avaliativa em suas práticas pedagógicas? O eixo de análise centrou-se na reconstrução que os professores fazem da política avaliativa ao ressignificarem-na em suas práticas profissionais. Os dados obtidos indicam que, apesar de mudanças pontuais no trabalho do professor, a implantação de uma política educacional que não considera o processo formativo dos docentes, suas condições objetivas de trabalho e a perspectiva que eles têm dessa política enfraquece o seu potencial indutor de mudanças significativas no currículo, nas práticas docentes e na avaliação da aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1318
10.24934/eef.v21i34.1318
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1318
identifier_str_mv 10.24934/eef.v21i34.1318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1318/1808
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Juliana Cristina Perlotti Piunti, Rosa Maria Moraes Anunciato
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Juliana Cristina Perlotti Piunti, Rosa Maria Moraes Anunciato
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 21 No. 34 (2018): Educação em Foco; 243-262
Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 34 (2018): Educação em Foco; 243-262
Educação em Foco; v. 21 n. 34 (2018): Educação em Foco; 243-262
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v21i34
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468989390848