Exame Nacional do Ensino Médio: política educacional ressignificada por professores de uma escola pública / High School National Evaluation Exam: educational policy resigned by public school teacher´s
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1318 |
Resumo: | Este artigo aborda os resultados de uma pesquisa de natureza descritivo-analítica que buscou compreender a perspectiva dos professores de uma escola pública estadual paulista de ensino médio sobre as repercussões do Exame Nacional do Ensino Médio na prática profissional docente. A partir da observação-participante e entrevistas semiestruturadas, buscou-se responder a questão norteadora do estudo: quais as perspectivas destes docentes sobre o ENEM e a repercussão desta política avaliativa em suas práticas pedagógicas? O eixo de análise centrou-se na reconstrução que os professores fazem da política avaliativa ao ressignificarem-na em suas práticas profissionais. Os dados obtidos indicam que, apesar de mudanças pontuais no trabalho do professor, a implantação de uma política educacional que não considera o processo formativo dos docentes, suas condições objetivas de trabalho e a perspectiva que eles têm dessa política enfraquece o seu potencial indutor de mudanças significativas no currículo, nas práticas docentes e na avaliação da aprendizagem. |
id |
UEMG-2_e03ec83dcdbb7644c84a039046a8a27e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1318 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Exame Nacional do Ensino Médio: política educacional ressignificada por professores de uma escola pública / High School National Evaluation Exam: educational policy resigned by public school teacher´sEducação públicaProfissão docentePolíticas públicas de educaçãoEste artigo aborda os resultados de uma pesquisa de natureza descritivo-analítica que buscou compreender a perspectiva dos professores de uma escola pública estadual paulista de ensino médio sobre as repercussões do Exame Nacional do Ensino Médio na prática profissional docente. A partir da observação-participante e entrevistas semiestruturadas, buscou-se responder a questão norteadora do estudo: quais as perspectivas destes docentes sobre o ENEM e a repercussão desta política avaliativa em suas práticas pedagógicas? O eixo de análise centrou-se na reconstrução que os professores fazem da política avaliativa ao ressignificarem-na em suas práticas profissionais. Os dados obtidos indicam que, apesar de mudanças pontuais no trabalho do professor, a implantação de uma política educacional que não considera o processo formativo dos docentes, suas condições objetivas de trabalho e a perspectiva que eles têm dessa política enfraquece o seu potencial indutor de mudanças significativas no currículo, nas práticas docentes e na avaliação da aprendizagem.EDUEMG2018-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/131810.24934/eef.v21i34.1318Educação em Foco; Vol. 21 No. 34 (2018): Educação em Foco; 243-262Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 34 (2018): Educação em Foco; 243-262Educação em Foco; v. 21 n. 34 (2018): Educação em Foco; 243-2622317-00931519-332210.24934/eef.v21i34reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1318/1808Copyright (c) 2018 Juliana Cristina Perlotti Piunti, Rosa Maria Moraes Anunciatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPiunti, Juliana Cristina PerlottiAnunciato, Rosa Maria Moraes2018-10-01T16:13:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1318Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-10-01T16:13:33Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exame Nacional do Ensino Médio: política educacional ressignificada por professores de uma escola pública / High School National Evaluation Exam: educational policy resigned by public school teacher´s |
title |
Exame Nacional do Ensino Médio: política educacional ressignificada por professores de uma escola pública / High School National Evaluation Exam: educational policy resigned by public school teacher´s |
spellingShingle |
Exame Nacional do Ensino Médio: política educacional ressignificada por professores de uma escola pública / High School National Evaluation Exam: educational policy resigned by public school teacher´s Piunti, Juliana Cristina Perlotti Educação pública Profissão docente Políticas públicas de educação |
title_short |
Exame Nacional do Ensino Médio: política educacional ressignificada por professores de uma escola pública / High School National Evaluation Exam: educational policy resigned by public school teacher´s |
title_full |
Exame Nacional do Ensino Médio: política educacional ressignificada por professores de uma escola pública / High School National Evaluation Exam: educational policy resigned by public school teacher´s |
title_fullStr |
Exame Nacional do Ensino Médio: política educacional ressignificada por professores de uma escola pública / High School National Evaluation Exam: educational policy resigned by public school teacher´s |
title_full_unstemmed |
Exame Nacional do Ensino Médio: política educacional ressignificada por professores de uma escola pública / High School National Evaluation Exam: educational policy resigned by public school teacher´s |
title_sort |
Exame Nacional do Ensino Médio: política educacional ressignificada por professores de uma escola pública / High School National Evaluation Exam: educational policy resigned by public school teacher´s |
author |
Piunti, Juliana Cristina Perlotti |
author_facet |
Piunti, Juliana Cristina Perlotti Anunciato, Rosa Maria Moraes |
author_role |
author |
author2 |
Anunciato, Rosa Maria Moraes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piunti, Juliana Cristina Perlotti Anunciato, Rosa Maria Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pública Profissão docente Políticas públicas de educação |
topic |
Educação pública Profissão docente Políticas públicas de educação |
description |
Este artigo aborda os resultados de uma pesquisa de natureza descritivo-analítica que buscou compreender a perspectiva dos professores de uma escola pública estadual paulista de ensino médio sobre as repercussões do Exame Nacional do Ensino Médio na prática profissional docente. A partir da observação-participante e entrevistas semiestruturadas, buscou-se responder a questão norteadora do estudo: quais as perspectivas destes docentes sobre o ENEM e a repercussão desta política avaliativa em suas práticas pedagógicas? O eixo de análise centrou-se na reconstrução que os professores fazem da política avaliativa ao ressignificarem-na em suas práticas profissionais. Os dados obtidos indicam que, apesar de mudanças pontuais no trabalho do professor, a implantação de uma política educacional que não considera o processo formativo dos docentes, suas condições objetivas de trabalho e a perspectiva que eles têm dessa política enfraquece o seu potencial indutor de mudanças significativas no currículo, nas práticas docentes e na avaliação da aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1318 10.24934/eef.v21i34.1318 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1318 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v21i34.1318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1318/1808 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Juliana Cristina Perlotti Piunti, Rosa Maria Moraes Anunciato info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Juliana Cristina Perlotti Piunti, Rosa Maria Moraes Anunciato |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 21 No. 34 (2018): Educação em Foco; 243-262 Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 34 (2018): Educação em Foco; 243-262 Educação em Foco; v. 21 n. 34 (2018): Educação em Foco; 243-262 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v21i34 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468989390848 |