O uso das tecnologias da informação e da comunicação na alfabetização de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/142843 |
Resumo: | O presente trabalho busca mostrar como os educandos jovens e adultos da EJA podem se beneficiar do uso das tecnologias da comunicação e da informação em seu processo de alfabetização e letramento. Teve como objetivo investigar sobre a tecnologia da informática como um recurso facilitador na aquisição de aprendizagens para os educandos alfabetizandos. A escola não pode ficar fora do mundo digitalizado e deve oferecer aos alunos que procuram alfabetização tardia, a oportunidade de serem incluídos nas tecnologias da informática. Por isso, esta pesquisa objetivou mostrar a importância de usar o computador na sala de aula. Para isto foram utilizadas as tecnologias da comunicação e da informação na turma de alfabetização etapa I e II em uma escola situada em um bairro de classe média baixa no município de Gravataí, no segundo semestre de 2010, num período de nove semanas. A turma era composta por oito alunos, sendo que três destes educandos eram alunos com dificuldades de aprendizagens, casos de inclusão e todos objetivavam apenas ler e escrever. Esta monografia visa comprovar a importância de os alunos jovens, adultos e idosos adquirirem conhecimentos da informática para serem usados em seu cotidiano, já que o mundo está digitalizado e estes educandos não podem ficar à margem deste processo. O computador é um recurso que facilita a escrita e a leitura do educando jovem e adulto na etapa de alfabetização, pois estes se sentem mais seguros e a autoestima se eleva, sentem-se incluídos e participativos em suas próprias aprendizagens e na aprendizagem dos colegas, firmando-se assim uma educação colaborativa e cooperativa. A internet instiga o educando a pesquisa e a aventurar-se em outros saberes, além da comunicação que a rede oferece, fazendo com que o educando troque conhecimentos. A internet também funciona como forma de entretenimento para os educandos que adquirem conhecimentos de forma prazerosa. Dar significado às aprendizagens e incluir os alunos desta turma nas tecnologias da comunicação e da informação foi o diferencial na alfabetização e letramento, pois além de ler e escrever, os alunos adquiriram conhecimentos de informática, conquistando mais independência em seu dia a dia no que se refere a usar as novas tecnologias. Esta pesquisa vem provar que todos podem ser inseridos no mundo digital, não importando a idade e nem tampouco a condição de ainda não estarem alfabetizados, pois o computador é um significativo recurso para a aquisição destas aprendizagens e provoca o educando a obter mais conhecimentos em diferentes áreas. Oportunizar aos educandos da EJA a aquisição de aprendizagens na área da informática é atualizar a educação, é fazer com que se incluam em seu tempo, na era digital. |
id |
UFRGS-2_20c21944058d80f28864d808832c0219 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142843 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bernardes, Eliane TeresinhaGil, Natália de Lacerda2016-06-21T02:10:10Z2011http://hdl.handle.net/10183/142843000993042O presente trabalho busca mostrar como os educandos jovens e adultos da EJA podem se beneficiar do uso das tecnologias da comunicação e da informação em seu processo de alfabetização e letramento. Teve como objetivo investigar sobre a tecnologia da informática como um recurso facilitador na aquisição de aprendizagens para os educandos alfabetizandos. A escola não pode ficar fora do mundo digitalizado e deve oferecer aos alunos que procuram alfabetização tardia, a oportunidade de serem incluídos nas tecnologias da informática. Por isso, esta pesquisa objetivou mostrar a importância de usar o computador na sala de aula. Para isto foram utilizadas as tecnologias da comunicação e da informação na turma de alfabetização etapa I e II em uma escola situada em um bairro de classe média baixa no município de Gravataí, no segundo semestre de 2010, num período de nove semanas. A turma era composta por oito alunos, sendo que três destes educandos eram alunos com dificuldades de aprendizagens, casos de inclusão e todos objetivavam apenas ler e escrever. Esta monografia visa comprovar a importância de os alunos jovens, adultos e idosos adquirirem conhecimentos da informática para serem usados em seu cotidiano, já que o mundo está digitalizado e estes educandos não podem ficar à margem deste processo. O computador é um recurso que facilita a escrita e a leitura do educando jovem e adulto na etapa de alfabetização, pois estes se sentem mais seguros e a autoestima se eleva, sentem-se incluídos e participativos em suas próprias aprendizagens e na aprendizagem dos colegas, firmando-se assim uma educação colaborativa e cooperativa. A internet instiga o educando a pesquisa e a aventurar-se em outros saberes, além da comunicação que a rede oferece, fazendo com que o educando troque conhecimentos. A internet também funciona como forma de entretenimento para os educandos que adquirem conhecimentos de forma prazerosa. Dar significado às aprendizagens e incluir os alunos desta turma nas tecnologias da comunicação e da informação foi o diferencial na alfabetização e letramento, pois além de ler e escrever, os alunos adquiriram conhecimentos de informática, conquistando mais independência em seu dia a dia no que se refere a usar as novas tecnologias. Esta pesquisa vem provar que todos podem ser inseridos no mundo digital, não importando a idade e nem tampouco a condição de ainda não estarem alfabetizados, pois o computador é um significativo recurso para a aquisição destas aprendizagens e provoca o educando a obter mais conhecimentos em diferentes áreas. Oportunizar aos educandos da EJA a aquisição de aprendizagens na área da informática é atualizar a educação, é fazer com que se incluam em seu tempo, na era digital.application/pdfporLetramentoEducação de jovens e adultosInclusão digitalAlunoAlfabetizaçãoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)O uso das tecnologias da informação e da comunicação na alfabetização de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993042.pdf000993042.pdfTexto completoapplication/pdf429645http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142843/1/000993042.pdf1339ef11d7cb661b4a64258bbcb46652MD51TEXT000993042.pdf.txt000993042.pdf.txtExtracted Texttext/plain45719http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142843/2/000993042.pdf.txtab2dea7a404d1f84dc68064e4eb03a58MD52THUMBNAIL000993042.pdf.jpg000993042.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142843/3/000993042.pdf.jpgba2d9b3600add9ad6eecf372a8c99bfeMD5310183/1428432018-10-26 10:01:37.337oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142843Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-26T13:01:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso das tecnologias da informação e da comunicação na alfabetização de jovens e adultos |
title |
O uso das tecnologias da informação e da comunicação na alfabetização de jovens e adultos |
spellingShingle |
O uso das tecnologias da informação e da comunicação na alfabetização de jovens e adultos Bernardes, Eliane Teresinha Letramento Educação de jovens e adultos Inclusão digital Aluno Alfabetização Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
title_short |
O uso das tecnologias da informação e da comunicação na alfabetização de jovens e adultos |
title_full |
O uso das tecnologias da informação e da comunicação na alfabetização de jovens e adultos |
title_fullStr |
O uso das tecnologias da informação e da comunicação na alfabetização de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
O uso das tecnologias da informação e da comunicação na alfabetização de jovens e adultos |
title_sort |
O uso das tecnologias da informação e da comunicação na alfabetização de jovens e adultos |
author |
Bernardes, Eliane Teresinha |
author_facet |
Bernardes, Eliane Teresinha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardes, Eliane Teresinha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gil, Natália de Lacerda |
contributor_str_mv |
Gil, Natália de Lacerda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Educação de jovens e adultos Inclusão digital Aluno Alfabetização Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
topic |
Letramento Educação de jovens e adultos Inclusão digital Aluno Alfabetização Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) |
description |
O presente trabalho busca mostrar como os educandos jovens e adultos da EJA podem se beneficiar do uso das tecnologias da comunicação e da informação em seu processo de alfabetização e letramento. Teve como objetivo investigar sobre a tecnologia da informática como um recurso facilitador na aquisição de aprendizagens para os educandos alfabetizandos. A escola não pode ficar fora do mundo digitalizado e deve oferecer aos alunos que procuram alfabetização tardia, a oportunidade de serem incluídos nas tecnologias da informática. Por isso, esta pesquisa objetivou mostrar a importância de usar o computador na sala de aula. Para isto foram utilizadas as tecnologias da comunicação e da informação na turma de alfabetização etapa I e II em uma escola situada em um bairro de classe média baixa no município de Gravataí, no segundo semestre de 2010, num período de nove semanas. A turma era composta por oito alunos, sendo que três destes educandos eram alunos com dificuldades de aprendizagens, casos de inclusão e todos objetivavam apenas ler e escrever. Esta monografia visa comprovar a importância de os alunos jovens, adultos e idosos adquirirem conhecimentos da informática para serem usados em seu cotidiano, já que o mundo está digitalizado e estes educandos não podem ficar à margem deste processo. O computador é um recurso que facilita a escrita e a leitura do educando jovem e adulto na etapa de alfabetização, pois estes se sentem mais seguros e a autoestima se eleva, sentem-se incluídos e participativos em suas próprias aprendizagens e na aprendizagem dos colegas, firmando-se assim uma educação colaborativa e cooperativa. A internet instiga o educando a pesquisa e a aventurar-se em outros saberes, além da comunicação que a rede oferece, fazendo com que o educando troque conhecimentos. A internet também funciona como forma de entretenimento para os educandos que adquirem conhecimentos de forma prazerosa. Dar significado às aprendizagens e incluir os alunos desta turma nas tecnologias da comunicação e da informação foi o diferencial na alfabetização e letramento, pois além de ler e escrever, os alunos adquiriram conhecimentos de informática, conquistando mais independência em seu dia a dia no que se refere a usar as novas tecnologias. Esta pesquisa vem provar que todos podem ser inseridos no mundo digital, não importando a idade e nem tampouco a condição de ainda não estarem alfabetizados, pois o computador é um significativo recurso para a aquisição destas aprendizagens e provoca o educando a obter mais conhecimentos em diferentes áreas. Oportunizar aos educandos da EJA a aquisição de aprendizagens na área da informática é atualizar a educação, é fazer com que se incluam em seu tempo, na era digital. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-21T02:10:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/142843 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000993042 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/142843 |
identifier_str_mv |
000993042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142843/1/000993042.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142843/2/000993042.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142843/3/000993042.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1339ef11d7cb661b4a64258bbcb46652 ab2dea7a404d1f84dc68064e4eb03a58 ba2d9b3600add9ad6eecf372a8c99bfe |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1824426830758674432 |