O uso das tecnologias da informação e da comunicação na alfabetização de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Eliane Teresinha
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142843
Resumo: O presente trabalho busca mostrar como os educandos jovens e adultos da EJA podem se beneficiar do uso das tecnologias da comunicação e da informação em seu processo de alfabetização e letramento. Teve como objetivo investigar sobre a tecnologia da informática como um recurso facilitador na aquisição de aprendizagens para os educandos alfabetizandos. A escola não pode ficar fora do mundo digitalizado e deve oferecer aos alunos que procuram alfabetização tardia, a oportunidade de serem incluídos nas tecnologias da informática. Por isso, esta pesquisa objetivou mostrar a importância de usar o computador na sala de aula. Para isto foram utilizadas as tecnologias da comunicação e da informação na turma de alfabetização etapa I e II em uma escola situada em um bairro de classe média baixa no município de Gravataí, no segundo semestre de 2010, num período de nove semanas. A turma era composta por oito alunos, sendo que três destes educandos eram alunos com dificuldades de aprendizagens, casos de inclusão e todos objetivavam apenas ler e escrever. Esta monografia visa comprovar a importância de os alunos jovens, adultos e idosos adquirirem conhecimentos da informática para serem usados em seu cotidiano, já que o mundo está digitalizado e estes educandos não podem ficar à margem deste processo. O computador é um recurso que facilita a escrita e a leitura do educando jovem e adulto na etapa de alfabetização, pois estes se sentem mais seguros e a autoestima se eleva, sentem-se incluídos e participativos em suas próprias aprendizagens e na aprendizagem dos colegas, firmando-se assim uma educação colaborativa e cooperativa. A internet instiga o educando a pesquisa e a aventurar-se em outros saberes, além da comunicação que a rede oferece, fazendo com que o educando troque conhecimentos. A internet também funciona como forma de entretenimento para os educandos que adquirem conhecimentos de forma prazerosa. Dar significado às aprendizagens e incluir os alunos desta turma nas tecnologias da comunicação e da informação foi o diferencial na alfabetização e letramento, pois além de ler e escrever, os alunos adquiriram conhecimentos de informática, conquistando mais independência em seu dia a dia no que se refere a usar as novas tecnologias. Esta pesquisa vem provar que todos podem ser inseridos no mundo digital, não importando a idade e nem tampouco a condição de ainda não estarem alfabetizados, pois o computador é um significativo recurso para a aquisição destas aprendizagens e provoca o educando a obter mais conhecimentos em diferentes áreas. Oportunizar aos educandos da EJA a aquisição de aprendizagens na área da informática é atualizar a educação, é fazer com que se incluam em seu tempo, na era digital.
id UFRGS-2_20c21944058d80f28864d808832c0219
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142843
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bernardes, Eliane TeresinhaGil, Natália de Lacerda2016-06-21T02:10:10Z2011http://hdl.handle.net/10183/142843000993042O presente trabalho busca mostrar como os educandos jovens e adultos da EJA podem se beneficiar do uso das tecnologias da comunicação e da informação em seu processo de alfabetização e letramento. Teve como objetivo investigar sobre a tecnologia da informática como um recurso facilitador na aquisição de aprendizagens para os educandos alfabetizandos. A escola não pode ficar fora do mundo digitalizado e deve oferecer aos alunos que procuram alfabetização tardia, a oportunidade de serem incluídos nas tecnologias da informática. Por isso, esta pesquisa objetivou mostrar a importância de usar o computador na sala de aula. Para isto foram utilizadas as tecnologias da comunicação e da informação na turma de alfabetização etapa I e II em uma escola situada em um bairro de classe média baixa no município de Gravataí, no segundo semestre de 2010, num período de nove semanas. A turma era composta por oito alunos, sendo que três destes educandos eram alunos com dificuldades de aprendizagens, casos de inclusão e todos objetivavam apenas ler e escrever. Esta monografia visa comprovar a importância de os alunos jovens, adultos e idosos adquirirem conhecimentos da informática para serem usados em seu cotidiano, já que o mundo está digitalizado e estes educandos não podem ficar à margem deste processo. O computador é um recurso que facilita a escrita e a leitura do educando jovem e adulto na etapa de alfabetização, pois estes se sentem mais seguros e a autoestima se eleva, sentem-se incluídos e participativos em suas próprias aprendizagens e na aprendizagem dos colegas, firmando-se assim uma educação colaborativa e cooperativa. A internet instiga o educando a pesquisa e a aventurar-se em outros saberes, além da comunicação que a rede oferece, fazendo com que o educando troque conhecimentos. A internet também funciona como forma de entretenimento para os educandos que adquirem conhecimentos de forma prazerosa. Dar significado às aprendizagens e incluir os alunos desta turma nas tecnologias da comunicação e da informação foi o diferencial na alfabetização e letramento, pois além de ler e escrever, os alunos adquiriram conhecimentos de informática, conquistando mais independência em seu dia a dia no que se refere a usar as novas tecnologias. Esta pesquisa vem provar que todos podem ser inseridos no mundo digital, não importando a idade e nem tampouco a condição de ainda não estarem alfabetizados, pois o computador é um significativo recurso para a aquisição destas aprendizagens e provoca o educando a obter mais conhecimentos em diferentes áreas. Oportunizar aos educandos da EJA a aquisição de aprendizagens na área da informática é atualizar a educação, é fazer com que se incluam em seu tempo, na era digital.application/pdfporLetramentoEducação de jovens e adultosInclusão digitalAlunoAlfabetizaçãoTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)O uso das tecnologias da informação e da comunicação na alfabetização de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993042.pdf000993042.pdfTexto completoapplication/pdf429645http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142843/1/000993042.pdf1339ef11d7cb661b4a64258bbcb46652MD51TEXT000993042.pdf.txt000993042.pdf.txtExtracted Texttext/plain45719http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142843/2/000993042.pdf.txtab2dea7a404d1f84dc68064e4eb03a58MD52THUMBNAIL000993042.pdf.jpg000993042.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142843/3/000993042.pdf.jpgba2d9b3600add9ad6eecf372a8c99bfeMD5310183/1428432018-10-26 10:01:37.337oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142843Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-26T13:01:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso das tecnologias da informação e da comunicação na alfabetização de jovens e adultos
title O uso das tecnologias da informação e da comunicação na alfabetização de jovens e adultos
spellingShingle O uso das tecnologias da informação e da comunicação na alfabetização de jovens e adultos
Bernardes, Eliane Teresinha
Letramento
Educação de jovens e adultos
Inclusão digital
Aluno
Alfabetização
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
title_short O uso das tecnologias da informação e da comunicação na alfabetização de jovens e adultos
title_full O uso das tecnologias da informação e da comunicação na alfabetização de jovens e adultos
title_fullStr O uso das tecnologias da informação e da comunicação na alfabetização de jovens e adultos
title_full_unstemmed O uso das tecnologias da informação e da comunicação na alfabetização de jovens e adultos
title_sort O uso das tecnologias da informação e da comunicação na alfabetização de jovens e adultos
author Bernardes, Eliane Teresinha
author_facet Bernardes, Eliane Teresinha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, Eliane Teresinha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gil, Natália de Lacerda
contributor_str_mv Gil, Natália de Lacerda
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Educação de jovens e adultos
Inclusão digital
Aluno
Alfabetização
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Letramento
Educação de jovens e adultos
Inclusão digital
Aluno
Alfabetização
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
description O presente trabalho busca mostrar como os educandos jovens e adultos da EJA podem se beneficiar do uso das tecnologias da comunicação e da informação em seu processo de alfabetização e letramento. Teve como objetivo investigar sobre a tecnologia da informática como um recurso facilitador na aquisição de aprendizagens para os educandos alfabetizandos. A escola não pode ficar fora do mundo digitalizado e deve oferecer aos alunos que procuram alfabetização tardia, a oportunidade de serem incluídos nas tecnologias da informática. Por isso, esta pesquisa objetivou mostrar a importância de usar o computador na sala de aula. Para isto foram utilizadas as tecnologias da comunicação e da informação na turma de alfabetização etapa I e II em uma escola situada em um bairro de classe média baixa no município de Gravataí, no segundo semestre de 2010, num período de nove semanas. A turma era composta por oito alunos, sendo que três destes educandos eram alunos com dificuldades de aprendizagens, casos de inclusão e todos objetivavam apenas ler e escrever. Esta monografia visa comprovar a importância de os alunos jovens, adultos e idosos adquirirem conhecimentos da informática para serem usados em seu cotidiano, já que o mundo está digitalizado e estes educandos não podem ficar à margem deste processo. O computador é um recurso que facilita a escrita e a leitura do educando jovem e adulto na etapa de alfabetização, pois estes se sentem mais seguros e a autoestima se eleva, sentem-se incluídos e participativos em suas próprias aprendizagens e na aprendizagem dos colegas, firmando-se assim uma educação colaborativa e cooperativa. A internet instiga o educando a pesquisa e a aventurar-se em outros saberes, além da comunicação que a rede oferece, fazendo com que o educando troque conhecimentos. A internet também funciona como forma de entretenimento para os educandos que adquirem conhecimentos de forma prazerosa. Dar significado às aprendizagens e incluir os alunos desta turma nas tecnologias da comunicação e da informação foi o diferencial na alfabetização e letramento, pois além de ler e escrever, os alunos adquiriram conhecimentos de informática, conquistando mais independência em seu dia a dia no que se refere a usar as novas tecnologias. Esta pesquisa vem provar que todos podem ser inseridos no mundo digital, não importando a idade e nem tampouco a condição de ainda não estarem alfabetizados, pois o computador é um significativo recurso para a aquisição destas aprendizagens e provoca o educando a obter mais conhecimentos em diferentes áreas. Oportunizar aos educandos da EJA a aquisição de aprendizagens na área da informática é atualizar a educação, é fazer com que se incluam em seu tempo, na era digital.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-21T02:10:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142843
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000993042
url http://hdl.handle.net/10183/142843
identifier_str_mv 000993042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142843/1/000993042.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142843/2/000993042.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142843/3/000993042.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1339ef11d7cb661b4a64258bbcb46652
ab2dea7a404d1f84dc68064e4eb03a58
ba2d9b3600add9ad6eecf372a8c99bfe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1824426830758674432