A configuração da carreira do magistério público do estado do Pará a partir do Estatuto do Magistério
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/255 |
Resumo: | O artigo tem por objetivo apresentar os principais aspectos do Estatuto do Magistério Público Estadual do Pará (Lei nº 5.351/1986), na perspectiva de compreender a carreira do magistério da rede pública do Estado do Pará. Para isso, analisam-se aspectos como: formas de ingresso, amplitude e movimentação na carreira. A partir da configuração da carreira, questiona-se se a mesma apresenta: atratividade, progressão e incentivos à formação. O texto está organizado de formar a abarcar aspectos que possibilitam discutir esses questionamentos, tais como: contexto histórico revelador da construção da carreira; questões de ordem conceituais sobre Estatuto e Plano de Carreira e Cargos e Remuneração; e análise do Estatuto em vigência. Conclui-se que, do ponto de vista legal, a carreira, configurada pelo Estatuto, Leis complementares e Portarias, assegura direitos aos profissionais do magistério público que os coloca em posição isonômica com outros funcionários públicos, como: férias, licenças; qualificação profissional; progressão; adicionais. Embora contenha elementos de estímulo à permanência do professor em sala de aula por meio de gratificações, na prática, a sua efetivação vem ocorrendo apenas parcialmente. Alguns aspectos não vêm sendo cumpridos pelos três últimos governos, como a progressão vertical e a hora atividade. A manutenção parcial dos direitos assegurados no Estatuto tem sido produto de lutas históricas da categoria. |
id |
UEMG-2_e9b91d63dd2e9762f290c3489d0c3d11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/255 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
A configuração da carreira do magistério público do estado do Pará a partir do Estatuto do MagistérioEstatuto do Magistério do Parávalorização dos Professorescarreira Docente.O artigo tem por objetivo apresentar os principais aspectos do Estatuto do Magistério Público Estadual do Pará (Lei nº 5.351/1986), na perspectiva de compreender a carreira do magistério da rede pública do Estado do Pará. Para isso, analisam-se aspectos como: formas de ingresso, amplitude e movimentação na carreira. A partir da configuração da carreira, questiona-se se a mesma apresenta: atratividade, progressão e incentivos à formação. O texto está organizado de formar a abarcar aspectos que possibilitam discutir esses questionamentos, tais como: contexto histórico revelador da construção da carreira; questões de ordem conceituais sobre Estatuto e Plano de Carreira e Cargos e Remuneração; e análise do Estatuto em vigência. Conclui-se que, do ponto de vista legal, a carreira, configurada pelo Estatuto, Leis complementares e Portarias, assegura direitos aos profissionais do magistério público que os coloca em posição isonômica com outros funcionários públicos, como: férias, licenças; qualificação profissional; progressão; adicionais. Embora contenha elementos de estímulo à permanência do professor em sala de aula por meio de gratificações, na prática, a sua efetivação vem ocorrendo apenas parcialmente. Alguns aspectos não vêm sendo cumpridos pelos três últimos governos, como a progressão vertical e a hora atividade. A manutenção parcial dos direitos assegurados no Estatuto tem sido produto de lutas históricas da categoria.EDUEMG2012-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/25510.24934/eef.v15i19.255Educação em Foco; Vol. 15 No. 19 (2012): Educação em Foco; 229-256Educação em Foco; Vol. 15 Núm. 19 (2012): Educação em Foco; 229-256Educação em Foco; v. 15 n. 19 (2012): Educação em Foco; 229-2562317-00931519-332210.24934/eef.v15i19reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/255/213Gemaque, Rosana Maria Oliveirade Carvalho, Fabrício Aarão FreireMendes, Danielle Cristina de Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/255Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:03Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A configuração da carreira do magistério público do estado do Pará a partir do Estatuto do Magistério |
title |
A configuração da carreira do magistério público do estado do Pará a partir do Estatuto do Magistério |
spellingShingle |
A configuração da carreira do magistério público do estado do Pará a partir do Estatuto do Magistério Gemaque, Rosana Maria Oliveira Estatuto do Magistério do Pará valorização dos Professores carreira Docente. |
title_short |
A configuração da carreira do magistério público do estado do Pará a partir do Estatuto do Magistério |
title_full |
A configuração da carreira do magistério público do estado do Pará a partir do Estatuto do Magistério |
title_fullStr |
A configuração da carreira do magistério público do estado do Pará a partir do Estatuto do Magistério |
title_full_unstemmed |
A configuração da carreira do magistério público do estado do Pará a partir do Estatuto do Magistério |
title_sort |
A configuração da carreira do magistério público do estado do Pará a partir do Estatuto do Magistério |
author |
Gemaque, Rosana Maria Oliveira |
author_facet |
Gemaque, Rosana Maria Oliveira de Carvalho, Fabrício Aarão Freire Mendes, Danielle Cristina de Brito |
author_role |
author |
author2 |
de Carvalho, Fabrício Aarão Freire Mendes, Danielle Cristina de Brito |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gemaque, Rosana Maria Oliveira de Carvalho, Fabrício Aarão Freire Mendes, Danielle Cristina de Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estatuto do Magistério do Pará valorização dos Professores carreira Docente. |
topic |
Estatuto do Magistério do Pará valorização dos Professores carreira Docente. |
description |
O artigo tem por objetivo apresentar os principais aspectos do Estatuto do Magistério Público Estadual do Pará (Lei nº 5.351/1986), na perspectiva de compreender a carreira do magistério da rede pública do Estado do Pará. Para isso, analisam-se aspectos como: formas de ingresso, amplitude e movimentação na carreira. A partir da configuração da carreira, questiona-se se a mesma apresenta: atratividade, progressão e incentivos à formação. O texto está organizado de formar a abarcar aspectos que possibilitam discutir esses questionamentos, tais como: contexto histórico revelador da construção da carreira; questões de ordem conceituais sobre Estatuto e Plano de Carreira e Cargos e Remuneração; e análise do Estatuto em vigência. Conclui-se que, do ponto de vista legal, a carreira, configurada pelo Estatuto, Leis complementares e Portarias, assegura direitos aos profissionais do magistério público que os coloca em posição isonômica com outros funcionários públicos, como: férias, licenças; qualificação profissional; progressão; adicionais. Embora contenha elementos de estímulo à permanência do professor em sala de aula por meio de gratificações, na prática, a sua efetivação vem ocorrendo apenas parcialmente. Alguns aspectos não vêm sendo cumpridos pelos três últimos governos, como a progressão vertical e a hora atividade. A manutenção parcial dos direitos assegurados no Estatuto tem sido produto de lutas históricas da categoria. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/255 10.24934/eef.v15i19.255 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/255 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v15i19.255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/255/213 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 15 No. 19 (2012): Educação em Foco; 229-256 Educação em Foco; Vol. 15 Núm. 19 (2012): Educação em Foco; 229-256 Educação em Foco; v. 15 n. 19 (2012): Educação em Foco; 229-256 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v15i19 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468130607104 |