Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1211 |
Resumo: | O objetivo foi identificar jogos e brincadeiras vivenciados pelas crianças assim como compreender os processos educativos desencadeados por essa prática social no contexto do recreio escolar em uma escola pública de São Carlos/SP/BR que atende aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram realizadas oito inserções em observação participante com registros em diários de campo no horário do recreio escolar focando a prática social do brincar de um grupo de treze crianças com idade entre seis e onze anos. Os dados revelaram que o recreio escolar se constituiu em um rico espaço de experiências e aprendizagens das crianças no que diz respeito ao repertório de jogos e brincadeiras e as interações entre as crianças e entre elas e adultos no contexto dessas atividades lúdicas. Destacamos a necessidade de valorização do brincar no tempo e espaço do recreio escolar para a aprendizagem da criança e sua articulação com as práticas pedagógicas |
id |
UEMG-2_ecb47acb6103c6ef08d4e532b2a01cb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1211 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças dos anos iniciais do ensino fundamentalO objetivo foi identificar jogos e brincadeiras vivenciados pelas crianças assim como compreender os processos educativos desencadeados por essa prática social no contexto do recreio escolar em uma escola pública de São Carlos/SP/BR que atende aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram realizadas oito inserções em observação participante com registros em diários de campo no horário do recreio escolar focando a prática social do brincar de um grupo de treze crianças com idade entre seis e onze anos. Os dados revelaram que o recreio escolar se constituiu em um rico espaço de experiências e aprendizagens das crianças no que diz respeito ao repertório de jogos e brincadeiras e as interações entre as crianças e entre elas e adultos no contexto dessas atividades lúdicas. Destacamos a necessidade de valorização do brincar no tempo e espaço do recreio escolar para a aprendizagem da criança e sua articulação com as práticas pedagógicasEDUEMG2016-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/121110.24934/eef.v19i28.1211Educação em Foco; Vol. 19 No. 28 (2016): Educação em Foco; 241-262Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 28 (2016): Educação em Foco; 241-262Educação em Foco; v. 19 n. 28 (2016): Educação em Foco; 241-2622317-00931519-332210.24934/eef.v19i28reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1211/984Martins, Andressa de OliveiraAlves, Fernando DonizeteSommerhalder, Alineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1211Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças dos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças dos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças dos anos iniciais do ensino fundamental Martins, Andressa de Oliveira |
title_short |
Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças dos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças dos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Martins, Andressa de Oliveira |
author_facet |
Martins, Andressa de Oliveira Alves, Fernando Donizete Sommerhalder, Aline |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Fernando Donizete Sommerhalder, Aline |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Andressa de Oliveira Alves, Fernando Donizete Sommerhalder, Aline |
description |
O objetivo foi identificar jogos e brincadeiras vivenciados pelas crianças assim como compreender os processos educativos desencadeados por essa prática social no contexto do recreio escolar em uma escola pública de São Carlos/SP/BR que atende aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram realizadas oito inserções em observação participante com registros em diários de campo no horário do recreio escolar focando a prática social do brincar de um grupo de treze crianças com idade entre seis e onze anos. Os dados revelaram que o recreio escolar se constituiu em um rico espaço de experiências e aprendizagens das crianças no que diz respeito ao repertório de jogos e brincadeiras e as interações entre as crianças e entre elas e adultos no contexto dessas atividades lúdicas. Destacamos a necessidade de valorização do brincar no tempo e espaço do recreio escolar para a aprendizagem da criança e sua articulação com as práticas pedagógicas |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1211 10.24934/eef.v19i28.1211 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1211 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v19i28.1211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1211/984 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 19 No. 28 (2016): Educação em Foco; 241-262 Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 28 (2016): Educação em Foco; 241-262 Educação em Foco; v. 19 n. 28 (2016): Educação em Foco; 241-262 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v19i28 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468960030720 |