Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças dos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Andressa de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Alves, Fernando Donizete, Sommerhalder, Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1211
Resumo: O objetivo foi identificar jogos e brincadeiras vivenciados pelas crianças assim como compreender os processos educativos desencadeados por essa prática social no contexto do recreio escolar em uma escola pública de São Carlos/SP/BR que atende aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram realizadas oito inserções em observação participante com registros em diários de campo no horário do recreio escolar focando a prática social do brincar de um grupo de treze crianças com idade entre seis e onze anos. Os dados revelaram que o recreio escolar se constituiu em um rico espaço de experiências e aprendizagens das crianças no que diz respeito ao repertório de jogos e brincadeiras e as interações entre as crianças e entre elas e adultos no contexto dessas atividades lúdicas. Destacamos a necessidade de valorização do brincar no tempo e espaço do recreio escolar para a aprendizagem da criança e sua articulação com as práticas pedagógicas
id UEMG-2_ecb47acb6103c6ef08d4e532b2a01cb7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1211
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças dos anos iniciais do ensino fundamentalO objetivo foi identificar jogos e brincadeiras vivenciados pelas crianças assim como compreender os processos educativos desencadeados por essa prática social no contexto do recreio escolar em uma escola pública de São Carlos/SP/BR que atende aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram realizadas oito inserções em observação participante com registros em diários de campo no horário do recreio escolar focando a prática social do brincar de um grupo de treze crianças com idade entre seis e onze anos. Os dados revelaram que o recreio escolar se constituiu em um rico espaço de experiências e aprendizagens das crianças no que diz respeito ao repertório de jogos e brincadeiras e as interações entre as crianças e entre elas e adultos no contexto dessas atividades lúdicas. Destacamos a necessidade de valorização do brincar no tempo e espaço do recreio escolar para a aprendizagem da criança e sua articulação com as práticas pedagógicasEDUEMG2016-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/121110.24934/eef.v19i28.1211Educação em Foco; Vol. 19 No. 28 (2016): Educação em Foco; 241-262Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 28 (2016): Educação em Foco; 241-262Educação em Foco; v. 19 n. 28 (2016): Educação em Foco; 241-2622317-00931519-332210.24934/eef.v19i28reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1211/984Martins, Andressa de OliveiraAlves, Fernando DonizeteSommerhalder, Alineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1211Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças dos anos iniciais do ensino fundamental
title Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças dos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças dos anos iniciais do ensino fundamental
Martins, Andressa de Oliveira
title_short Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças dos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças dos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças dos anos iniciais do ensino fundamental
author Martins, Andressa de Oliveira
author_facet Martins, Andressa de Oliveira
Alves, Fernando Donizete
Sommerhalder, Aline
author_role author
author2 Alves, Fernando Donizete
Sommerhalder, Aline
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Andressa de Oliveira
Alves, Fernando Donizete
Sommerhalder, Aline
description O objetivo foi identificar jogos e brincadeiras vivenciados pelas crianças assim como compreender os processos educativos desencadeados por essa prática social no contexto do recreio escolar em uma escola pública de São Carlos/SP/BR que atende aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram realizadas oito inserções em observação participante com registros em diários de campo no horário do recreio escolar focando a prática social do brincar de um grupo de treze crianças com idade entre seis e onze anos. Os dados revelaram que o recreio escolar se constituiu em um rico espaço de experiências e aprendizagens das crianças no que diz respeito ao repertório de jogos e brincadeiras e as interações entre as crianças e entre elas e adultos no contexto dessas atividades lúdicas. Destacamos a necessidade de valorização do brincar no tempo e espaço do recreio escolar para a aprendizagem da criança e sua articulação com as práticas pedagógicas
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1211
10.24934/eef.v19i28.1211
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1211
identifier_str_mv 10.24934/eef.v19i28.1211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1211/984
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 19 No. 28 (2016): Educação em Foco; 241-262
Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 28 (2016): Educação em Foco; 241-262
Educação em Foco; v. 19 n. 28 (2016): Educação em Foco; 241-262
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v19i28
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468960030720