Espaços públicos de leitura: as bibliotecas escolares do município de Codó/MA / Public reading spaces: the school libraries of the municipality of Codó/MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Cristiane
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1950
Resumo: Esta pesquisa realizou um mapeamento parcial das bibliotecas escolares do município de Codó/Maranhão. O objetivo principal do estudo foi lançar luz sobre a existência x as condições das bibliotecas escolares, em uma perspectiva analítica e crítica, problematizando o acesso aos livros do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e o papel desses espaços na formação de leitores. O apoio teórico da investigação ancora-se em estudiosos do campo da leitura e nos estudos sobre bibliotecas públicas e escolares. Através da pesquisa, constatou-se a inexistência das bibliotecas escolares e a sua precariedade quando existente. Diante dos dados levantados, ressalta-se a necessidade de um maior acompanhamento dos mesmos, além de maior apoio financeiro e mais recursos humanos, possibilitando, assim, oferecer, além do apoio à pesquisa escolar, atividades que proporcionem a formação de leitores.
id UEMG-2_ef7db72281879e3ebeabc6d751929af4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1950
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Espaços públicos de leitura: as bibliotecas escolares do município de Codó/MA / Public reading spaces: the school libraries of the municipality of Codó/MAEsta pesquisa realizou um mapeamento parcial das bibliotecas escolares do município de Codó/Maranhão. O objetivo principal do estudo foi lançar luz sobre a existência x as condições das bibliotecas escolares, em uma perspectiva analítica e crítica, problematizando o acesso aos livros do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e o papel desses espaços na formação de leitores. O apoio teórico da investigação ancora-se em estudiosos do campo da leitura e nos estudos sobre bibliotecas públicas e escolares. Através da pesquisa, constatou-se a inexistência das bibliotecas escolares e a sua precariedade quando existente. Diante dos dados levantados, ressalta-se a necessidade de um maior acompanhamento dos mesmos, além de maior apoio financeiro e mais recursos humanos, possibilitando, assim, oferecer, além do apoio à pesquisa escolar, atividades que proporcionem a formação de leitores.EDUEMG2017-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/195010.24934/eef.v19i29.1950Educação em Foco; Vol. 19 No. 29 (2016): Educação em Foco; 145-164Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 29 (2016): Educação em Foco; 145-164Educação em Foco; v. 19 n. 29 (2016): Educação em Foco; 145-1642317-00931519-332210.24934/eef.v19i29reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1950/1049Dias, Cristianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-17T20:14:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1950Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2017-04-17T20:14:32Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Espaços públicos de leitura: as bibliotecas escolares do município de Codó/MA / Public reading spaces: the school libraries of the municipality of Codó/MA
title Espaços públicos de leitura: as bibliotecas escolares do município de Codó/MA / Public reading spaces: the school libraries of the municipality of Codó/MA
spellingShingle Espaços públicos de leitura: as bibliotecas escolares do município de Codó/MA / Public reading spaces: the school libraries of the municipality of Codó/MA
Dias, Cristiane
title_short Espaços públicos de leitura: as bibliotecas escolares do município de Codó/MA / Public reading spaces: the school libraries of the municipality of Codó/MA
title_full Espaços públicos de leitura: as bibliotecas escolares do município de Codó/MA / Public reading spaces: the school libraries of the municipality of Codó/MA
title_fullStr Espaços públicos de leitura: as bibliotecas escolares do município de Codó/MA / Public reading spaces: the school libraries of the municipality of Codó/MA
title_full_unstemmed Espaços públicos de leitura: as bibliotecas escolares do município de Codó/MA / Public reading spaces: the school libraries of the municipality of Codó/MA
title_sort Espaços públicos de leitura: as bibliotecas escolares do município de Codó/MA / Public reading spaces: the school libraries of the municipality of Codó/MA
author Dias, Cristiane
author_facet Dias, Cristiane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Cristiane
description Esta pesquisa realizou um mapeamento parcial das bibliotecas escolares do município de Codó/Maranhão. O objetivo principal do estudo foi lançar luz sobre a existência x as condições das bibliotecas escolares, em uma perspectiva analítica e crítica, problematizando o acesso aos livros do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e o papel desses espaços na formação de leitores. O apoio teórico da investigação ancora-se em estudiosos do campo da leitura e nos estudos sobre bibliotecas públicas e escolares. Através da pesquisa, constatou-se a inexistência das bibliotecas escolares e a sua precariedade quando existente. Diante dos dados levantados, ressalta-se a necessidade de um maior acompanhamento dos mesmos, além de maior apoio financeiro e mais recursos humanos, possibilitando, assim, oferecer, além do apoio à pesquisa escolar, atividades que proporcionem a formação de leitores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1950
10.24934/eef.v19i29.1950
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1950
identifier_str_mv 10.24934/eef.v19i29.1950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1950/1049
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 19 No. 29 (2016): Educação em Foco; 145-164
Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 29 (2016): Educação em Foco; 145-164
Educação em Foco; v. 19 n. 29 (2016): Educação em Foco; 145-164
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v19i29
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469354295296