A autoridade do professor universitário: elementos constitutivos e rupturas com práticas tradicionais
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3839 |
Resumo: | O estudo buscou compreender os elementos constitutivos da autoridade docente, e refletir se os mesmo podem rompe com o autoritarismo de práticas tradicionais. Além da revisão bibliográfica o estudo contou com apoio de dados empíricos, apresentado por (XXX), ressignificados neste estudo à luz dos conceitos de autoridade. O estudo demonstrou que os elementos constitutivos da autoridade estão relacionados ao domínio do conteúdo, à metodologia e a postura do professor, admirada pelos estudantes. A autoridade está relacionada com rupturas com práticas tradicionais autoritárias, como: superar a ideia de que ensinar é um simples passar ou transmitir conteúdos; estabelecer uma relação mais horizontal entre professor e aluno; compreender o conhecimento como algo provisório, nunca pronto e acabado; conceber a avaliação como um processo formativa tanto para os estudantes quanto para o professor; estabelecer um clima de prazer e alegria em sala de aula, na universidade. |
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