Sentidos da formação continuada em Matemática: contribuições do PNAIC em uma escola estadual de Araputanga/MT / Meanings of the Mathematics continuing education program: contributions of the PNAIC in a public school in Araputanga, Mato Grosso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13498 |
Resumo: | Este trabalho analisa os efeitos de sentido que ecoam nos discursos de professoras alfabetizadoras de uma escola estadual de Araputanga, Mato Grosso, em relação ao ensino de Matemática, após terem participado da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), em 2014. Os discursos foram analisados com base no referencial teórico da Análise de Discurso de vertente francesa, a AD. As análises indicaram que a formação efetivamente se constituiu como um “divisor de águas” no ensino da Matemática praticado pelas professoras. As mudanças destacadas foram em relação a uma maior segurança na condução das aulas e ao uso de jogos e objetos concretos no ensino dos conteúdos. |
id |
VERACRUZ-0_0b0285e677f957739595aff787c09289 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13498 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Sentidos da formação continuada em Matemática: contribuições do PNAIC em uma escola estadual de Araputanga/MT / Meanings of the Mathematics continuing education program: contributions of the PNAIC in a public school in Araputanga, Mato GrossoFormação continuadaPnaicAlfabetização MatemáticaAnálise de Discurso. Este trabalho analisa os efeitos de sentido que ecoam nos discursos de professoras alfabetizadoras de uma escola estadual de Araputanga, Mato Grosso, em relação ao ensino de Matemática, após terem participado da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), em 2014. Os discursos foram analisados com base no referencial teórico da Análise de Discurso de vertente francesa, a AD. As análises indicaram que a formação efetivamente se constituiu como um “divisor de águas” no ensino da Matemática praticado pelas professoras. As mudanças destacadas foram em relação a uma maior segurança na condução das aulas e ao uso de jogos e objetos concretos no ensino dos conteúdos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1349810.34117/bjdv6n7-478Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 48448-48467Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 48448-48467Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 48448-484672525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13498/11313https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13498/11314Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNegreiros, Cláudia LandinCarneiro, Jorcélia Ermínia Da Silva2020-08-11T15:17:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13498Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:08.942783Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sentidos da formação continuada em Matemática: contribuições do PNAIC em uma escola estadual de Araputanga/MT / Meanings of the Mathematics continuing education program: contributions of the PNAIC in a public school in Araputanga, Mato Grosso |
title |
Sentidos da formação continuada em Matemática: contribuições do PNAIC em uma escola estadual de Araputanga/MT / Meanings of the Mathematics continuing education program: contributions of the PNAIC in a public school in Araputanga, Mato Grosso |
spellingShingle |
Sentidos da formação continuada em Matemática: contribuições do PNAIC em uma escola estadual de Araputanga/MT / Meanings of the Mathematics continuing education program: contributions of the PNAIC in a public school in Araputanga, Mato Grosso Negreiros, Cláudia Landin Formação continuada Pnaic Alfabetização Matemática Análise de Discurso. |
title_short |
Sentidos da formação continuada em Matemática: contribuições do PNAIC em uma escola estadual de Araputanga/MT / Meanings of the Mathematics continuing education program: contributions of the PNAIC in a public school in Araputanga, Mato Grosso |
title_full |
Sentidos da formação continuada em Matemática: contribuições do PNAIC em uma escola estadual de Araputanga/MT / Meanings of the Mathematics continuing education program: contributions of the PNAIC in a public school in Araputanga, Mato Grosso |
title_fullStr |
Sentidos da formação continuada em Matemática: contribuições do PNAIC em uma escola estadual de Araputanga/MT / Meanings of the Mathematics continuing education program: contributions of the PNAIC in a public school in Araputanga, Mato Grosso |
title_full_unstemmed |
Sentidos da formação continuada em Matemática: contribuições do PNAIC em uma escola estadual de Araputanga/MT / Meanings of the Mathematics continuing education program: contributions of the PNAIC in a public school in Araputanga, Mato Grosso |
title_sort |
Sentidos da formação continuada em Matemática: contribuições do PNAIC em uma escola estadual de Araputanga/MT / Meanings of the Mathematics continuing education program: contributions of the PNAIC in a public school in Araputanga, Mato Grosso |
author |
Negreiros, Cláudia Landin |
author_facet |
Negreiros, Cláudia Landin Carneiro, Jorcélia Ermínia Da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Carneiro, Jorcélia Ermínia Da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Negreiros, Cláudia Landin Carneiro, Jorcélia Ermínia Da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Pnaic Alfabetização Matemática Análise de Discurso. |
topic |
Formação continuada Pnaic Alfabetização Matemática Análise de Discurso. |
description |
Este trabalho analisa os efeitos de sentido que ecoam nos discursos de professoras alfabetizadoras de uma escola estadual de Araputanga, Mato Grosso, em relação ao ensino de Matemática, após terem participado da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), em 2014. Os discursos foram analisados com base no referencial teórico da Análise de Discurso de vertente francesa, a AD. As análises indicaram que a formação efetivamente se constituiu como um “divisor de águas” no ensino da Matemática praticado pelas professoras. As mudanças destacadas foram em relação a uma maior segurança na condução das aulas e ao uso de jogos e objetos concretos no ensino dos conteúdos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13498 10.34117/bjdv6n7-478 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13498 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-478 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13498/11313 https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13498/11314 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 48448-48467 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 48448-48467 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 48448-48467 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645465213730816 |