Sentidos da formação continuada em Matemática: contribuições do PNAIC em uma escola estadual de Araputanga/MT / Meanings of the Mathematics continuing education program: contributions of the PNAIC in a public school in Araputanga, Mato Grosso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Negreiros, Cláudia Landin
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carneiro, Jorcélia Ermínia Da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13498
Resumo:  Este trabalho analisa os efeitos de sentido que ecoam nos discursos de professoras alfabetizadoras de uma escola estadual de Araputanga, Mato Grosso, em relação ao ensino de Matemática, após terem participado da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), em 2014. Os discursos foram analisados com base no referencial teórico da Análise de Discurso de vertente francesa, a AD. As análises indicaram que a formação efetivamente se constituiu como um “divisor de águas” no ensino da Matemática praticado pelas professoras. As mudanças destacadas foram em relação a uma maior segurança na condução das aulas e ao uso de jogos e objetos concretos no ensino dos conteúdos.
id VERACRUZ-0_0b0285e677f957739595aff787c09289
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13498
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Sentidos da formação continuada em Matemática: contribuições do PNAIC em uma escola estadual de Araputanga/MT / Meanings of the Mathematics continuing education program: contributions of the PNAIC in a public school in Araputanga, Mato GrossoFormação continuadaPnaicAlfabetização MatemáticaAnálise de Discurso. Este trabalho analisa os efeitos de sentido que ecoam nos discursos de professoras alfabetizadoras de uma escola estadual de Araputanga, Mato Grosso, em relação ao ensino de Matemática, após terem participado da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), em 2014. Os discursos foram analisados com base no referencial teórico da Análise de Discurso de vertente francesa, a AD. As análises indicaram que a formação efetivamente se constituiu como um “divisor de águas” no ensino da Matemática praticado pelas professoras. As mudanças destacadas foram em relação a uma maior segurança na condução das aulas e ao uso de jogos e objetos concretos no ensino dos conteúdos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1349810.34117/bjdv6n7-478Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 48448-48467Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 48448-48467Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 48448-484672525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13498/11313https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13498/11314Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNegreiros, Cláudia LandinCarneiro, Jorcélia Ermínia Da Silva2020-08-11T15:17:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13498Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:08.942783Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentidos da formação continuada em Matemática: contribuições do PNAIC em uma escola estadual de Araputanga/MT / Meanings of the Mathematics continuing education program: contributions of the PNAIC in a public school in Araputanga, Mato Grosso
title Sentidos da formação continuada em Matemática: contribuições do PNAIC em uma escola estadual de Araputanga/MT / Meanings of the Mathematics continuing education program: contributions of the PNAIC in a public school in Araputanga, Mato Grosso
spellingShingle Sentidos da formação continuada em Matemática: contribuições do PNAIC em uma escola estadual de Araputanga/MT / Meanings of the Mathematics continuing education program: contributions of the PNAIC in a public school in Araputanga, Mato Grosso
Negreiros, Cláudia Landin
Formação continuada
Pnaic
Alfabetização Matemática
Análise de Discurso.
title_short Sentidos da formação continuada em Matemática: contribuições do PNAIC em uma escola estadual de Araputanga/MT / Meanings of the Mathematics continuing education program: contributions of the PNAIC in a public school in Araputanga, Mato Grosso
title_full Sentidos da formação continuada em Matemática: contribuições do PNAIC em uma escola estadual de Araputanga/MT / Meanings of the Mathematics continuing education program: contributions of the PNAIC in a public school in Araputanga, Mato Grosso
title_fullStr Sentidos da formação continuada em Matemática: contribuições do PNAIC em uma escola estadual de Araputanga/MT / Meanings of the Mathematics continuing education program: contributions of the PNAIC in a public school in Araputanga, Mato Grosso
title_full_unstemmed Sentidos da formação continuada em Matemática: contribuições do PNAIC em uma escola estadual de Araputanga/MT / Meanings of the Mathematics continuing education program: contributions of the PNAIC in a public school in Araputanga, Mato Grosso
title_sort Sentidos da formação continuada em Matemática: contribuições do PNAIC em uma escola estadual de Araputanga/MT / Meanings of the Mathematics continuing education program: contributions of the PNAIC in a public school in Araputanga, Mato Grosso
author Negreiros, Cláudia Landin
author_facet Negreiros, Cláudia Landin
Carneiro, Jorcélia Ermínia Da Silva
author_role author
author2 Carneiro, Jorcélia Ermínia Da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Negreiros, Cláudia Landin
Carneiro, Jorcélia Ermínia Da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Pnaic
Alfabetização Matemática
Análise de Discurso.
topic Formação continuada
Pnaic
Alfabetização Matemática
Análise de Discurso.
description  Este trabalho analisa os efeitos de sentido que ecoam nos discursos de professoras alfabetizadoras de uma escola estadual de Araputanga, Mato Grosso, em relação ao ensino de Matemática, após terem participado da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), em 2014. Os discursos foram analisados com base no referencial teórico da Análise de Discurso de vertente francesa, a AD. As análises indicaram que a formação efetivamente se constituiu como um “divisor de águas” no ensino da Matemática praticado pelas professoras. As mudanças destacadas foram em relação a uma maior segurança na condução das aulas e ao uso de jogos e objetos concretos no ensino dos conteúdos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13498
10.34117/bjdv6n7-478
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13498
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13498/11313
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13498/11314
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 48448-48467
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 48448-48467
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 48448-48467
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645465213730816