TEORIA E PRÁTICA NA VISÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DO PNAIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7482 |
Resumo: | O presente artigo descreve a pesquisa realizada com professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, que ensinam Matemática no ciclo de alfabetização, e que participaram da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), em 2014. O recorte apresentado neste trabalho tem por objetivo investigar as relações estabelecidas pelos professores entre teoria e prática no processo de formação continuada e as consequentes implicações deste entendimento para a prática docente no processo de alfabetização matemática. Partindo-se da metodologia da Grounded Theory (GT), aplicou-se questionários e entrevistas semiestruturadas com os professores a fim de interpretar os dados de campo de acordo com a GT. Essa fase da pesquisa permitiu perceber que os professores valorizaram diversos aspectos da formação realizada pelo PNAIC, levando-os a refletir sobre sua prática pedagógica. Dentre os aspectos mais relevantes, os professores apontaram o incentivo ao registro das práticas executadas em sala de aula, que leva à reflexão sobre a prática; a maior segurança e legitimidade em propor práticas matemáticas em função da apropriação de conteúdos matemáticos contemplados na formação, desmistificando suas relações com o conhecimento matemático; e a valorização do potencial pedagógico do planejamento de atividades lúdicas e materiais manipuláveis na educação matemática. |
id |
IFRN-3_fd80b6998d9b759a612a779af7f163f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/7482 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
TEORIA E PRÁTICA NA VISÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DO PNAICFormação continuadaalfabetização matemáticaanos iniciaisPNAICO presente artigo descreve a pesquisa realizada com professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, que ensinam Matemática no ciclo de alfabetização, e que participaram da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), em 2014. O recorte apresentado neste trabalho tem por objetivo investigar as relações estabelecidas pelos professores entre teoria e prática no processo de formação continuada e as consequentes implicações deste entendimento para a prática docente no processo de alfabetização matemática. Partindo-se da metodologia da Grounded Theory (GT), aplicou-se questionários e entrevistas semiestruturadas com os professores a fim de interpretar os dados de campo de acordo com a GT. Essa fase da pesquisa permitiu perceber que os professores valorizaram diversos aspectos da formação realizada pelo PNAIC, levando-os a refletir sobre sua prática pedagógica. Dentre os aspectos mais relevantes, os professores apontaram o incentivo ao registro das práticas executadas em sala de aula, que leva à reflexão sobre a prática; a maior segurança e legitimidade em propor práticas matemáticas em função da apropriação de conteúdos matemáticos contemplados na formação, desmistificando suas relações com o conhecimento matemático; e a valorização do potencial pedagógico do planejamento de atividades lúdicas e materiais manipuláveis na educação matemática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/748210.15628/holos.2020.7482HOLOS; v. 7 (2022)1807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7482/3604Copyright (c) 2020 HOLOShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWeber, Daniela GuseVentura, Lidnei2023-03-20T11:29:02Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/7482Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-03-20T11:29:02Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TEORIA E PRÁTICA NA VISÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DO PNAIC |
title |
TEORIA E PRÁTICA NA VISÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DO PNAIC |
spellingShingle |
TEORIA E PRÁTICA NA VISÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DO PNAIC Weber, Daniela Guse Formação continuada alfabetização matemática anos iniciais PNAIC |
title_short |
TEORIA E PRÁTICA NA VISÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DO PNAIC |
title_full |
TEORIA E PRÁTICA NA VISÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DO PNAIC |
title_fullStr |
TEORIA E PRÁTICA NA VISÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DO PNAIC |
title_full_unstemmed |
TEORIA E PRÁTICA NA VISÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DO PNAIC |
title_sort |
TEORIA E PRÁTICA NA VISÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DO PNAIC |
author |
Weber, Daniela Guse |
author_facet |
Weber, Daniela Guse Ventura, Lidnei |
author_role |
author |
author2 |
Ventura, Lidnei |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weber, Daniela Guse Ventura, Lidnei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada alfabetização matemática anos iniciais PNAIC |
topic |
Formação continuada alfabetização matemática anos iniciais PNAIC |
description |
O presente artigo descreve a pesquisa realizada com professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, que ensinam Matemática no ciclo de alfabetização, e que participaram da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), em 2014. O recorte apresentado neste trabalho tem por objetivo investigar as relações estabelecidas pelos professores entre teoria e prática no processo de formação continuada e as consequentes implicações deste entendimento para a prática docente no processo de alfabetização matemática. Partindo-se da metodologia da Grounded Theory (GT), aplicou-se questionários e entrevistas semiestruturadas com os professores a fim de interpretar os dados de campo de acordo com a GT. Essa fase da pesquisa permitiu perceber que os professores valorizaram diversos aspectos da formação realizada pelo PNAIC, levando-os a refletir sobre sua prática pedagógica. Dentre os aspectos mais relevantes, os professores apontaram o incentivo ao registro das práticas executadas em sala de aula, que leva à reflexão sobre a prática; a maior segurança e legitimidade em propor práticas matemáticas em função da apropriação de conteúdos matemáticos contemplados na formação, desmistificando suas relações com o conhecimento matemático; e a valorização do potencial pedagógico do planejamento de atividades lúdicas e materiais manipuláveis na educação matemática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7482 10.15628/holos.2020.7482 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7482 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2020.7482 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7482/3604 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 7 (2022) 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951615523192832 |