TEORIA E PRÁTICA NA VISÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DO PNAIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Daniela Guse
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ventura, Lidnei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7482
Resumo: O presente artigo descreve a pesquisa realizada com professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, que ensinam Matemática no ciclo de alfabetização, e que participaram da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), em 2014. O recorte apresentado neste trabalho tem por objetivo investigar as relações estabelecidas pelos professores entre teoria e prática no processo de formação continuada e as consequentes implicações deste entendimento para a prática docente no processo de alfabetização matemática. Partindo-se da metodologia da Grounded Theory (GT), aplicou-se questionários e entrevistas semiestruturadas com os professores a fim de interpretar os dados de campo de acordo com a GT. Essa fase da pesquisa permitiu perceber que os professores valorizaram diversos aspectos da formação realizada pelo PNAIC, levando-os a refletir sobre sua prática pedagógica. Dentre os aspectos mais relevantes, os professores apontaram o incentivo ao registro das práticas executadas em sala de aula, que leva à reflexão sobre a prática; a maior segurança e legitimidade em propor práticas matemáticas em função da apropriação de conteúdos matemáticos contemplados na formação, desmistificando suas relações com o conhecimento matemático; e a valorização do potencial pedagógico do planejamento de atividades lúdicas e materiais manipuláveis na educação matemática.  
id IFRN-3_fd80b6998d9b759a612a779af7f163f0
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/7482
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling TEORIA E PRÁTICA NA VISÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DO PNAICFormação continuadaalfabetização matemáticaanos iniciaisPNAICO presente artigo descreve a pesquisa realizada com professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, que ensinam Matemática no ciclo de alfabetização, e que participaram da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), em 2014. O recorte apresentado neste trabalho tem por objetivo investigar as relações estabelecidas pelos professores entre teoria e prática no processo de formação continuada e as consequentes implicações deste entendimento para a prática docente no processo de alfabetização matemática. Partindo-se da metodologia da Grounded Theory (GT), aplicou-se questionários e entrevistas semiestruturadas com os professores a fim de interpretar os dados de campo de acordo com a GT. Essa fase da pesquisa permitiu perceber que os professores valorizaram diversos aspectos da formação realizada pelo PNAIC, levando-os a refletir sobre sua prática pedagógica. Dentre os aspectos mais relevantes, os professores apontaram o incentivo ao registro das práticas executadas em sala de aula, que leva à reflexão sobre a prática; a maior segurança e legitimidade em propor práticas matemáticas em função da apropriação de conteúdos matemáticos contemplados na formação, desmistificando suas relações com o conhecimento matemático; e a valorização do potencial pedagógico do planejamento de atividades lúdicas e materiais manipuláveis na educação matemática.  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/748210.15628/holos.2020.7482HOLOS; v. 7 (2022)1807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7482/3604Copyright (c) 2020 HOLOShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWeber, Daniela GuseVentura, Lidnei2023-03-20T11:29:02Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/7482Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-03-20T11:29:02Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv TEORIA E PRÁTICA NA VISÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DO PNAIC
title TEORIA E PRÁTICA NA VISÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DO PNAIC
spellingShingle TEORIA E PRÁTICA NA VISÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DO PNAIC
Weber, Daniela Guse
Formação continuada
alfabetização matemática
anos iniciais
PNAIC
title_short TEORIA E PRÁTICA NA VISÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DO PNAIC
title_full TEORIA E PRÁTICA NA VISÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DO PNAIC
title_fullStr TEORIA E PRÁTICA NA VISÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DO PNAIC
title_full_unstemmed TEORIA E PRÁTICA NA VISÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DO PNAIC
title_sort TEORIA E PRÁTICA NA VISÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DO PNAIC
author Weber, Daniela Guse
author_facet Weber, Daniela Guse
Ventura, Lidnei
author_role author
author2 Ventura, Lidnei
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weber, Daniela Guse
Ventura, Lidnei
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
alfabetização matemática
anos iniciais
PNAIC
topic Formação continuada
alfabetização matemática
anos iniciais
PNAIC
description O presente artigo descreve a pesquisa realizada com professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, que ensinam Matemática no ciclo de alfabetização, e que participaram da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), em 2014. O recorte apresentado neste trabalho tem por objetivo investigar as relações estabelecidas pelos professores entre teoria e prática no processo de formação continuada e as consequentes implicações deste entendimento para a prática docente no processo de alfabetização matemática. Partindo-se da metodologia da Grounded Theory (GT), aplicou-se questionários e entrevistas semiestruturadas com os professores a fim de interpretar os dados de campo de acordo com a GT. Essa fase da pesquisa permitiu perceber que os professores valorizaram diversos aspectos da formação realizada pelo PNAIC, levando-os a refletir sobre sua prática pedagógica. Dentre os aspectos mais relevantes, os professores apontaram o incentivo ao registro das práticas executadas em sala de aula, que leva à reflexão sobre a prática; a maior segurança e legitimidade em propor práticas matemáticas em função da apropriação de conteúdos matemáticos contemplados na formação, desmistificando suas relações com o conhecimento matemático; e a valorização do potencial pedagógico do planejamento de atividades lúdicas e materiais manipuláveis na educação matemática.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7482
10.15628/holos.2020.7482
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7482
identifier_str_mv 10.15628/holos.2020.7482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7482/3604
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 7 (2022)
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951615523192832