Tecnologias digitais e trabalhos em grupo: relações produzidas por estudantes de licenciatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3794 |
Resumo: | Fruto de uma pesquisa desenvolvida entre o biênio de 2017 e 2019, este artigo propõe apresentar as perspectivas de licenciandos de uma Universidade Federal mineira acerca da utilização de tecnologias digitais associadas à metodologia de trabalhos em grupo. Embasada na pesquisa qualitativa, para a produção de dados utilizou-se questionários fechados e entrevistas semiestruturadas. Partindo da perspectiva de que quaisquer tecnologias são produto humano e de que, a cultura e a sociedade são condicionadas por elas, reflete-se sobre os usos das tecnologias digitais no campo educacional quando associadas aos trabalhos em grupo – prática relacionada às demandas contemporâneas. Os resultados apontaram o cenário contemporâneo delineado pela coexistência de diferentes tipos de tecnologias, no qual emerge outra forma interação proveniente dos usos das tecnologias digitais, todavia, seus usos, assim como a metodologia de trabalhos em grupo cercam-se de limites e possibilidades que precisam ser analisados. |
id |
UEMG-2_f8b240d3fb6d670162185271695ebd6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3794 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias digitais e trabalhos em grupo: relações produzidas por estudantes de licenciaturaFormação inicial docentetecnologias na educaçãocooperaçãocolaboração.Fruto de uma pesquisa desenvolvida entre o biênio de 2017 e 2019, este artigo propõe apresentar as perspectivas de licenciandos de uma Universidade Federal mineira acerca da utilização de tecnologias digitais associadas à metodologia de trabalhos em grupo. Embasada na pesquisa qualitativa, para a produção de dados utilizou-se questionários fechados e entrevistas semiestruturadas. Partindo da perspectiva de que quaisquer tecnologias são produto humano e de que, a cultura e a sociedade são condicionadas por elas, reflete-se sobre os usos das tecnologias digitais no campo educacional quando associadas aos trabalhos em grupo – prática relacionada às demandas contemporâneas. Os resultados apontaram o cenário contemporâneo delineado pela coexistência de diferentes tipos de tecnologias, no qual emerge outra forma interação proveniente dos usos das tecnologias digitais, todavia, seus usos, assim como a metodologia de trabalhos em grupo cercam-se de limites e possibilidades que precisam ser analisados.EDUEMG2020-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/379410.24934/eef.v23i40.3794Educação em Foco; Vol. 23 No. 40 (2020): Educação em Foco; 45-67Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 40 (2020): Educação em Foco; 45-67Educação em Foco; v. 23 n. 40 (2020): Educação em Foco; 45-672317-00931519-332210.24934/eef.v23i40reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3794/2847Copyright (c) 2020 Mariana Aparecida Toledo Lima, Silvana Claudia Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Mariana Aparecida ToledoSantos, Silvana Claudia2020-12-14T22:22:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3794Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-14T22:22:37Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias digitais e trabalhos em grupo: relações produzidas por estudantes de licenciatura |
title |
Tecnologias digitais e trabalhos em grupo: relações produzidas por estudantes de licenciatura |
spellingShingle |
Tecnologias digitais e trabalhos em grupo: relações produzidas por estudantes de licenciatura Lima, Mariana Aparecida Toledo Formação inicial docente tecnologias na educação cooperação colaboração. |
title_short |
Tecnologias digitais e trabalhos em grupo: relações produzidas por estudantes de licenciatura |
title_full |
Tecnologias digitais e trabalhos em grupo: relações produzidas por estudantes de licenciatura |
title_fullStr |
Tecnologias digitais e trabalhos em grupo: relações produzidas por estudantes de licenciatura |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais e trabalhos em grupo: relações produzidas por estudantes de licenciatura |
title_sort |
Tecnologias digitais e trabalhos em grupo: relações produzidas por estudantes de licenciatura |
author |
Lima, Mariana Aparecida Toledo |
author_facet |
Lima, Mariana Aparecida Toledo Santos, Silvana Claudia |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Silvana Claudia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Mariana Aparecida Toledo Santos, Silvana Claudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial docente tecnologias na educação cooperação colaboração. |
topic |
Formação inicial docente tecnologias na educação cooperação colaboração. |
description |
Fruto de uma pesquisa desenvolvida entre o biênio de 2017 e 2019, este artigo propõe apresentar as perspectivas de licenciandos de uma Universidade Federal mineira acerca da utilização de tecnologias digitais associadas à metodologia de trabalhos em grupo. Embasada na pesquisa qualitativa, para a produção de dados utilizou-se questionários fechados e entrevistas semiestruturadas. Partindo da perspectiva de que quaisquer tecnologias são produto humano e de que, a cultura e a sociedade são condicionadas por elas, reflete-se sobre os usos das tecnologias digitais no campo educacional quando associadas aos trabalhos em grupo – prática relacionada às demandas contemporâneas. Os resultados apontaram o cenário contemporâneo delineado pela coexistência de diferentes tipos de tecnologias, no qual emerge outra forma interação proveniente dos usos das tecnologias digitais, todavia, seus usos, assim como a metodologia de trabalhos em grupo cercam-se de limites e possibilidades que precisam ser analisados. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3794 10.24934/eef.v23i40.3794 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3794 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v23i40.3794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3794/2847 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Mariana Aparecida Toledo Lima, Silvana Claudia Santos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Mariana Aparecida Toledo Lima, Silvana Claudia Santos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 23 No. 40 (2020): Educação em Foco; 45-67 Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 40 (2020): Educação em Foco; 45-67 Educação em Foco; v. 23 n. 40 (2020): Educação em Foco; 45-67 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v23i40 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469800988672 |