Tecnologias digitais e trabalhos em grupo: relações produzidas por estudantes de licenciatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Mariana Aparecida Toledo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Silvana Claudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3794
Resumo: Fruto de uma pesquisa desenvolvida entre o biênio de 2017 e 2019, este artigo propõe apresentar as perspectivas de licenciandos de uma Universidade Federal mineira acerca da utilização de tecnologias digitais associadas à metodologia de trabalhos em grupo. Embasada na pesquisa qualitativa, para a produção de dados utilizou-se questionários fechados e entrevistas semiestruturadas. Partindo da perspectiva de que quaisquer tecnologias são produto humano e de que, a cultura e a sociedade são condicionadas por elas, reflete-se sobre os usos das tecnologias digitais no campo educacional quando associadas aos trabalhos em grupo – prática relacionada às demandas contemporâneas. Os resultados apontaram o cenário contemporâneo delineado pela coexistência de diferentes tipos de tecnologias, no qual emerge outra forma interação proveniente dos usos das tecnologias digitais, todavia, seus usos, assim como a metodologia de trabalhos em grupo cercam-se de limites e possibilidades que precisam ser analisados.
id UEMG-2_f8b240d3fb6d670162185271695ebd6e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3794
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Tecnologias digitais e trabalhos em grupo: relações produzidas por estudantes de licenciaturaFormação inicial docentetecnologias na educaçãocooperaçãocolaboração.Fruto de uma pesquisa desenvolvida entre o biênio de 2017 e 2019, este artigo propõe apresentar as perspectivas de licenciandos de uma Universidade Federal mineira acerca da utilização de tecnologias digitais associadas à metodologia de trabalhos em grupo. Embasada na pesquisa qualitativa, para a produção de dados utilizou-se questionários fechados e entrevistas semiestruturadas. Partindo da perspectiva de que quaisquer tecnologias são produto humano e de que, a cultura e a sociedade são condicionadas por elas, reflete-se sobre os usos das tecnologias digitais no campo educacional quando associadas aos trabalhos em grupo – prática relacionada às demandas contemporâneas. Os resultados apontaram o cenário contemporâneo delineado pela coexistência de diferentes tipos de tecnologias, no qual emerge outra forma interação proveniente dos usos das tecnologias digitais, todavia, seus usos, assim como a metodologia de trabalhos em grupo cercam-se de limites e possibilidades que precisam ser analisados.EDUEMG2020-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/379410.24934/eef.v23i40.3794Educação em Foco; Vol. 23 No. 40 (2020): Educação em Foco; 45-67Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 40 (2020): Educação em Foco; 45-67Educação em Foco; v. 23 n. 40 (2020): Educação em Foco; 45-672317-00931519-332210.24934/eef.v23i40reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3794/2847Copyright (c) 2020 Mariana Aparecida Toledo Lima, Silvana Claudia Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Mariana Aparecida ToledoSantos, Silvana Claudia2020-12-14T22:22:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3794Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-14T22:22:37Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais e trabalhos em grupo: relações produzidas por estudantes de licenciatura
title Tecnologias digitais e trabalhos em grupo: relações produzidas por estudantes de licenciatura
spellingShingle Tecnologias digitais e trabalhos em grupo: relações produzidas por estudantes de licenciatura
Lima, Mariana Aparecida Toledo
Formação inicial docente
tecnologias na educação
cooperação
colaboração.
title_short Tecnologias digitais e trabalhos em grupo: relações produzidas por estudantes de licenciatura
title_full Tecnologias digitais e trabalhos em grupo: relações produzidas por estudantes de licenciatura
title_fullStr Tecnologias digitais e trabalhos em grupo: relações produzidas por estudantes de licenciatura
title_full_unstemmed Tecnologias digitais e trabalhos em grupo: relações produzidas por estudantes de licenciatura
title_sort Tecnologias digitais e trabalhos em grupo: relações produzidas por estudantes de licenciatura
author Lima, Mariana Aparecida Toledo
author_facet Lima, Mariana Aparecida Toledo
Santos, Silvana Claudia
author_role author
author2 Santos, Silvana Claudia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Mariana Aparecida Toledo
Santos, Silvana Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial docente
tecnologias na educação
cooperação
colaboração.
topic Formação inicial docente
tecnologias na educação
cooperação
colaboração.
description Fruto de uma pesquisa desenvolvida entre o biênio de 2017 e 2019, este artigo propõe apresentar as perspectivas de licenciandos de uma Universidade Federal mineira acerca da utilização de tecnologias digitais associadas à metodologia de trabalhos em grupo. Embasada na pesquisa qualitativa, para a produção de dados utilizou-se questionários fechados e entrevistas semiestruturadas. Partindo da perspectiva de que quaisquer tecnologias são produto humano e de que, a cultura e a sociedade são condicionadas por elas, reflete-se sobre os usos das tecnologias digitais no campo educacional quando associadas aos trabalhos em grupo – prática relacionada às demandas contemporâneas. Os resultados apontaram o cenário contemporâneo delineado pela coexistência de diferentes tipos de tecnologias, no qual emerge outra forma interação proveniente dos usos das tecnologias digitais, todavia, seus usos, assim como a metodologia de trabalhos em grupo cercam-se de limites e possibilidades que precisam ser analisados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3794
10.24934/eef.v23i40.3794
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3794
identifier_str_mv 10.24934/eef.v23i40.3794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/3794/2847
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Mariana Aparecida Toledo Lima, Silvana Claudia Santos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Mariana Aparecida Toledo Lima, Silvana Claudia Santos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 23 No. 40 (2020): Educação em Foco; 45-67
Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 40 (2020): Educação em Foco; 45-67
Educação em Foco; v. 23 n. 40 (2020): Educação em Foco; 45-67
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v23i40
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469800988672