Tecnologias digitais na formação inicial docente: articulações e reflexões com uso de redes sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640946 |
Resumo: | Este trabalho discute o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na prática docente, no sentido de que estas estejam presentes desde a formação inicial, a partir de experiências que promovam a reflexão e práticas futuras. As discussões aqui apresentadas são fruto de uma dissertação de mestrado em Educação da Universidade Federal de Sergipe e tem por objetivo discutir a importância do uso efetivo das tecnologias na formação inicial docente como exercício da práxis, a fim de oportunizar aos futuros professores experiências que os motivem e os preparem para um uso efetivo. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou por método a Pesquisa-formação para o desenvolvimento de uma prática em que as tecnologias foram inseridas no cotidiano de uma disciplina da graduação, utilizando uma rede social como ambiente de aprendizagem. Os resultados evidenciam a urgência de metodologias e práticas que utilizem as tecnologias nas universidades, a fim de preparar os futuros docentes para as exigências da profissão na contemporaneidade. |
id |
UNICAMP-19_b8f39d07155eb516477808b87ebd30da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8640946 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias digitais na formação inicial docente: articulações e reflexões com uso de redes sociaisTecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Formação Inicial Docente. Redes Sociais. Facebook.Tecnologia educacional. Formação inicial docente. Tecnologia digitalEste trabalho discute o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na prática docente, no sentido de que estas estejam presentes desde a formação inicial, a partir de experiências que promovam a reflexão e práticas futuras. As discussões aqui apresentadas são fruto de uma dissertação de mestrado em Educação da Universidade Federal de Sergipe e tem por objetivo discutir a importância do uso efetivo das tecnologias na formação inicial docente como exercício da práxis, a fim de oportunizar aos futuros professores experiências que os motivem e os preparem para um uso efetivo. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou por método a Pesquisa-formação para o desenvolvimento de uma prática em que as tecnologias foram inseridas no cotidiano de uma disciplina da graduação, utilizando uma rede social como ambiente de aprendizagem. Os resultados evidenciam a urgência de metodologias e práticas que utilizem as tecnologias nas universidades, a fim de preparar os futuros docentes para as exigências da profissão na contemporaneidade.Universidade Estadual de Campinas2016-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864094610.20396/etd.v18i2.8640946ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 418-436ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 418-436ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 418-4361676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640946/13324Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves Novais Souza, AdrianaNou Schneider, Henrique2016-10-08T10:51:38Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8640946Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:16.432422ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias digitais na formação inicial docente: articulações e reflexões com uso de redes sociais |
title |
Tecnologias digitais na formação inicial docente: articulações e reflexões com uso de redes sociais |
spellingShingle |
Tecnologias digitais na formação inicial docente: articulações e reflexões com uso de redes sociais Alves Novais Souza, Adriana Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Formação Inicial Docente. Redes Sociais. Facebook. Tecnologia educacional. Formação inicial docente. Tecnologia digital |
title_short |
Tecnologias digitais na formação inicial docente: articulações e reflexões com uso de redes sociais |
title_full |
Tecnologias digitais na formação inicial docente: articulações e reflexões com uso de redes sociais |
title_fullStr |
Tecnologias digitais na formação inicial docente: articulações e reflexões com uso de redes sociais |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais na formação inicial docente: articulações e reflexões com uso de redes sociais |
title_sort |
Tecnologias digitais na formação inicial docente: articulações e reflexões com uso de redes sociais |
author |
Alves Novais Souza, Adriana |
author_facet |
Alves Novais Souza, Adriana Nou Schneider, Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Nou Schneider, Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves Novais Souza, Adriana Nou Schneider, Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Formação Inicial Docente. Redes Sociais. Facebook. Tecnologia educacional. Formação inicial docente. Tecnologia digital |
topic |
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Formação Inicial Docente. Redes Sociais. Facebook. Tecnologia educacional. Formação inicial docente. Tecnologia digital |
description |
Este trabalho discute o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na prática docente, no sentido de que estas estejam presentes desde a formação inicial, a partir de experiências que promovam a reflexão e práticas futuras. As discussões aqui apresentadas são fruto de uma dissertação de mestrado em Educação da Universidade Federal de Sergipe e tem por objetivo discutir a importância do uso efetivo das tecnologias na formação inicial docente como exercício da práxis, a fim de oportunizar aos futuros professores experiências que os motivem e os preparem para um uso efetivo. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou por método a Pesquisa-formação para o desenvolvimento de uma prática em que as tecnologias foram inseridas no cotidiano de uma disciplina da graduação, utilizando uma rede social como ambiente de aprendizagem. Os resultados evidenciam a urgência de metodologias e práticas que utilizem as tecnologias nas universidades, a fim de preparar os futuros docentes para as exigências da profissão na contemporaneidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640946 10.20396/etd.v18i2.8640946 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640946 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v18i2.8640946 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640946/13324 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 418-436 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 418-436 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 418-436 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653376520192 |