Tecnologias digitais na formação inicial docente: articulações e reflexões com uso de redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves Novais Souza, Adriana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nou Schneider, Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640946
Resumo: Este trabalho discute o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na prática docente, no sentido de que estas estejam presentes desde a formação inicial, a partir de experiências que promovam a reflexão e práticas futuras. As discussões aqui apresentadas são fruto de uma dissertação de mestrado em Educação da Universidade Federal de Sergipe e tem por objetivo discutir a importância do uso efetivo das tecnologias na formação inicial docente como exercício da práxis, a fim de oportunizar aos futuros professores experiências que os motivem e os preparem para um uso efetivo. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou por método a Pesquisa-formação para o desenvolvimento de uma prática em que as tecnologias foram inseridas no cotidiano de uma disciplina da graduação, utilizando uma rede social como ambiente de aprendizagem. Os resultados evidenciam a urgência de metodologias e práticas que utilizem as tecnologias nas universidades, a fim de preparar os futuros docentes para as exigências da profissão na contemporaneidade.
id UNICAMP-19_b8f39d07155eb516477808b87ebd30da
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8640946
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Tecnologias digitais na formação inicial docente: articulações e reflexões com uso de redes sociaisTecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Formação Inicial Docente. Redes Sociais. Facebook.Tecnologia educacional. Formação inicial docente. Tecnologia digitalEste trabalho discute o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na prática docente, no sentido de que estas estejam presentes desde a formação inicial, a partir de experiências que promovam a reflexão e práticas futuras. As discussões aqui apresentadas são fruto de uma dissertação de mestrado em Educação da Universidade Federal de Sergipe e tem por objetivo discutir a importância do uso efetivo das tecnologias na formação inicial docente como exercício da práxis, a fim de oportunizar aos futuros professores experiências que os motivem e os preparem para um uso efetivo. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou por método a Pesquisa-formação para o desenvolvimento de uma prática em que as tecnologias foram inseridas no cotidiano de uma disciplina da graduação, utilizando uma rede social como ambiente de aprendizagem. Os resultados evidenciam a urgência de metodologias e práticas que utilizem as tecnologias nas universidades, a fim de preparar os futuros docentes para as exigências da profissão na contemporaneidade.Universidade Estadual de Campinas2016-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864094610.20396/etd.v18i2.8640946ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 418-436ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 418-436ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 418-4361676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640946/13324Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves Novais Souza, AdrianaNou Schneider, Henrique2016-10-08T10:51:38Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8640946Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:16.432422ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais na formação inicial docente: articulações e reflexões com uso de redes sociais
title Tecnologias digitais na formação inicial docente: articulações e reflexões com uso de redes sociais
spellingShingle Tecnologias digitais na formação inicial docente: articulações e reflexões com uso de redes sociais
Alves Novais Souza, Adriana
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Formação Inicial Docente. Redes Sociais. Facebook.
Tecnologia educacional. Formação inicial docente. Tecnologia digital
title_short Tecnologias digitais na formação inicial docente: articulações e reflexões com uso de redes sociais
title_full Tecnologias digitais na formação inicial docente: articulações e reflexões com uso de redes sociais
title_fullStr Tecnologias digitais na formação inicial docente: articulações e reflexões com uso de redes sociais
title_full_unstemmed Tecnologias digitais na formação inicial docente: articulações e reflexões com uso de redes sociais
title_sort Tecnologias digitais na formação inicial docente: articulações e reflexões com uso de redes sociais
author Alves Novais Souza, Adriana
author_facet Alves Novais Souza, Adriana
Nou Schneider, Henrique
author_role author
author2 Nou Schneider, Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves Novais Souza, Adriana
Nou Schneider, Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Formação Inicial Docente. Redes Sociais. Facebook.
Tecnologia educacional. Formação inicial docente. Tecnologia digital
topic Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Formação Inicial Docente. Redes Sociais. Facebook.
Tecnologia educacional. Formação inicial docente. Tecnologia digital
description Este trabalho discute o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na prática docente, no sentido de que estas estejam presentes desde a formação inicial, a partir de experiências que promovam a reflexão e práticas futuras. As discussões aqui apresentadas são fruto de uma dissertação de mestrado em Educação da Universidade Federal de Sergipe e tem por objetivo discutir a importância do uso efetivo das tecnologias na formação inicial docente como exercício da práxis, a fim de oportunizar aos futuros professores experiências que os motivem e os preparem para um uso efetivo. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou por método a Pesquisa-formação para o desenvolvimento de uma prática em que as tecnologias foram inseridas no cotidiano de uma disciplina da graduação, utilizando uma rede social como ambiente de aprendizagem. Os resultados evidenciam a urgência de metodologias e práticas que utilizem as tecnologias nas universidades, a fim de preparar os futuros docentes para as exigências da profissão na contemporaneidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640946
10.20396/etd.v18i2.8640946
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640946
identifier_str_mv 10.20396/etd.v18i2.8640946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8640946/13324
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 418-436
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 418-436
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 418-436
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653376520192