Ensino de História da África e Saberes Docentes: problemáticas e desafios no chão da sala de aula / Teaching African History and knowledge teachers: problems and challenges on the floor of the classromm
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1737 |
Resumo: | Neste artigo analisamos como tem se dado a constituição dos saberes dos professores de História no que concerne à temática africana. Para consecução dos objetivos propostos, utilizamos o recurso metodológico da História Oral Temática. Além da fonte oral, apoiamo-nos em documentos elaborados pelo MEC referentes à formação de professores e, em particular, aos professores de História, bem como em documentos referentes à educação para relações étnico-raciais. Constatamos que os professores de História, sujeitos da pesquisa, possuem diversos saberes sobre a temática africana, forjados ao longo de suas formações em vários espaços formativos, tais saberes, apesar de possuírem lacunas, encontram-se na maioria das vezes de acordo com as novas tendências historiográficas sobre a temática em questão, no entanto, na prática, a África e sua história ainda são abordadas de forma pontual no cotidiano escolar. |
id |
UEMG-2_fb2b5fe56c4c114c7f42d7605f6070a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1737 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de História da África e Saberes Docentes: problemáticas e desafios no chão da sala de aula / Teaching African History and knowledge teachers: problems and challenges on the floor of the classrommEnsino de História da ÁfricaSaberes docentesFormação de professoresNeste artigo analisamos como tem se dado a constituição dos saberes dos professores de História no que concerne à temática africana. Para consecução dos objetivos propostos, utilizamos o recurso metodológico da História Oral Temática. Além da fonte oral, apoiamo-nos em documentos elaborados pelo MEC referentes à formação de professores e, em particular, aos professores de História, bem como em documentos referentes à educação para relações étnico-raciais. Constatamos que os professores de História, sujeitos da pesquisa, possuem diversos saberes sobre a temática africana, forjados ao longo de suas formações em vários espaços formativos, tais saberes, apesar de possuírem lacunas, encontram-se na maioria das vezes de acordo com as novas tendências historiográficas sobre a temática em questão, no entanto, na prática, a África e sua história ainda são abordadas de forma pontual no cotidiano escolar.EDUEMG2018-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/173710.24934/eef.v21i35.1737Educação em Foco; Vol. 21 No. 35 (2018): Educação em Foco; 201-220Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 35 (2018): Educação em Foco; 201-220Educação em Foco; v. 21 n. 35 (2018): Educação em Foco; 201-2202317-00931519-332210.24934/eef.v21i35reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1737/1924Copyright (c) 2018 Sônia Maria Soares de oliveira, Fátima Maria Leitão Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares de oliveira, Sônia MariaLeitão Araújo, Fátima Maria2018-12-18T23:18:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1737Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2018-12-18T23:18:58Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de História da África e Saberes Docentes: problemáticas e desafios no chão da sala de aula / Teaching African History and knowledge teachers: problems and challenges on the floor of the classromm |
title |
Ensino de História da África e Saberes Docentes: problemáticas e desafios no chão da sala de aula / Teaching African History and knowledge teachers: problems and challenges on the floor of the classromm |
spellingShingle |
Ensino de História da África e Saberes Docentes: problemáticas e desafios no chão da sala de aula / Teaching African History and knowledge teachers: problems and challenges on the floor of the classromm Soares de oliveira, Sônia Maria Ensino de História da África Saberes docentes Formação de professores |
title_short |
Ensino de História da África e Saberes Docentes: problemáticas e desafios no chão da sala de aula / Teaching African History and knowledge teachers: problems and challenges on the floor of the classromm |
title_full |
Ensino de História da África e Saberes Docentes: problemáticas e desafios no chão da sala de aula / Teaching African History and knowledge teachers: problems and challenges on the floor of the classromm |
title_fullStr |
Ensino de História da África e Saberes Docentes: problemáticas e desafios no chão da sala de aula / Teaching African History and knowledge teachers: problems and challenges on the floor of the classromm |
title_full_unstemmed |
Ensino de História da África e Saberes Docentes: problemáticas e desafios no chão da sala de aula / Teaching African History and knowledge teachers: problems and challenges on the floor of the classromm |
title_sort |
Ensino de História da África e Saberes Docentes: problemáticas e desafios no chão da sala de aula / Teaching African History and knowledge teachers: problems and challenges on the floor of the classromm |
author |
Soares de oliveira, Sônia Maria |
author_facet |
Soares de oliveira, Sônia Maria Leitão Araújo, Fátima Maria |
author_role |
author |
author2 |
Leitão Araújo, Fátima Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares de oliveira, Sônia Maria Leitão Araújo, Fátima Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História da África Saberes docentes Formação de professores |
topic |
Ensino de História da África Saberes docentes Formação de professores |
description |
Neste artigo analisamos como tem se dado a constituição dos saberes dos professores de História no que concerne à temática africana. Para consecução dos objetivos propostos, utilizamos o recurso metodológico da História Oral Temática. Além da fonte oral, apoiamo-nos em documentos elaborados pelo MEC referentes à formação de professores e, em particular, aos professores de História, bem como em documentos referentes à educação para relações étnico-raciais. Constatamos que os professores de História, sujeitos da pesquisa, possuem diversos saberes sobre a temática africana, forjados ao longo de suas formações em vários espaços formativos, tais saberes, apesar de possuírem lacunas, encontram-se na maioria das vezes de acordo com as novas tendências historiográficas sobre a temática em questão, no entanto, na prática, a África e sua história ainda são abordadas de forma pontual no cotidiano escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1737 10.24934/eef.v21i35.1737 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1737 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v21i35.1737 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1737/1924 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Sônia Maria Soares de oliveira, Fátima Maria Leitão Araújo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Sônia Maria Soares de oliveira, Fátima Maria Leitão Araújo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 21 No. 35 (2018): Educação em Foco; 201-220 Educação em Foco; Vol. 21 Núm. 35 (2018): Educação em Foco; 201-220 Educação em Foco; v. 21 n. 35 (2018): Educação em Foco; 201-220 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v21i35 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469300817920 |